Insuficiência Cardíaca e Transplante Cardíaco

No dia 05 de agosto de 2023 o apresentador Fausto Silva foi internado no hospital Albert Einstein com insuficiência cardíaca, o quadro foi tão grave que houve a necessidade de ser realizado um transplante de coração

Mas afinal de contas, o que é insuficiência cardíaca? Quais os sintomas? Tem como evitar? Como funciona o transplante de coração?

Olá pessoal, meu nome é Diogo Kalil, sou médico cardiologista e minha missão é te ajudar a ter uma saúde do coração melhor e hoje você vai aprender tudo sobre a insuficiência cardíaca, ou como também é conhecida, a doença do coração fraco

O QUE É INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

A insuficiência cardíaca é uma condição médica em que o coração não consegue bombear sangue suficiente para atender às necessidades do corpo.

Isso ocorre quando o coração perde sua capacidade de efetuar contrações fortes o bastante para impulsionar o sangue para os órgãos e tecidos, ou quando ele não consegue relaxar adequadamente para permitir o enchimento adequado das câmaras cardíacas com sangue.

É uma das principais causas de mortalidade e morbidade no mundo, e está associada ao alto uso de recursos e custos com saúde. No Brasil, a prevalência de insuficiência cardíaca é de aproximadamente 2 milhões de pacientes, e sua incidência é de aproximadamente 240.000 novos casos por ano.

A insuficiência cardíaca pode resultar de várias condições subjacentes que afetam a saúde do coração, como doença coronariana, hipertensão arterial, doenças das válvulas cardíacas, cardiomiopatias, que são doenças que afetam a musculatura do coração e outras condições cardíacas.

Ela pode afetar tanto o lado esquerdo, como o lado direito ou ambos os lados do coração.

QUAIS OS SINTOMAS DO CORAÇÃO FRACO?

Os sintomas da insuficiência cardíaca podem variar de pessoa para pessoa e dependem da gravidade da condição e podem se desenvolver gradualmente ao longo do tempo à medida que a função cardíaca diminui.

Os sintomas mais comuns da insuficiência cardíaca incluem falta de ar, fadiga, inchaço nas pernas e tornozelos devido ao acúmulo de fluidos, tosse persistente, ganho de peso súbito, devido ao acúmulos de líquido, batimentos cardíacos irregulares como arritmias e palpitações e fraqueza geral.

Lembrando que esses sintomas, como falta de ar e fadiga, podem ocorrer durante atividades físicas leves ou mesmo em repouso. A pessoa pode sentir dificuldade em respirar, sensação de sufocamento ou incapacidade de respirar profundamente.

Além desses sintomas, a pessoa que sofre com insuficiência cardíaca pode ter dificuldades para dormir devido ao cansaço e pode afetar também o sistema digestivo diminuindo o apetite do paciente.

Em casos mais sérios, pode ocorrer falta de oxigenação no cérebro, podendo levar a problemas de memória, dificuldade de concentração e confusão.

COMO É REALIZADO O DIAGNÓSTICO?

O diagnóstico é feito com base na avaliação clínica e histórico médico do paciente, sendo avaliados os sintomas, histórico pessoal e familiar e fatores de risco.

Também é feito o exame físico para identificação de sinais de insuficiência cardíaca, no qual serão buscados sinais como inchaço nas pernas e tornozelos, além disso o médico realiza a ausculta cardíaca para detectar sopros ou ritmos irregulares e são procurados outros sinais físicos que podem indicar a presença da condição.

Além disso, podem ser solicitados exames de imagem, como o ecocardiograma. para avaliar a estrutura e a função do coração. Ele fornece imagens em tempo real das câmaras cardíacas, válvulas e fluxo sanguíneo, permitindo que os médicos identifiquem anormalidades no tamanho e na função do coração, bem como problemas nas válvulas cardíacas.

COMO É REALIZADO O TRATAMENTO?

O tratamento da insuficiência cardíaca visa melhorar a função cardíaca, aliviar os sintomas e prevenir complicações.

Isso geralmente envolve mudanças no estilo de vida, como dieta e exercícios regulares, além do uso de medicamentos para controlar a pressão arterial, reduzir a carga de trabalho do coração e melhorar a função cardíaca.

Em casos mais graves, podem ser necessários dispositivos médicos como marcapassos ou desfibriladores, ou até mesmo transplante cardíaco em situações extremas, como aconteceu com o apresentador Fausto Silva.

É importante que pessoas com suspeita de insuficiência cardíaca ou com diagnóstico confirmado sigam rigorosamente as orientações médicas e adotem um estilo de vida saudável que é uma das formas de tratamento.

As outras formas são através de medicamentos, dispositivos médicos como marcapasso, cirurgia e reabilitação cardíaca através de exercícios supervisionados.

COMO FUNCIONA UM TRANSPLANTE DO CORAÇÃO

Antes de te falar, se esse conteúdo está sendo útil para você, deixa agora o seu like para ajudar o nosso canal.

Um transplante de coração é um procedimento cirúrgico complexo no qual um coração doado substitui o coração do paciente que está sofrendo de insuficiência cardíaca avançada ou de outra condição cardíaca grave.

O objetivo do transplante é melhorar a qualidade de vida e a expectativa de vida do paciente, proporcionando um coração saudável e funcional.

De maneira geral, para fazer o transplante do coração primeiro é feito uma seleção do paciente, para ver se realmente ele precisa ou se está apto para o procedimento.

A partir daí, esse paciente vai para uma lista de espera, que atualmente conta com mais de 300 pessoas, segundo informações do Sistema Nacional de Transplantes , SNT.

Embora o número de pacientes aguardando por um transplante de coração não seja tão alto quanto para outros órgãos, o tempo de espera pode chegar a 18 meses e muitos acabam falecendo enquanto aguardam.

Quando é localizado um doador compatível, são realizadas as preparações para a cirurgia e ela é realizada, após isso basta fazer o monitoramento pós-cirúrgico na UTI, unidade de terapia intensiva.

Para prevenir a rejeição do novo coração pelo sistema imunológico do paciente, medicamentos imunossupressores são prescritos. Esses medicamentos ajudam a suprimir a resposta imunológica, permitindo que o corpo aceite o novo órgão.

Após a recuperação inicial, o paciente entra em um programa de reabilitação cardíaca para recuperar a força e a resistência.

COMO EVITAR TER UM CORAÇÃO FRACO?

Para evitar a insuficiência cardíaca, você deve adotar um estilo de vida saudável, com uma boa alimentação, controle de peso, atividades físicas regulares, evitar tabaco e álcool caso você tenha esse hábito, evite estresse e principalmente, faça checkups regulares com o seu médico cardiologista.

Inclusive, caso você queira fazer uma consulta presencial em Brasília ou online, vou deixar o meu contato na descrição para você fazer o agendamento.

Agora, para continuar aprendendo sobre saúde do coração e saúde no geral, clica aqui ao lado para ver este vídeo

Te vejo no próximo conteúdo, grande abraço, até mais!