Search
Close this search box.

PRESSÃO ALTA SINTOMAS E CAUSAS

PRESSÃO ALTA

E-Book Dieta DASH (Grátis)

Baixe agora mesmo seu exemplar do nosso E-Book Dieta DASH e tenha no seu celular, tablet ou computador um dos maiores guias de saúde para o coração do Brasil!

Você tem pressão alta ou conhece alguém que tem? Sabe quais são os sintomas e as causas? Sabe por que a pressão alta é tão perigosa?

Meu nome é Diogo Kalil, sou médico cardiologista e no vídeo de hoje vamos falar sobre os sintomas da pressão alta, o que causa e vou dar algumas dicas para evitar isso.

A pressão alta afeta aproximadamente 35% dos adultos, e quando pensamos no público com mais idade, esse número sobe para 70% dos idosos sofrem com pressão alta.

Esses dados são preocupantes porque a hipertensão é uma doença silenciosa, não é à toa que ela é conhecida como assassina silenciosa

Então quer dizer que a pressão alta não tem sintomas?

Em 99% dos casos não, os sintomas mais conhecidos da pressão alta na realidade são consequências de uma crise hipertensiva, que é quando a pressão arterial sobe repentinamente

No caso de uma crise hipertensiva, os sintomas mais comuns são tontura, dor de cabeça, falta de ar, enjoo, mal estar, palpitações no peito, em alguns casos até desmaio ou coma.

E como a pressão alta afeta outros órgãos no corpo, como o coração, o rim e o sistema nervoso ela pode influenciar em problemas relacionados a esses órgãos também.

Como arritmias cardíacas, que é quando o coração perde o compasso das batidas, perde o ritmo; insuficiência cardíaca que é o coração fraco, já falamos disso aqui no canal; inchaço, insuficiência renal, problemas na retina, você pode perceber sua visão embaçada e até confusão mental.

Como descobrir se você tem pressão alta?

Como a hipertensão arterial é uma doença silenciosa a maneira mais eficiente de descobrir se você tem pressão alta é fazendo check ups médicos regulares, o ideal é fazer um acompanhamento pelo menos uma vez ao ano.

Inclusive, caso queira minha ajuda com isso, faça o seu agendamento através do contato na descrição, nós atendemos presencial em Brasília e também online através do teleatendimento, vai ser uma satisfação cuidar da saúde do seu coração

Outra coisa a ser feita é aferir sua pressão regularmente em momentos aleatórios, para acompanhar como ela está, se está alta ou normal.

Lembrando que a pressão arterial é considerada alta quando fica igual ou superior a 140 por 90, ou 14 por 9 como é mais popular.

Agora que você já sabe os sintomas e como descobrir se você tem pressão alta, chegou a hora de descobrir o que causa a pressão alta.

Será que é genética? Será que é algum comportamento que desencadeia a hipertensão?

O que causa a pressão alta?

Existem dois tipos de pressão alta, a hipertensão arterial primária ou essencial e a hipertensão arterial secundária.

A hipertensão primária é genética, ou seja, a pessoa já tem predisposição a ter pressão alta.

Isso já nos revela que a pressão alta é sim uma doença hereditária, que pode passar de geração em geração.

Se você tem algum parente próximo com pressão alta, seus pais sofriam com isso, você tem grandes chances de também ter pressão alta.

O que pode acelerar o surgimento da hipertensão são hábitos nocivos a saúde, se você tiver bons hábitos pode retardar e até mesmo evitar a pressão alta.

O outro tipo é a hipertensão secundária, que acontece devido a algum problema de saúde, como por exemplo o estreitamento de uma artéria ou de um grande vaso, como a aorta.

Quem sofre com apneia do sono pode ter pressão alta, quem sofre com problemas no rim, na tireóide, na glândula renal e supra renal também podem desencadear pressão alta.

Medicações como descongestionantes nasais, anti inflamatórios, anticoncepcionais, corticóides e moderadores de apetites também podem desencadear pressão alta. E até mesmo drogas ilícitas.

Existem vários fatores que podem causar hipertensão arterial, porém não tem como diagnosticar com certeza o motivo que causou.

Porém, apesar de não ter certeza do que causou a hipertensão, existem grupos de risco que tem mais chances de desenvolver essa doença e pertencer a um desses grupos serve como alerta de cuidado.

Pessoas que são filhos de hipertensos como já vimos, tem uma chance aumentada de ter pressão alta, pessoas com idade avançada, quem consome muito álcool ou fuma também tem mais chances 

Consumir muito sal de cozinha, não praticar atividades físicas e ser sedentário, bem como se estressar bastante no dia a dia influencia a pressão subir

E pessoas que são diabéticas também tem uma predisposição natural para a pressão alta.

Se você está em um desses grupos de risco é importante fazer acompanhamento médico regular para monitorar a sua saúde e a saúde do seu coração.

E claro, mudar os seus hábitos, diminuir a quantidade de sódio ingerida, praticar atividade física, parar de beber e fumar e começar a ter uma vida mais saudável no geral vai ajudar bastante a controlar a sua pressão arterial.

Quando falamos em vida mais saudável, um dos pilares é a alimentação, por isso, você tem que descobrir os 5 alimentos para baixar a pressão alta naturalmente.

Perfil do Dr. Diogo Kalil no Linkedin: https://www.linkedin.com/in/diogo-kalil/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de Ajuda?

Marque sua consulta!

Fale no WhatsApp

Matérias relacionadas

COLESTEROL ALTO
colesterol
COLESTEROL ALTO: CAUSAS E SINTOMAS

Olá pessoal, meu nome é Diogo Kalil, sou médico cardiologista e nesse post de hoje vamos falar das causas e sintomas do colesterol alto Se

PRESSÃO ALTA EMOCIONAL
Pressão arterial
PRESSÃO ALTA EMOCIONAL

Como tratar a pressão alta emocional? Será que precisa de medicamentos? Meu nome é Diogo Kalil, sou médico cardiologista e fica até o final para