Search
Close this search box.

Pressão Alta por Ansiedade o que Fazer?

Pressão Alta por Ansiedade

E-Book Dieta DASH (Grátis)

Baixe agora mesmo seu exemplar do nosso E-Book Dieta DASH e tenha no seu celular, tablet ou computador um dos maiores guias de saúde para o coração do Brasil!

Você sofre com pressão alta e tem medo do que isso pode causar na sua vida?

Você é uma pessoa ansiosa, que tem medo do futuro, vive com excessos de preocupações e por esse motivo a sua pressão está alta?

Eu me chamo Diogo Kalil, sou médico cardiologista e no post de hoje vamos falar da relação entre ansiedade e pressão alta.

Você vai descobrir se é perigoso a pressão subir em crises de ansiedade, por que isso acontece e o que fazer quando a pressão sobe devido a ansiedade.

Se você conhece alguém que sofra com ansiedade compartilha agora esse post com essa pessoa e ajude a fazer o bem.

É normal a pressão arterial aumentar em crises de ansiedade? Por que isso acontece?

Para responder essa pergunta precisamos entender o que é a ansiedade e o que ela faz com o seu corpo.

A ansiedade é uma resposta natural do corpo humano a situações adversas, ou seja, sempre que o corpo se depara com alguma situação e interpreta ela como sendo perigosa para sua vida, ele vai liberar substâncias no seu organismos que vão te deixar ansioso.

Mas o contrário do que muitos pensam, a ansiedade não é ruim, muito pelo contrário, ela é saudável e serve como mecanismo de proteção da espécie.

Imagina que você está andando em uma rua esquisita de madrugada e ouve uma moto lá no fundo, imediatamente você vai sentir palpitações no seu coração, suor frio, ansiedade, medo do que está por vir.

Com essas informações, o seu corpo entende que você está em perigo e vai te preparar para reagir da melhor maneira com objetivo de te preservar, vai entrar um mecanismo de luta ou fuga.

Para isso ele vai liberar muita adrenalina e cortisol no seu corpo, seus músculos vão se contrair, seu coração vai bombear mais rápido para aumentar o fluxo sanguíneo e levar sangue para os músculos para você ter mais força, mais agilidade, mais tempo de reação e no final das contas, ser capaz de sair vivo dessa situação.

É assim que seu corpo funciona!

Isso é totalmente saudável e foi isso que fez com que a humanidade chegasse até aqui, o problema é que hoje em dia as pessoas entram nesse estado de luta ou fuga por coisas que não representam grande perigo.

Você pode se sentir ansioso em ir ao médico, ou pode estar ansioso com as contas para pagar, com alguma notícia de um parente próximo, com uma reunião importante que está prestes a acontecer, com uma apresentação em público.

Enfim, eu poderia dar vários exemplos de situações do cotidiano que podem causar ansiedade, mas o que você precisa entender é que sempre que você fica ansioso por qualquer um desses motivos o seu corpo vai se preparar para lutar ou fugir.

Essa preparação vai alterar a química do seu corpo, causando palpitações e aumentando a pressão arterial.

Com isso em mente, é totalmente normal a sua pressão subir em crises de ansiedade, mas não necessariamente quer dizer que você sofre com hipertensão arterial sistêmica

Qual a relação da hipertensão com a ansiedade?

Como vimos, a ansiedade pode sim aumentar a pressão arterial temporariamente, porque o seu corpo vai se preparar para alguma situação potencialmente perigosa.

Porém não quer dizer que você sofre de hipertensão, que já se enquadra em ter uma pressão arterial alta o tempo todo, e neste caso sim, é importante o uso de medicamentos para controlar a pressão alta

Na dúvida, afira sempre a sua pressão em um momento relaxado para saber se realmente está alta ou não.

Pressão alta por ansiedade é perigoso?

No geral não porque o aumento da pressão arterial é temporário, mas um ponto importante é para quem sofre de ansiedade o tempo todo e fica preocupado o tempo todo, isso não é normal, e pode falsear o resultado da sua aferição.

Se você fica o tempo todo ansioso, com preocupações na mente, com medo do amanhã, vivendo no futuro, isso pode deixar o seu corpo tenso o tempo todo, e o modo lutar ou fugir pode estar o tempo todo no seu organismo e pode ser potencialmente prejudicial para a sua saúde.

Nesses casos é interessante fazer uma exame mais detalhado para ter certeza se a sua pressão arterial está alta para ter um diagnóstico preciso se é hipertensão arterial sistêmica ou não.

Um exame muito eficaz é o mapa de 24 horas, no qual é colocado um aparelho monitorando o tempo todo a sua pressão arterial, inclusive durante o sono, que teoricamente é quando o corpo está mais relaxado. Para saber mais sobre esse exame, clica no card acima ou no link da descrição

Agora, vamos falar sobre o tratamento da pressão arterial em ansiosos e como baixar a pressão em crises de ansiedade?

Como tratar a pressão alta causada pela ansiedade?

Você deve focar sempre na causa do problema, que nesse caso é a ansiedade, então a pergunta seria: Como tratar a ansiedade?

E para isso você precisa primeiro entender o motivo pelo qual está ansioso.

É porque está atolado em dívidas? É por problemas no casamento? Problemas familiares? Algum parente ou pessoa querida está com problemas de saúde? Foi alguma discussão recente que aconteceu? Alguém te magoou ou te decepcionou?

Qual o real motivo da sua ansiedade?

Com isso em mente você deve se questionar se isso realmente faz sentido, deve pensar em possibilidades do que pode ou não ser feito.

Se você preferir, pode procurar ajuda de um psicólogo ou terapeuta para te ajudar com isso, ou até mesmo um psiquiatra se for necessário usar algum medicamento.

Além disso, é interessante fazer exercícios físicos e atividades para preencher a sua mente e o seu espírito, como meditação de atenção plena e orações, esses hábitos podem te ajudar bastante a diminuir a ansiedade.

Como baixar a pressão em crises de ansiedade?

Agora, se você está com uma crise de ansiedade e percebeu que a sua pressão arterial está alta é importante que você respire fundo e tente se acalmar, inspire profundamente pelo nariz e solte lentamente pela boca.

É normal você ficar ofegante e com a respiração acelerada no início, é justamente devido a ansiedade, porém com poucas respirações intencionais, você consegue desacelerar o ritmo e fazer lentamente.

Além disso, se você é cristão, pode orar e se confortar em Deus, fale dos seus problemas, o que está te deixando ansioso e preocupado e desabafe com Ele, isso pode ajudar bastante você a acalmar o seu coração e diminuir a ansiedade, reduzindo assim a pressão arterial.

Outra coisa interessante de ser feita em crises de ansiedade é pegar um papel e uma caneta e escrever tudo, o papel vai servir como uma espécie de psicólogo, você vai desabafar tudo que está sentindo no papel, tirando o peso de você e jogando no papel, depois basta rasgar e jogar fora.

Além disso, é interessante nesses momentos procurar um ombro amigo, uma pessoa de confiança, converse com ela, fale o que está sentindo, abrace ela por um tempo prolongado sem falar nada, apenas viva o momento.

Tenho certeza que todas essas dicas vão te ajudar a diminuir a ansiedade antes e durante a crise.

Perfil do Dr. Diogo Kalil no Linkedin: https://www.linkedin.com/in/diogo-kalil/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de Ajuda?

Marque sua consulta!

Fale no WhatsApp

Matérias relacionadas

Sopro cardíaco
Doenças cardíacas
Sopro Cardíaco

escubra tudo sobre o sopro cardíaco! Neste conteúdo, vamos desmistificar essa condição, explicando suas causas, sintomas e tratamentos. Entenda como identificar e lidar com o

Exames Cardiológicos
Exames
Exames Cardiológicos

Descubra tudo sobre exames cardiológicos! Neste conteúdo, exploramos os principais testes que ajudam a avaliar a saúde do seu coração. Acompanhe e entenda a importância