Olá pessoal, meu nome é Diogo Kalil, sou médico cardiologista e nesse post de hoje vamos falar das causas e sintomas do colesterol alto

Se você conhece alguém que tenha colesterol alto ou suspeita, compartilha esse post agora com essa pessoa e ajude a fazer o bem.

Quando o assunto é colesterol, muitas pessoas acham que ele faz mal para a saúde, mas isso não é verdade.

O colesterol é uma molécula muito importante para o funcionamento do corpo, ele está presente em toda estrutura da membrana do seu corpo e serve como base de produção de alguns hormônios como a testosterona por exemplo.

Ele também faz parte da produção da bile, e é essencial na formação do sistema nervoso central, na formação dos neurônios.

A maior parte do colesterol é produzido pelo próprio organismo e uma pequena fração é consequência do seu estilo de vida, principalmente hábitos alimentares.

Sabendo disso, vamos falar sobre as Causas do Colesterol Alto.

Quando falamos sobre o colesterol alto, estamos falando do LDL, que é o colesterol ruim, pois o excesso dele no organismo é bastante prejudicial

O LDL com facilidade fica acumulado nas artérias através de placas de gordura, isso pode causar doenças do coração, aumentando o risco cardiovascular

Inclusive, se você sofre com pressão alta é interessante analisar as suas taxas de colesterol, pois pode estar sendo causada pela obstrução das artérias.

Um dos motivos da alteração dos níveis de colesterol é o consumo excessivo de gordura saturadas e gordura trans, presentes em alimentos de origem animal, como carnes, embutidos, derivados do leite, além de produtos ultraprocessados como biscoitos, margarina, salgadinhos, comidas congeladas, bolos prontos e sorvetes.

O segundo motivo é o fator hereditário, herança genética da sua família, neste caso, mesmo que você tenha hábitos alimentares e de vida saudáveis, ainda existe a possibilidade de ter o colesterol alto.

E claro, se você tem predisposição genética e tem hábitos que não sejam saudáveis, os riscos são ainda maiores.

Então a recomendação independente de qual seja o seu caso, é sempre se alimentar da melhor forma possível, comer mais verduras e legumes, raízes, alimentos naturais e descartar alimentos industrializados.

Agora, vamos descobrir quais são os sintomas do colesterol alto.

Infelizmente os sintomas são INEXISTENTES na maioria das pessoas. Sempre que tem algo errado com o seu corpo, ele demonstra de alguma forma, para que você consiga resolver e melhorar.

Porém com o colesterol alto é diferente, o quadro é assintomático, ou seja, não apresenta sintomas aparentes.

A melhor forma de descobrir e se prevenir é através de exames de sangue de rotina, por isso é de extrema importância você fazer checkups médicos regulares.

Caso você queira fazer um acompanhamento comigo pode agendar a sua consulta através do contato na descrição e no comentário fixado, atendemos presencial em Brasília e online através do teleatendimento.

Agora, existe um pequeno grupo de pessoas que apresentam sintomas, essas pessoas tem uma condição chamada dislipidemia familiar ou hereditária, que é um defeito genético na metabolização do colesterol ruim, o LDL.

Com isso, os pacientes que têm essa condição podem apresentar níveis muito altos de LDL no corpo, esses níveis elevados vão gerar efeitos e sintomas.

Os dois principais sintomas para quem tem essa condição são os xantomas e o arco corneano.

Os xantomas são depósitos de gordura que ficam acumuladas debaixo da pele do paciente, geralmente nas articulações, mas podem aparecer próximo aos olhos, mas como esses acúmulos próximo aos olhos podem ser causas de outros problemas de saúde, os mais comuns de fato são os xantomas tendinosos, que são os das articulações.

Já os arco corneanos, são depósitos de gordura nos olhos, na córnea para ser mais específico, que é a borda da parte colorida dos olhos.

Com a idade avançada, esse sinal se torna bastante comum, ou seja, para levar esse sintoma em consideração como sintoma de colesterol alto é importante analisar a idade do paciente.

Em outras palavras, se você tem menos de 50 anos e está sofrendo com esse sintoma, pode ser um sinal de colesterol alto, por outro lado, se você tem mais de 50 anos de idade, pode ser simplesmente pela sua idade mesmo.

As pessoas com essa condição tem um risco cardiovascular muito aumentado, pois tem um nível de colesterol muito acima do normal, é comum encontrar pacientes com esse quadro com o nível de colesterol muito acima de 300 mg/dl e o LDL que é o colesterol ruim com níveis acima de 190 mg/dl.

Além desses 2 sintomas específicos, existem sintomas comuns que são uma consequência do acúmulo de gordura nas artérias.

O formigamento nas mãos e pés por exemplo é um deles, ou seja, nas extremidades, é um sinal de má circulação do sangue, isso acontece porque os vasos ficam obstruídos pelas placas de gordura e com menos espaço para o sangue passar.

Dessa forma, o sangue demora a chegar nas extremidades causando a sensação de formigamento, se você tem formigamento do nada, é importante fazer um exame de rotina para averiguar essa situação.

Outro sintoma do acúmulo de gordura é o aumento da pressão arterial, pois o espaço para o sangue passar vai estar reduzido.

Eu sempre uso o exemplo da mangueira, se você colocar o dedo bloqueando parte da passagem da água, o que vai acontecer? A água vai sair com mais pressão.

E é exatamente isso que acontece com as suas artérias quando tem um acúmulo de gordura, automaticamente a pressão dentro dos vasos aumenta.

Neste caso, é importante fazer a aferição regular da sua pressão para ir acompanhando de perto, inclusive, já falei em um post ensinando o jeito certo de aferir a sua pressão sem falsear o resultado.