Search
Close this search box.

Alimentos para Prevenir Infarto e Doenças do Coração: Descubra 9 Opções Saudáveis

Alimentos para prevenir o infarto

E-Book Dieta DASH (Grátis)

Baixe agora mesmo seu exemplar do nosso E-Book Dieta DASH e tenha no seu celular, tablet ou computador um dos maiores guias de saúde para o coração do Brasil!

Descubra agora 9 alimentos para prevenir o infarto e doenças do coração.

Olá pessoal, sejam bem-vindos ao meu site, meu nome é Diogo Kalil, sou médico cardiologista em Brasília-DF e minha missão é te ajudar a ter uma saúde do coração melhor.

E no artigo de hoje você vai descobrir quais são os alimentos saudáveis que contribuem para a prevenção do infarto e de doenças do coração.

Se esse conteúdo te interessa, considere deixar o seu like para ajudar o site e compartilhar com seus amigos e familiares nos grupos de WhatsApp.

Para mantermos a saúde do nosso coração e para que ele funcione bem, é muito importante que a alimentação seja equilibrada, funcional e bastante rica em nutrientes.

De acordo com dados da OMS, Organização Mundial de Saúde, cerca de 15 milhões de pessoas sofrem com problemas no coração e o infarto é o mais frequente desses problemas.

Quando se tem uma alimentação inadequada, rica em calorias e pobre em nutrientes, nosso corpo fica vulnerável a doenças crônicas como hipertensão, doenças do coração e também a certos tipos de câncer.

O que era mais comum em idosos, agora já atingem jovens e até mesmo crianças.

Existem alguns alimentos que comprovadamente fazem bem ao coração. Veja alguns deles a partir de agora e comece desde já a fazer a sua reeducação alimentar.

ALIMENTOS QUE AJUDAM A PREVENIR O INFARTO

Abacate

O primeiro alimento é o abacate, ele faz bem ao coração porque contém ômega 9, que é um tipo de gordura boa para o organismo, além de ter várias vitaminas do complexo B.

Esses compostos no abacate ajudam a combater a formação de coágulos, evitando o entupimento das artérias, que podem provocar o infarto do miocárdio.

Essa fruta também conta com substâncias bioativas que controlam e previnem o nível de lipídios, como por exemplo, o colesterol no sangue.

No abacate também está presente o ácido oleico, que é uma gordura insaturada, que pode ser usada no tratamento de pacientes com nível elevado de colesterol ruim.

Por isso você deve incluir agora mesmo o abacate na sua dieta!

Vinho ou suco integral de uva

Um outro alimento que é aliado da saúde do seu coração é o vinho ou suco integral de uva.

Qualquer uma dessas duas bebidas oferece vários benefícios para a saúde do coração porque possui um tipo de oxidante, chamado resveratrol, que evita a junção das plaquetas às placas de gordura, e consequentemente evitam a formação de coágulos evitando doenças como arteriosclerose e a trombose.

Mas é muito importante lembrar que o vinho deve ser consumido com moderação, sendo indicado que o consumo não ultrapasse 1 taça por dia.

Castanha do pará

Outro alimento bastante saudável é a castanha do pará, isso porque é rica em ômega 3, que é um nutriente que age no organismo como um anti-inflamatório natural e também ajuda a controlar os níveis de triglicerídeos.

Além disso, contém fósforo, magnésio, cálcio e vitaminas B e E, evitando a formação de radicais livres. O indicado é consumir uma castanha do pará por dia.

Uva roxa

Mais um alimento que você deve incluir na sua rotina alimentar é a uva roxa. Ela é um alimento antioxidante que possui uma substância chamada resveratrol, que é encontrada nas cascas e sementes.

Essa substância além de proteger as células também evita o processo inflamatório dos vasos sanguíneos.

Salmão

Outro alimento que é aliado da saúde do coração é o salmão, que é rico em ômega 3 e evita a formação das placas que obstruem as artérias, reduz o colesterol e combate os triglicerídeos, sendo assim um alimento com alta proteção cardiovascular e não pode ficar de fora da sua lista de alimentos saudáveis.

Linhaça

O próximo alimento é bastante funcional, que é a linhaça.

Ela é rica em ômega 3, fibras e vitamina E, que se transformam em agentes promotores do colesterol bom, reduzindo o nível de colesterol ruim no nosso corpo.

O mesmo acontece quando se consome o óleo de linhaça.

A linhaça deve ser ingerida da mesma forma que a aveia substituindo a farinha de trigo ou acompanhando sopas e saladas.

Aveia

Outro alimento que é superimportante na alimentação é a aveia. Ela contém na sua composição fibras solúveis e insolúveis.

As fibras solúveis são as responsáveis por diminuir a absorção do colesterol e dos açúcares e também age na prevenção de doenças cardiovasculares.

Já as fibras insolúveis aceleram o intestino, o que faz com que o risco de câncer no intestino seja reduzido, além de retardar o esvaziamento gástrico, o que resulta em uma maior saciedade.

O indicado para o consumo da aveia é de meia xícara por dia, substituindo a farinha de trigo ou usando para complementar a refeição com frutas ou iogurte.

Maçã

A maçã é um alimento muito nutritivo, pois ela é rica em pectina, que é uma fibra solúvel que reduz a glicemia, que impede a absorção de gorduras e também elimina o colesterol.

Além de ser uma excelente sobremesa, ela é uma boa opção para refeições intermediárias, como o lanche da tarde, por exemplo.

O recomendado é ingerir de 5 a 6 porções da maçã por dia

Azeite extra virgem

Para finalizar nossa lista de alimentos saudáveis para o coração, temos também o azeite extra virgem.

Uma ótima maneira de prevenir a formação de coágulos sanguíneos e placas nas paredes das artérias é temperando as saladas ou outros alimentos que combinem com o azeite extra virgem, isso te ajuda a manter uma alimentação saudável.

O recomendado é ingerir o equivalente a duas colheres de sopa do azeite por dia, isso faz com que seu corpo não sofra com altos níveis de colesterol total, muito pelo contrário, incluir azeite na sua rotina faz com que tenha um aumento nas taxas de colesterol bom.

Lembrando que para que os benefícios do azeite ajam de forma saudável no organismo é preciso que seja utilizado apenas para temperar e nunca para fazer frituras submersas, pois essas sim fazem muito mal ao coração.

Além de todos esses alimentos que citei hoje, também é muito importante que você inclua exercícios físicos regularmente, que evite o uso de cigarros e também o sobrepeso.

Agora que você já sabe alguns dos alimentos que fazem bem ao coração, que tal aprender os 6 alimentos para baixar o colesterol? Esse é outro assunto muito importante para que você tenha uma vida mais saudável

Vou deixar o link do vídeo aqui para você conferir:

Por hoje é isso, obrigado por ler até aqui, espero que você tenha gostado do conteúdo, te vejo no próximo artigo, grande abraço, até mais!

Perfil do Dr. Diogo Kalil no Linkedin: https://www.linkedin.com/in/diogo-kalil/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de Ajuda?

Marque sua consulta!

Fale no WhatsApp

Matérias relacionadas

Rotina Saudável
Qualidade de vida
Como Estabelecer uma Rotina Saudável

Pronto para transformar sua vida com uma rotina saudável? Neste post, vamos desvendar as melhores dicas para você começar. Descubra como estabelecer hábitos que te