5 Fatores de Risco para o Infarto

5 fatores de risco para o infarto

Você sabe quais são os fatores de risco para o Infarto?

O infarto do miocárdio é uma das maiores causas de morte no mundo todo.

Para se ter uma ideia, somente em 2021 estima-se que mais de 370 MIL ÓBITOS tenham ocorrido somente aqui no Brasil por doenças cardiovasculares, ou seja, cerca de 30% de todas as mortes são por essas doenças.

Então essas doenças são a MAIOR CAUSA de mortes individuais no Brasil.

E entre essas doenças se destaca o infarto agudo do miocárdio.

E com a pandemia da Covid-19, muito se tem falado de um possível aumento no número de mortes por doenças cardiovasculares.

Mas você sabe quais são as causas do infarto, isto é, quais são os fatores que AUMENTAM O RISCO do infarto?

Pois fique até o FINAL deste texto que vou te MOSTRAR os 5 PRINCIPAIS fatores de risco para o infarto.

E no final ainda vou te dar algumas informações bônus, portanto leia até o final que valerá a pena.

Se você não me conhece, meu nome é Diogo Kalil, sou médico cardiologista e quero te ajudar a cuidar melhor da sua saúde.

Então, o primeiro fator de risco para INFARTO do miocárdio é a HIPERTENSÃO ARTERIAL.

Pacientes hipertensos tem um risco cerca de 37% maior de desenvolverem doença cardiovascular do que pessoas não hipertensas.

E cerca de 25% da população brasileira é hipertensa, portanto, estima-se que mais de 50 MILHÕES de brasileiros tem essa doença.

Olha, esse é um número muito grande, a hipertensão realmente é uma das doenças mais frequentes no nosso país.

E além de aumentar o risco de infarto, ela aumenta o risco de AVC, de demência, de doenças renais e de doenças da retina.

Mas, se você é hipertenso a boa notícia é que se você mantiver a sua pressão CONTROLADA, você pode reduzir muito o risco desses problemas causados pela hipertensão.

Por isso, sempre acompanhe com seu médico e tome as medicações corretamente, para reduzir o risco de infarto.

E o segundo fator de risco para o infarto é o TABAGISMO.

O cigarro aumenta o risco de doenças cardiovasculares em cerca de 3 vezes em homens e em até SEIS VEZES EM MULHERES.

Gente, é um aumento extremamente importante, vou até repetir para você fixar na sua mente.

Se você fuma você pode aumentar o seu risco de infarto, AVC em até TRÊS A SEIS VEZES.

Portanto, parar de fumar é a principal medida para prevenir as doenças do coração.

Mas o cigarro, como você já sabe, também aumenta o risco de vários tipos de cânceres, principalmente o câncer de pulmão, aumenta o risco de enfisema pulmonar, o risco de doenças vasculares periféricas, inclusive o risco de amputação de membros, de impotência e de várias outras doenças.

Agora, apesar de tudo isso, saiba que há tratamento para o tabagismo.

Procure seu médico e peça ajuda para parar de fumar, combinado?

Olha, e se você está gostando desse texto, não se esqueça de curtir e compartilhar ele com seus amigos e familiares, combinado?

E o terceiro fator de risco para o infarto é o diabetes.

O diabetes é um dos maiores fatores de risco para infarto ou AVC.

Ele pode aumentar o risco dessas doenças em até 4 vezes segundo alguns estudos.

Além disso, outro grande problema é que o paciente diabético tem um maior risco de ter infarto silencioso, ou seja, um infarto sem NENHUM SINTOMA.

Isso pode acontecer devido a neuropatia diabética, que é a doença dos nervos causada pela diabetes, que diminui a sensibilidade à dor dos pacientes.

E além de tudo, o diabetes aumenta o risco de doença renal terminal com necessidade de hemodiálise, de doença de retina, aumenta o risco de amputações de membros, diminui a imunidade e dificulta a cicatrização.

Por isso, o paciente diabético deve sempre manter o controle do seu diabetes, mantendo a sua glicemia, que é o açúcar no sangue, controlado.

Portanto, se você é diabético, use as suas medicações corretamente, controle a sua dieta e faça exercícios físicos para diminuir o risco de infarto e outras doenças.

E não deixe de fazer o seu check-up cardiológico para prevenir as doenças do coração.

E o QUARTO fator de risco para o infarto do miocárdio é o COLESTEROL ALTO

Pessoas com o colesterol ruim alto, o LDL, tem um MAIOR RISCO de doenças cardiológicas.

Isso porque o LDL em excesso na corrente sanguínea pode ir se depositando na parede dos vasos, causando a formação de placas de gordura, os chamados ateromas.

E essas placas podem ir crescendo até causar uma OBSTRUÇÃO nos vasos, levando ao infarto ou AVC.

E para evitar isso, devemos ter uma alimentação saudável, evitando o excesso de gorduras saturadas, que são mais predominantes em alimentos de origem ANIMAL, ou seja, evite o excesso de carne vermelha, de queijos, manteiga e de embutidos. Prefira as carnes mais magras e brancas, como os peixes.

Os vegetais, por serem ricos em fibras, ajudam a reduzir a absorção de colesterol e de gorduras saturadas no intestino.

Por isso, coma pelo menos 5 porções de vegetais por dia.

E faça também exercícios físicos para controlar o seu colesterol.

Se for o caso, deve-se usar MEDICAMENTOS para abaixar o colesterol e desse modo, reduzir o risco de infarto.

E o quinto e último fator de risco que eu vou te falar hoje  é a apneia do sono

Pessoas que sofrem com a apneia do sono tem um risco aumentado tanto de hipertensão como de outras doenças cardiovasculares como o infarto.

Isso porque pacientes com apneia do sono, devido a não conseguirem respirar bem durante o sono, apresentam microdespertares noturnos, aumentando a adrenalina e cortisol no sangue e reduzindo a qualidade do sono.

Tudo isso prejudica a saúde da pessoa portadora dessa doença.

Por isso, se você tem muitos roncos, ou se sente cansado, muito sonolento ao longo do dia, com um sono não reparador, procure seu médico para avaliar se tem algum distúrbio do sono.

Bem, eu já falei os 5 fatores de risco para doenças cardiovasculares que eu tinha combinado, mas vou te dar um bônus e te falar agora outras causas que aumentam o risco de infarto.

1. A idade acima de 55 anos para os homens e acima de 65 anos para as mulheres.
  2. O sedentarismo.
  3. A alimentação ruim, com muitos embutidos, gorduras trans e alimentos ultra processados.
  4. A história familiar de doenças cardiovasculares

Por isso, cuide-se , tenha uma alimentação saudável, faça exercícios e procure seu médico todo o ano para realizar um check up.

E você sabia desses fatores de risco? Responda SIM ou NÃO nos comentários.

Um abraço e até a próxima.

ATÉ MAIS.