Search
Close this search box.

15 Piores Hábitos Para o Seu Coração

15 Piores Hábitos Para o Seu Coração

E-Book Dieta DASH (Grátis)

Baixe agora mesmo seu exemplar do nosso E-Book Dieta DASH e tenha no seu celular, tablet ou computador um dos maiores guias de saúde para o coração do Brasil!

Muitas pessoas querem ter um coração saudável, mas doenças do coração são a causa número um de mortes no mundo todo.

Mas por que será que isso acontece? Descubra os 15 piores hábitos que vão destruir o seu coração aos poucos.

Olá pessoal, meu nome é Diogo Kalil, sou médico cardiologista e minha missão é te ajudar a ter uma saúde do coração melhor, hoje você vai descobrir 15 hábitos para evitar na sua rotina com foco em melhorar a saúde do seu coração e viver mais tempo de qualidade com as pessoas que você ama.

O primeiro hábito prejudicial para o seu coração é fumar

Você já deve ter ouvido muito esse conselho, fumar faz mal para saúde, mas por que as pessoas não param simplesmente com esse hábito destrutivo para a sua vida?

O tabagismo é um dos principais fatores de risco para doenças cardíacas, pois os produtos químicos tóxicos do cigarro danificam os vasos sanguíneos e aumentam a pressão arterial.

Fumar promove coágulos sanguíneos que aumentam o risco de tromboses e aterosclerose, o acúmulo de placas de gordura, inflama e aumenta risco de todos os tipos de cânceres.

E se você não fuma, mas convive com quem fuma, você está indo nessa mesma direção.

Quem recebe a fumaça do cigarro têm 30% maior risco para câncer de pulmão e 24% para infarto, além disso, sete fumantes passivos morrem por dia no Brasil.

O segundo hábito prejudicial para o seu coração é consumir bebida alcoólica

Beber em excesso pode elevar a pressão arterial e aumentar os níveis de triglicerídeos, todos prejudiciais ao coração.

Sem falar que as calorias extras das bebidas alcoólicas podem levar ao ganho de peso e aumentar o risco de diabetes.

O terceiro hábito prejudicial para o seu coração é não cuidar da dieta

Consumir alimentos ricos em gorduras saturadas, colesterol, sódio e açúcares adicionados pode levar ao acúmulo de placas nas artérias, aumentando o risco de doenças cardíacas.

O quarto hábito prejudicial para o seu coração é exagerar no sal

O consumo excessivo de sódio pode aumentar a pressão arterial, o que é prejudicial ao coração. 

O brasileiro geralmente consome duas vezes mais do que o máximo recomendado, que são 5 gramas diárias.

Evitar alimentos processados e salgados é muito importante para manter a saúde do seu coração em dia.

O quinto  hábito prejudicial para o seu coração é exagerar no café

Esse hábito influencia pessoas de diferentes maneiras, há aquelas que não sofrem nada com esse hábito, porém existem algumas pessoas onde o consumo excessivo de cafeína pode desencadear palpitações cardíacas e aumentar a pressão arterial.

Na dúvida, é melhor evitar.

O sexto hábito prejudicial para o seu coração é abusar de energéticos

Energéticos são uma ótima alternativa para se manter energizado e conseguir dar um gás para alguns projetos pessoais e profissionais.

O problema é quando esse hábito se torna compulsivo e você toma energético em excesso, pois a grande maioria contém cafeína na sua composição o que pode interferir no ritmo cardíaco e causar palpitações.

O sétimo hábito prejudicial para o seu coração é o sedentarismo

A falta de exercício regular pode levar ao ganho de peso e aumentar a pressão arterial.

Além disso, a inatividade física está associada ao aumento dos níveis de colesterol ruim no sangue, o que pode levar à formação de placas nas artérias e ao estreitamento dos vasos sanguíneos.

A falta de exercício também pode levar a uma redução na capacidade cardiovascular, tornando o coração menos eficiente em bombear sangue para o corpo durante o esforço físico.

Então aproveite que é de graça e comece a praticar alguma atividade física diariamente, pode começar de maneira leve, moderada e ir progredindo aos poucos respeitando os limites do seu corpo.

O oitavo hábito prejudicial para o seu coração é viver estressado

Quando você se estressa a defesa do organismo é produzir e liberar hormônios como a adrenalina e a noradrenalina, causando a redução do calibre dos vasos sanguíneos, espasmos das artérias coronárias e o aumento da pressão e da frequência cardíaca.

Além disso, o estresse prolongado pode desencadear maus hábitos, como má alimentação e consumo excessivo de álcool, que como já vimos, são prejudiciais ao coração.

O nono hábito prejudicial para o seu coração é o isolamento social – não desabafar

As pessoas que se isolam ou mantêm pouco contato com pessoas e tem relações sociais precárias tem um aumento de 29% no risco de infarto e um aumento de 32% no risco AVC. 

A solidão e o isolamento social crônicos estão ligados a um aumento do risco de problemas cardíacos devido ao estresse emocional e à falta de apoio.

Ou seja, não tente ser o fortão ou ser uma super heroína, desabafe com as pessoas da sua confiança.

O décimo hábito prejudicial para o seu coração é ficar muito tempo sentado, seja trabalhando ou relaxando

Mas Dr, meu trabalho é no escritório, fico o dia todo sentado, mas faço exercício regularmente, então não preciso me preocupar com isso?

Se você pensou isso, você está errado!

Ficar sentado por longos períodos de tempo aumenta o risco de ataque cardíaco e derrame, mesmo que você se exercite regularmente.

Uma análise de 13 estudos sobre o tempo sentado e os níveis de atividade descobriu que quem fica sentado por mais de oito horas por dia têm um risco aumentado de morrer semelhante à obesidade e ao fumo.

Então a minha sugestão é colocar um alarme no seu celular a cada uma hora, para que você se lembre de se levantar e dar uma leve caminhada ou fazer um alongamento rápido.

O décimo primeiro hábito prejudicial para o seu coração é não fazer check ups médicos regulares

Isso ocorre geralmente por dois motivos, o primeiro é por falta de recursos financeiros, dessa forma, as prioridades acabam sendo coisas mais básicas relacionadas à sobrevivência.

A minha sugestão é que ou você se organize para fazer um check up anual pelo menos ou procure o sistema público de saúde da sua região para fazer um acompanhamento.

O segundo motivo é por negligência, as pessoas acham que estão com a saúde em dia e não priorizam fazer consultas médicas, mas lembre-se que alguns sintomas são silenciosos e é extremamente importante acompanhar de perto a saúde do seu coração.

Será uma satisfação te ajudar a cuidar da saúde do seu coração.

O décimo segundo hábito prejudicial para o seu coração é roncar

O ronco é um sinal de alerta que algo pode estar errado com você.

O ronco é um fator de risco  para derrame e ataque cardíaco e o ronco aumenta o risco de ter placas nas artérias carótidas devido ao trauma e inflamação causados pelas vibrações do ronco.

Além disso, o ronco aumenta a chance de você sofrer com apnéia do sono, que nada mais é que a interrupção da respiração durante o sono, causando privação de oxigênio e colocando estresse adicional no coração.

O décimo terceiro hábito prejudicial para o seu coração é dormir pouco

Não dormir o suficiente ou ter um sono de má qualidade pode aumentar a pressão arterial e o risco de doenças cardíacas.

Então é interessante que você tenha uma rotina noturna antes de dormir, se desconecte de aparelhos eletrônicos, durma sempre no mesmo horário, evite luz branca algumas horas antes de se deitar.

Todos esses ajustes vão te proporcionar uma noite de sono de qualidade.

O décimo quarto hábito prejudicial para o seu coração é não cuidar da boca

Mas calma, não estou falando de cuidar da sua alimentação, o assunto aqui é literalmente como você cuida dos seus dentes, gengivas e língua.

Quando você negligencia a sua boca, você está cultivando bactérias nocivas nas placas bacterianas, cáries, pus, gengivite…  Alguns estudos mostram que as pessoas com doenças gengivais têm maior probabilidade de ter doenças cardíacas do que aquelas com gengivas saudáveis.

Problemas de saúde bucal, como gengivite e periodontite, têm sido associados a um maior risco de doenças cardíacas devido à inflamação sistêmica.

Além disso, não cuidar da saúde da sua boca aumenta o risco de uma infecção bacteriana na corrente sanguínea, que pode afetar as válvulas cardíacas, causando endocardite.

O décimo quinto hábito prejudicial para o seu coração é ignorar os sintomas

Ignorar sinais de alerta, como dor no peito, falta de ar e fadiga, pode levar a um diagnóstico tardio e tratamento inadequado de problemas cardíacos.

Ou seja, se você leva uma vida normal, caminha, sobe escadas e do nada começa a sentir um desconforto no peito, se cansa mais do que o normal, não presuma que é a idade, ou que é algo passageiro.

Procure um médico imediatamente para fazer um checkup, quanto antes for diagnosticado problemas de saúde no seu coração, mais eficaz é feito o tratamento e maiores são as chances de você controlar a situação e viver com qualidade de vida por muitos anos.

Perfil do Dr. Diogo Kalil no Linkedin: https://www.linkedin.com/in/diogo-kalil/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de Ajuda?

Marque sua consulta!

Fale no WhatsApp

Matérias relacionadas

Rotina Saudável
Qualidade de vida
Como Estabelecer uma Rotina Saudável

Pronto para transformar sua vida com uma rotina saudável? Neste post, vamos desvendar as melhores dicas para você começar. Descubra como estabelecer hábitos que te