Sinais e Sintomas de Trombose

Quais os principais sinais e sintomas de trombose nas pernas?

Olá pessoal, meu nome é Diogo Kalil, sou médico cardiologista e minha missão é te ajudar a ter uma saúde do coração melhor,hoje você vai descobrir quais são os 7 sintomas de trombose nas pernas.

Só no Brasil, aproximadamente 180 mil pessoas são diagnosticadas com trombose anualmente. Essa doença pode ter várias complicações e deixar sequelas no paciente, em alguns casos mais graves, pode causar embolia pulmonar.

Por esse motivo é muito importante você entender os sinais e sintomas para se prevenir com antecedência.

Hoje você vai aprender o que é a trombose venosa, os 7 principais sintomas e também vou revelar os principais fatores de risco que geram essa condição e principalmente as sequelas que pode causar.

O que é a trombose nas pernas?

A trombose é uma condição médica caracterizada pela formação de coágulos sanguíneos (trombos) dentro dos vasos sanguíneos, que podem obstruir o fluxo de sangue.

Esses coágulos podem se formar em veias ou artérias e representam um risco para a saúde, uma vez que podem bloquear o fluxo sanguíneo, causando complicações graves.

Existem dois tipos de trombose, a arterial, causada nas artérias e a venosa, que ocorre nas veias.

Se você não sabe a diferença, é basicamente o seguinte.

As artérias transportam sangue do coração para o corpo e geralmente contêm sangue rico em oxigênio, têm paredes mais espessas e elásticas, com uma camada muscular lisa que ajuda a regular o fluxo sanguíneo.

Já as veias transportam sangue de volta ao coração e geralmente contêm sangue pobre em oxigênio, têm paredes mais finas e possuem válvulas para evitar o refluxo sanguíneo.

A trombose arterial é frequentemente associada a doenças cardiovasculares como ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.

A que vamos falar hoje é a trombose venosa, que geralmente ocorre nas pernas, que se não tratada com antecedência o coágulo pode chegar aos pulmões, causando uma embolia pulmonar

7 Sinais e sintomas de trombose na perna

O primeiro sinal é o inchaço, geralmente vem em uma perna, é um dos sintomas mais comuns da trombose venosa profunda, ou TVP, como também é conhecida.

O segundo sinal são as dores na perna afetada, essa dor pode variar de leve a intensa dependendo da progressão da trombose, ela geralmente vem de maneira repentina e não apresenta melhoras, ela piora com o tempo.

O terceiro sintoma é a vermelhidão, a área afetada pode ficar vermelha, quente e sensível ao toque.

Agora, se a sua perna ficar vermelha, porém não apresentar os sintomas anteriores que são inchaço e dor nas pernas talvez não seja trombose, pode ser uma infecção na região ou algum machucado leve.

De qualquer forma, você deve ficar atento e monitorar o andamento dessa vermelhidão para ver se aparecem outros sintomas, pois se for o caso, você deve procurar um médico imediatamente.

O quarto sinal de trombose venosa é a sensação de peso nas pernas, inclusive, muitas pessoas relatam essa sensação de peso nas pernas afetadas, como se estivessem carregando algo pesado.

O quinto sinal são as câimbras musculares nas pernas, especialmente à noite, se isso acontece com você é um ponto de alerta e atenção.

O sexto sintoma de trombose é a mudança na coloração da pele, e não estou falando aqui da vermelhidão, muito pelo contrário, a pele sobre o coágulo pode ficar descolorida, com uma tonalidade azulada.

O sétimo sinal de trombose venosa é a febre, esse sinal é pouco mais raro de acontecer, e geralmente está associado a casos mais graves de trombose, então se você sentir esse sintoma, deve correr imediatamente para um médico, porque a sua trombose pode estar muito avançada.

Lembrando que a trombose pode ser assintomática em alguns casos, ou seja, não apresentar sintomas, com isso em mente, se você suspeitar de trombose ou tiver alguns dos fatores de risco que vou falar a seguir é fundamental buscar atendimento médico para avaliação, diagnóstico e tratamento adequados, especialmente se houver histórico familiar, imobilização prolongada, cirurgias recentes, gravidez ou outros fatores de riscos.

A trombose é uma condição séria que requer cuidados médicos imediatos para prevenir complicações.

Quais as sequelas da trombose nas pernas?

A trombose pode causar uma série de sequelas, dependendo de vários fatores, incluindo a gravidade da condição, a rapidez com que foi tratada e o local onde ocorre.

As mais comuns são desde uma deficiência de circulação ou síndrome pós-trombótica, onde a perna do paciente fica inchada, com dor e sensação de peso.

Mas também em casos mais graves pode gerar uma embolia pulmonar crônica ou até mesmo complicações neurológicas.

Fatores de Risco para Trombose Venosa

É importante informar que qualquer pessoa pode ter, independente da idade, porém existe situações, onde o risco é bem maior, como é o exemplo dos fumantes, que têm um risco elevado de desenvolver trombose.

Os fatores de risco podem ser hereditários ou adquirido, os hereditários são algo que já vem com a pessoa, como a deficiência de proteína C e proteína S.

Já os fatores de risco de trombose adquiridos mais comuns são imobilização prolongada, cirurgias, gestação, uso de contraceptivos orais, principalmente em mulheres com mais de 35 anos de idade, onde as chances de desenvolver a trombose são dobradas.

Além disso o histórico familiar, obesidade, tabagismo e certas condições médicas, como câncer e distúrbios sanguíneos também podem contribuir.

Por todos esses motivos é extremamente importante você saber os sinais, para evitar complicações e tomar as medidas preventivas o quanto antes.

Além desses fatores de risco, a aterosclerose também pode aumentar o risco de trombose arterial, ela é uma doença cardiovascular causada pelo colesterol alto.