Termogênico: o que é? E veja 7 dicas para emagrecer!

Termogênico

O que é termogênico?

Termogênico é um produto que teoricamente acelera a queima de gordura no organismo.

Geralmente esses produtos, por serem vendidos como suplementos alimentares, não passam por testes clínicos mais detalhados.

Somente são feitos estudos mais superficiais e conduzidos pela própria empresa que o fabrica, o que faz esses estudos serem menos confiáveis.

Portanto, tanto a eficácia como a segurança dos termogênicos são questionáveis.

O FDA é menos criterioso ainda que a ANVISA. O órgão americano é extremamente cauteloso com medicamentos. Entretanto, com relação aos produtos vendidos como “suplementos” (embora esses suplementos possam ter substâncias com efeitos farmacológicos diversos no organismo) o FDA é mais leniente.

Termogênico faz mal?

Termogenico faz mal?

Esses termogênicos, principalmente os importados (mas não somente eles), possuem muitas substâncias em suas fórmulas, algumas delas ocultas ou “disfarçadas” como se fosse um extrato de planta.

Há um tempo atrás, os termogênicos com DMAA foram proibidos nos EUA pelo FDA ou obrigados a trocar de fórmula. Essa substância é um potente estimulante que foi suspeito de levar algumas pessoas a óbito.

O excesso de cafeína presente nesses produtos também pode causar picos hipertensivos e arritmias cardíacas.

Portanto não recomendo o uso desses produtos a nenhum paciente!

O emagrecimento vem da diferença entre as calorias que você come e as que você gasta. Termogênicos prometem milagres, mas entregam resultados questionáveis e não duradouros e, muitas vezes, deletérios para a sua saúde.

Qualquer produto que prometa emagrecimento milagroso deve ser visto com extrema reserva, e os termogênicos se enquadram nessa regra.

Por isso, seguem 7 dicas para emagrecer com saúde:

  1. Procure um nutricionista e faça uma dieta saudável, equilibrada e dentro das suas possibilidades e limitações;
  2. Faça atividades físicas;
  3. Faça musculação: o aumento da massa muscular acelera o metabolismo;
  4. Beba água: 2 litros por dia aceleram o seu metabolismo também;
  5. Tome café com moderação (se gosta de tomar muita quantidade prefira o descafeínado);
  6. Coma de 3 em 3 horas, pois mantém o metabolismo sempre ativo.
  7. Ingira fibras (presentes nos vegetais crus, frutas, legumes e cereais integrais)

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