Quais são os sinais e sintomas de um infarto?

sintomas de um infarto

Bem primeiramente, eu preciso te explicar o que é o infarto do coração ou o ataque cardíaco.

Bem, o infarto, também conhecido como infarto agudo do miocárdio ou IAM é uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo.

Basicamente, o infarto ocorre quando há uma obstrução aguda no fluxo de sangue para uma parte do músculo cardíaco, provocando o sofrimento das células cardíacas dessa região, e se essa obstrução NÂO FOR REVERTIDA, ocorre a MORTE DESSAS CÉLULAS, o que chamamos na medicina de necrose.

Portanto, o infarto é a morte de uma parte do músculo cardíaco secundário a obstrução de uma artéria coronária.

E o que são essas artérias coronárias?

São os vasos que levam sangue rico em oxigênio e nutrientes para ALIMENTAR as células do músculo do nosso coração.

As nossas células PRECISAM de oxigênio e glicose para funcionar.

Quando esses elementos não chegam nas células elas entram em sofrimento, parando de funcionar e, se essa obstrução persistir por muito tempo, elas terminam morrendo.

Portanto, se a área do infarto for muito grande, pode haver uma perda muito grande de músculo, comprometendo o funcionamento do coração e deixando sequelas.

Além disso, há o risco de morte devido a arritmias e outras complicações desse mal funcionamento do coração.

Por isso, no atendimento na emergência de uma suspeita de infarto, costumamos dizer que tempo é músculo.

Ou seja, quanto menos tempo você levar para ir à emergência e quanto MAIS RÁPIDO for iniciado o tratamento, maiores as chances de sobrevivência livre de sequelas.

Pois muitas vezes as pessoas ficam sentindo a dor no peito ou outros sintomas em casa e quando finalmente resolvem ir ao hospital, pode já ter havido a perda uma grande área de músculo do coração.

Daí a importância de se procurar logo o médico sempre que sentir os sinais e sintomas suspeitos de infarto.

E é isso que eu vou explicar melhor nesse artigo de hoje: quais são os sinais que o nosso corpo costuma dar ANTES DE UM INFARTO?

Meu nome é Diogo Kalil, sou médico cardiologista e quero te ajudar a cuidar melhor da sua saúde.

Peço que assista esse vídeo até o final, pois com toda a certeza ele vai ser muito útil para vc.

Siga também o meu canal e ative as notificações para sempre receber o conteúdo.

E também compartilhe com o máximo de pessoas para ajudar cada vez mais gente a ter uma saúde melhor.

E COMO OCORRE O INFARTO?

Bem, o infarto ocorre quando uma artéria coronária não consegue entregar sangue em quantidades suficientes para uma área do músculo do coração.

Na grande maioria dos casos, esse problema é causado por um coágulo sanguíneo que obstrui a luz da artéria.

E como a artéria está obstruída, não passa sangue e aquela área começa a entrar em sofrimento, como já dissemos anteriormente.

Geralmente, esse coágulo, também chamado de trombo, se forma quando há uma ruptura de uma placa de gordura que havia naquele local da obstrução.

E o que pode formar essas placas de gordura?

Bem, diversos fatores podem contribuir para a formação dessas placas, como o tabagismo, o colesterol alto, o diabetes, a pressão alta, a obesidade, além de outros fatores.

Então, no infarto, geralmente ocorre a ruptura dessa placa, pois ela tem a parede mais fina que o normal.

E quando ela se rompe, o sangue ativa o sistema de coagulação, causando a formação desse trombo, que vai obstruir o fluxo de sangue, causando o infarto.

E QUAIS OS SINAIS E SINTOMAS PODEMOS TER ANTES DO INFARTO?

O primeiro sinal é a dor no peito.

Mas atenção, aqui não estou falando da dor do infarto mesmo, mas sim da dor que vem antes do infarto.

Pois boa parte dos pacientes que infartam costumam sentir sintomas antes de apresentar o ataque cardíaco.

São sintomas que podem ir ocorrendo dias ou semanas antes do problema principal.

E o problema é que boa parte das pessoas não valoriza esses sintomas quando eles acontecem.

Essa dor que pode ocorrer antes do infarto, geralmente é em aperto ou peso, ocorre no lado esquerdo ou no centro do peito, piora com o esforço ou com o estresse intenso e melhora com o repouso.

E ela é diferente da dor do infarto mesmo propriamente dito, pois a dor do infarto dura mais que 20 minutos e é contínua, ou seja, não melhora com o repouso, no máximo, pode aliviar parcialmente.

Agora, essa dor também pode ocorrer no braço esquerdo, no pescoço, na mandíbula ou, até mesmo, no estômago.

Caso esteja apresentando esse sintoma, procure seu médico imediatamente para uma avaliação.

O segundo sinal é a falta de ar

Se você estiver sentindo falta de ar, ou um cansaço excessivo ao fazer esforços, às vezes até com esforços leves: ATENÇÃO, isso pode ser um problema no coração.

Principalmente se essa falta de ar piora no esforço e melhora no repouso.

Esse sintoma pode ser sinal de alguma artéria coronária que está com uma placa de gordura que está crescendo, podendo até mesmo já ter um coágulo que ainda não obstruiu o fluxo de sangue totalmente.

Portanto se você tem falta de ar ou mesmo dor no peito que está piorando nos últimos dias ou semanas procure atendimento médico imediatamente.

E saiba também que nem sempre o problema no coração se manifesta com dor no peito.

Às vezes, o único sintoma é essa falta de ar ou esse cansaço excessivo.

Principalmente mulheres e pacientes portadores de diabetes podem ter sintomas atípicos.

Inclusive, muita gente pode ter infarto ou outro problema cardíaco até mesmo sem nenhum sintoma.

O terceiro sintoma que pode acontecer antes do infarto é o desmaio

Pacientes que apresentam tontura ou desmaios sem explicação, podem na verdade ter um problema cardíaco.

E esse problema, se não tratado a tempo, pode evoluir para um ataque cardíaco ou infarto.

Por isso, caso apresente tontura com piora recente ou esteja apresentando desmaios, procure o seu médico para uma avaliação.

O quarto sintoma que pode ser um sinal de um infarto é a sudorese (ou suor excessivo)

Normalmente, esse suor é uma sudorese excessiva, aquele suor frio, acompanhado de palidez.

Isso pode ser um sinal de obstrução nas artérias coronárias.

Pois muita gente, como eu disse, NÃO apresenta dor no peito, mesmo que tenha já algum problema no coração.

Por isso, esse suor frio deve ser avaliado por um médico, principalmente se acompanhado de tontura, falta de ar e sensação de morte iminente.

O quinto sinal que pode vir antes do infarto é a fadiga

A fadiga, ou um cansaço excessivo, sem explicação e que piora progressivamente pode ser um sintoma indicativo de algum problema cardíaco também.

Principalmente se piora com os esforços, mesmo com os pequenos esforços.

Portanto é um sinal que você também deve ficar atento para evitar algo pior com a sua saúde.

Desse modo, caso esteja apresentando esse sintoma, procure seu médico para avaliar melhor.

O sexto sinal de que você pode ter um ataque cardíaco são os sintomas gastrointestinais

Sintomas no sistema digestivo como náuseas, dor no estômago, ou má digestão, podem na verdade não ser devido a problemas no estômago e, sim, no coração.

Principalmente se esses sintomas pioram no esforço físico.

Por exemplo, se vc está sentindo dor no estômago ao subir um lance de escada, esse pode ser um sinal de alerta para alguma doença no coração.

E o sétimo e último sinal que pode preceder o infarto é a ansiedade

Alguns estudos mostraram que sintomas psiquiátricos podem preceder um ataque cardíaco.

Entre esses sintomas estão a irritabilidade, o humor deprimido e a ansiedade com somatização de sintomas, como falta de ar, dor no peito e palpitações.

Portanto, é importante ficar atento a esse tipo de sintoma também, principalmente se eles aparecerem de repente e sem um motivo claro.

Por exemplo, se você não está ansioso e de repente sente essa ansiedade junto com algum sintoma cardiológico, como falta de ar, dor no peito ou palpitações, é melhor conversar com seu médico.

E esse foi o artigo de hoje, espero que você tenha gostado.

Não esqueça de deixar um comentário aqui embaixo sobre o que achou do post.

Deixe também as suas sugestões de temas para os próximos artigos.

Um abraço e até a próxima.