Search
Close this search box.

Pressão alta tem cura?

Pressão alta tem cura?

E-Book Dieta DASH (Grátis)

Baixe agora mesmo seu exemplar do nosso E-Book Dieta DASH e tenha no seu celular, tablet ou computador um dos maiores guias de saúde para o coração do Brasil!

Quando se fala em pressão alta ou hipertensão, uma das principais dúvidas das pessoas é se a pressão alta tem cura. Se há alguma maneira de curar a hipertensão.

Eu particularmente já vi opinião tanto defendendo que sim como outras defendendo que isso seria um mito, que a pressão alta não teria cura.

Pois a princípio, realmente a hipertensão é uma doença crônica, ou seja, a rigor não tem realmente cura, mas sim controle através de tratamento.

Porém, alguns pacientes conseguem controlar a hipertensão, sem mais necessitar de remédios.

Por exemplo, pacientes após a cirurgia bariátrica podem perder uma grande quantidade de peso, às vezes 50-60 kg ou mais, e aí, muitos deles conseguem parar de usar os remédios de pressão.

Então, de certa forma, podemos dizer que esses pacientes ficam curados, pois a sua pressão fica normal mesmo sem usar nenhum remédio.

Outro exemplo também, é aquele paciente que é muito ansioso e está estressado, ele chega no consultório com uma pressão levemente aumentada, vamos dizer 150×100 mmHg ou 15 por 10.

Então esse paciente começa a tratar dessa ansiedade e vamos dizer depois de alguns meses aquela situação que estava causando o estresse se resolve.

Então a pressão dele se normaliza. Isso acontece porque o estresse intenso aumenta a pressão. E às vezes, melhorando esse estresse e tratando a ansiedade a pressão volta ao normal.

Mas isso geralmente só acontece com pacientes que tem a pressão levemente aumentada, o que a gente chama de estágio I.

Pacientes com a pressão mais alta acima de 160x100mmHg, dificilmente conseguem controlar a sua pressão sem medicamentos.

Então vou falar agora nesse artigo, das maneiras que você pode controlar a sua pressão sem medicamentos, ou seja, como “curar”, entre aspas, a hipertensão arterial.

Meu nome é Diogo Kalil, sou médico cardiologista, e quero te ajudar a cuidar da sua saúde.

Por isso, confira agora mesmo o artigo e compartilhe nas suas redes sociais e grupos de whatsapp, para ajudar cada vez mais pessoas a terem uma saúde melhor.

Então, qual é a principal maneira de melhorar a pressão alta?

Bem, eu já dei uma pista anteriormente, a principal medida não-farmacológica para controlar a hipertensão é perder peso.

A perda de peso pode induzir uma queda de 0,5 a 2mmHg para cada 1kg de peso perdido.

Ou seja, uma perda de 10kg pode reduzir a pressão em até 20mmHg.

Então, uma pressão de 14 passaria para 12, por exemplo.

Por isso, pacientes que perdem 50-60kg após uma cirurgia bariátrica, mesmo que use 3 remédios ou mais para a pressão, podem até mesmo parar de usar as medicações e ficar realmente curados.

Outros estudos sugerem que perder 5-10% do peso corporal, em pacientes com sobrepeso ou obesidade, pode reduzir a pressão em 10%.

Isso porque a obesidade aumenta a inflamação no organismo, o que produz substâncias na corrente sanguínea que promovem a vasoconstrição, ou seja, os vasos se tornam mais contraídos, aumentando a pressão arterial.

Portanto, se você quer ficar livre da pressão alta sem remédios, perca peso. É a principal medida que você pode tomar.

Outro modo de controlar a sua pressão sem remédios é parar o consumo de álcool.

O álcool é um importante fator de risco para a hipertensão arterial, pois ele vai enrijecendo a parede das artérias.

E quando as nossas artérias são mais rígidas, elas têm mais dificuldade para dilatar, podendo haver aumento da pressão arterial.

Por isso, aquelas pessoas que abusam do álcool tem um risco maior de ficarem hipertensas e, inclusive, tem um maior risco de doenças cardiovasculares como um todo.

E ATENÇÃO, o cigarro também é outra substância que aumenta também a rigidez dos vasos, podendo também causar a hipertensão.

Portanto, se você bebe ou fuma, tente parar para controlar a sua pressão.

E sabe o que mais pode ser a causa de uma hipertensão? O abuso de descongestionantes nasais.

Isso porque muitos desses descongestionantes nasais possuem vasoconstritores, como a fenilefrina ou nafazolina.

Essas substâncias promovem uma contração dos vasos da mucosa nasal melhorando a passagem de ar pelo nariz, melhorando a respiração.

Mas essas substâncias terminam sendo absorvidas pela corrente sanguínea e, em excesso, causam vasoconstrição nas artérias, aumentando a pressão arterial.

Por isso, caso você faça uso desses descongestionantes e esteja sofrendo com hipertensão, suspenda o seu uso para melhorar a pressão.

Outra medida que vc pode fazer para controlar a sua pressão é reduzir o sal da dieta

O consumo de sal deveria ser restrito a 5g de sal por dia, porém a média de consumo do brasileiro pode chegar de 9 a 13 gramas de sal, dependendo da população estudada.

5 gramas de sal seriam 5 saquinhos daqueles que vem nos restaurantes ou 5 tampinhas de canetas bic, cheias de sal por dentro. Isso para o dia todo, em todos os alimentos.

Um estudo publicado em uma revista médica, mostrou que a redução no consumo de sal para 6g por dia, reduz a pressão arterial sistólica em 7mmHg e a diastólica em 4 mmHg em pacientes hipertensos.

Outro estudo mostrou que você trocar o sal de cozinha, que é o cloreto de sódio, pelo sal light, que é composto por 75% de cloreto de sódio e 25% de cloreto de potássio, reduz o risco de AVC ou derrame cerebral em cerca de 14%.

Portanto, reduza o sal também para controlar a sua pressão.

E outra medida que você pode usar para melhorar a hipertensão é fazer uma dieta.

E a dieta que foi especialmente desenhada por especialistas com a finalidade de controlar a hipertensão é a dieta DASH.

Essa palavra DASH é uma sigla em inglês: Dietary Aproach to Stop Hypertension, traduzindo: abordagem dietética para cessar a hipertensão.

Essa dieta consiste na redução do consumo de sódio e no aumento do consumo de potássio e cálcio, mas tudo isso através da alimentação.

Na prática, deve-se diminuir o consumo de carnes vermelhas, consumir mais vegetais (pelo menos 5 porções por dia), aumentar o consumo de laticínios com baixo teor de gordura (como leite desnatado ou semidesnatado, iogurte natural, queijos lights), aumentar o consumo de sementes gordurosas (como castanhas e nozes) e trocar os cereais refinados por grãos integrais (como o arroz integral por exemplo). Recomenda-se também aumentar o consumo de azeite e peixes.

Eu fiz um ebook completo sobre a dieta DASH e vou deixar o link na descrição deste artigo e no primeiro comentário para você baixar gratuitamente.

E além de tudo isso que eu falei, os exercícios também são fundamentais para quem quer controlar a pressão alta.

E a boa notícia é que todos os exercícios funcionam para melhorar a hipertensão, inclusive a caminhada.

Portanto, faça pelo menos 150 minutos de atividades físicas moderadas por semana.

Além disso, os exercícios vão te ajudar a perder peso, a manter a massa magra, a melhorar o condicionamento e, inclusive, reduzem o risco de mortes por qualquer causa.

Diversos estudos mostram também que os exercícios ajudam a prevenir as doenças mentais, como a ansiedade e a depressão.

Então, depois de tudo isso que eu falei, a hipertensão tem cura ou não? Na realidade, isso é PARCIALMENTE uma verdade.

Pois, veja bem, a rigor não podemos dizer que a hipertensão tenha cura, pois é uma doença crônica.

MAS muitos pacientes conseguem parar de usar os remédios e controlar a pressão sem remédios.

Porém, a princípio, esses pacientes não deixaram de ser hipertensos, apenas estão controlados sem remédios.

Embora, como já vimos aqui, algumas pessoas conseguem se livrar definitivamente dos remédios, por exemplo, os pacientes após a cirurgia bariátrica.

Portanto, o que interessa é que sim, você pode se livrar dos remédios caso seja hipertenso.

E deixe um comentário me falando o que você achou desse artigo.

Se quiser, escreva também se você é hipertenso e se já conseguiu controlar a pressão sem remédios.

Um abraço e até a próxima.

Perfil do Dr. Diogo Kalil no Linkedin: https://www.linkedin.com/in/diogo-kalil/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de Ajuda?

Marque sua consulta!

Fale no WhatsApp

Matérias relacionadas

COLESTEROL ALTO
colesterol
COLESTEROL ALTO: CAUSAS E SINTOMAS

Olá pessoal, meu nome é Diogo Kalil, sou médico cardiologista e nesse post de hoje vamos falar das causas e sintomas do colesterol alto Se