O que é apneia do sono e quais os sintomas?

apneia do sono

Você já ouviu falar em apneia do sono?

Sabe o que é essa doença, quais os sintomas e como tratar?

Pois saiba que essa é a mais frequente doença do sono no mundo.

E ela pode atingir até cerca de 30% dos homens e até 15% das mulheres.

Portanto é uma doença muito frequente e que pode ter consequências muito sérias para a saúde.

Por exemplo, você sabia que pacientes com apneia do sono grave têm maior risco de mortalidade por todas as causas?

Por isso, peço que acompanhe este artigo até o final para entender melhor sobre esse importante problema de saúde.

E já vou te pedir também para compartilhar nas suas redes sociais e grupos de whatsapp, para ajudar seus amigos e familiares a terem uma saúde melhor.

Meu nome é Diogo Kalil, sou médico cardiologista e quero te ajudar a cuidar da sua saúde.

Acesse o meu site cardiologistadf.com.br e veja mais artigos sobre saúde e medicina.

Então, o que é apneia do sono?

Ela é definida como uma pausa na respiração por 10 segundos ou mais, que ocorre pelo menos 5 vezes a cada hora do sono.

E o que causa essas pausas na respiração durante o sono?

Bem, na grande maioria dos casos essas pausas são causadas por alguma obstrução na passagem de ar pelas vias aéreas da pessoa.

Em adultos, normalmente o que ocorre é que o relaxamento da musculatura da garganta e do pescoço dificulta a passagem de ar pela faringe e laringe do paciente.

Mas também existem outras causas como alterações na anatomia (como tamanho anormal da maxila ou mandíbula curta e hipertrofia de amídalas e adenoides, principalmente em crianças).

A obesidade é um importante fator de risco para apneia do sono, pois ela causa acúmulo de gordura no pescoço, diminuindo a passagem do ar pelas vias aéreas durante o sono.

Um estudo mostrou que um aumento no peso de apenas 10% pode aumentar o risco de apneia do sono em até SEIS vezes. Isso é muita coisa.

Por isso, uma importante maneira de prevenir a apneia do sono é manter uma alimentação saudável e fazer exercícios físicos para evitar a obesidade.

O álcool também pode piorar a apneia do sono pois deprime o sistema nervoso e a respiração e também relaxa de um modo exagerado a musculatura do pescoço e da garganta.

E o cigarro também é um importante fator de risco para essa doença, pois o tabagismo pode aumentar o risco de apneia do sono em até 3 VEZES.

E por que a apneia do sono prejudica a saúde?

Olha, isso acontece pois durante esses episódios de apneia, há uma queda da oxigenação na corrente sanguínea.

Então, nosso cérebro entra em um estado de alerta, ele interpreta essa falta de oxigênio como se fosse uma AGRESSÃO ou um estresse no organismo.

E com essa estimulação do nosso sistema nervoso, o nosso coração começa a bater mais rápido e os vasos se contraem, AUMENTANDO a pressão arterial.

Além disso, há aumento dos hormônios do estresse, como o cortisol, provocando uma tendência a aumento do peso e aumento do risco do desenvolvimento de diabetes.

E quais são os sintomas da apneia do sono

Os possíveis sintomas são: roncos, que são percebidos por outra pessoa (normalmente o cônjuge ou companheiro), engasgos durante a noite, paradas na respiração, que nem sempre são percebidas.

Algumas pessoas podem ter um sono agitado e se movimentar muito durante a noite.

Normalmente, a pessoa também sente cansaço durante o dia, já acorda sonolento, fadigado, com aquela sensação de que o sono não foi restaurador.

Muitas vezes, pode ter também dor de cabeça logo pela manhã.

Dificuldades na memória e concentração podem ser comuns também.

E algumas pessoas já caem no sono durante o dia com facilidade, ao ver um filme ou assistir a uma aula por exemplo.

Se você sente algum desses sintomas procure seu médico para avaliar melhor o seu caso, pois a apneia é uma doença que pode ter consequências muito sérias para a sua saúde.

E quais são os riscos da apneia do sono

Como eu já disse, a apneia do sono aumenta o risco da pessoa desenvolver hipertensão, obesidade e diabetes.

Mas, ela também aumenta o risco de doenças cardiovasculares como um todo, como de doença coronariana (como o infarto e a angina), de arritmias cardíacas, de insuficiência cardíaca e do acidente vascular cerebral.

O paciente portador de apneia do sono, devido a sonolência diurna, tem um risco 2 a 3 vezes maior de acidentes automobilísticos.

Além disso, pode ter problemas de memória, de desatenção e dificuldades de raciocínio, já que é durante o sono que as nossas memórias são consolidadas e é nesse período também que o nosso cérebro descansa.

Desse modo, pacientes com essa doença costumam ter mais problemas de mau humor, irritabilidade, bem como depressão, psicose e disfunção sexual.

E como diagnosticar a apneia do sono?

O exame que faz o diagnóstico da apneia do sono é a polissonografia.

E você sabe como é feito esse exame?

Bem, o paciente para realizar a polissonografia, deve dormir no laboratório do sono, onde será monitorado.

Os parâmetros que são monitorizados durante o sono são: o eletroencefalograma, os batimentos cardíacos, os movimentos respiratórios, a saturação de oxigênio, além de outros dados que são coletados.

Como eu já disse, se o paciente tiver 5 ou mais pausas na respiração de, pelo menos, 10 segundos, está caracterizada a presença da apneia do sono.

E se o paciente tiver entre 5 a 15 episódios de apneia por hora, a apneia é classificada como leve; se houver entre 15 a 30 episódios ela é moderada. Mas se houver mais de 30 episódios, aí temos a apneia grave do sono.

Agora, você sabia que mesmo os pacientes com apneia leve podem ter já um risco aumentado para hipertensão?

E o pior, pacientes com apneia grave tem um maior risco de acidentes, um maior prejuízo nas suas atividades diárias devido a sonolência excessiva e maior risco de mortalidade por todas as causas, inclusive por doença cardiovascular.

E o tratamento da apneia do sono? Como é?

Bem, o tratamento principal para a apneia do sono é o uso do CPAP.

E você sabe o que é esse CPAP?

É basicamente uma máscara que a pessoa deve usar durante o sono, e essa máscara vem acoplada em um circuito e um aparelho que joga ar sob pressão para as vias aéreas do paciente.

Assim, o paciente não para de respirar, pois esse CPAP NÃO DEIXA e, além disso, o ar chega nos pulmões de maneira adequada, já que a pressão do sistema vence a resistência das vias aéreas do paciente.

Desse modo, o CPAP de acordo com estudos, ajuda a reduzir o número de episódios de apneia, a sonolência diurna, o número de acidentes, a hipertensão e até a depressão associada à apneia do sono.

Portanto é muito importante fazer o tratamento dessa doença da maneira correta, conforme indicado pelo seu médico, para melhorar a sua qualidade de vida e a sua saúde como um todo.

E você, costuma ter problemas de roncos durante o sono? Tem muita sonolência durante o dia?

Deixe aqui nos comentários a sua experiência com o assunto.

Um abraço e até o próximo artigo.