Search
Close this search box.

Colesterol Alto O Que Fazer Para Baixar?

Colesterol alto

E-Book Dieta DASH (Grátis)

Baixe agora mesmo seu exemplar do nosso E-Book Dieta DASH e tenha no seu celular, tablet ou computador um dos maiores guias de saúde para o coração do Brasil!

O colesterol é uma substância presente no nosso organismo que ajuda na formação das membranas celulares e na formação de hormônios.

Portanto é uma substância fundamental para a nossa vida.

Porém, quando o colesterol está alto ele pode causar sérios problemas de saúde.

Você sabe quais são os problemas que o colesterol alto pode causar?

Sabe o que fazer para abaixar esse colesterol quando ele se encontra elevado?

Então fique comigo até o final desse artigo que vou te dar dicas preciosas para você manter o seu colesterol controlado.

E eu já vou te pedir agora para compartilhar nas suas redes sociais e nos grupos de whatsapp, para ajudar as pessoas que você conhece a terem uma saúde melhor.

Então, o que é o colesterol?

O colesterol é um tipo de gordura, tipo uma substância gordurosa, presente no nosso corpo, que participa na fabricação das membranas celulares e de alguns hormônios.

E você sabe quais são os tipos de colesterol? 

Muita gente se confunde, pois existem várias siglas: LDL, HDL, VLDL.

Mas não se preocupe pois vou te explicar agora a diferença entre eles:

  1. O primeiro tipo de colesterol é a lipoproteína de baixa densidade, também conhecido como LDL ou colesterol ruim. Esse é o tipo de colesterol que, quando em excesso, pode se depositar na parede das artérias formando as placas de ateroma, popularmente conhecidas como placas de gordura. E quando há a formação dessas placas, há um aumento do risco da pessoa ter um evento cardiovascular, como o infarto agudo do miocárdio ou o acidente vascular cerebral.
  2. O segundo tipo de colesterol é a lipoproteína de alta densidade ou HDL. Ele é conhecido como o colesterol bom. E tem esse nome pois ajuda a limpar o excesso de colesterol ruim do sangue. Portanto, geralmente quanto mais elevado o HDL melhor, menos o risco de desenvolver entupimentos nas artérias. O ideal é que ele fique acima de 40mg/dl.
  3. O terceiro tipo é a lipoproteína de densidade muito baixa ou VLDL. Esse tipo normalmente transporta os triglicerídeos no sangue, um outro tipo de gordura que também pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares.

Agora que você já sabe quais são os tipos de colesterol, vou te mostrar o que o colesterol em excesso pode causar.

Como já expliquei, o colesterol, quando muito elevado no sangue, pode começar a se depositar na parede dos vasos sanguíneos.

Isso pode , lentamente ao longo de anos, ir causando a obstrução das artérias.

Essa obstrução lenta e gradual das artérias coronárias, que são os vasos que nutrem de sangue o nosso músculo do coração, pode ir dando uma doença conhecida como angina.

A angina ocorre quando a pessoa sente dor no peito ao fazer esforços físicos.

Geralmente é uma dor em aperto, que piora no esforço e melhora no repouso.

Porém, um outro problema dessas placas de gordura ocorre quando uma dessas placas se rompe.

Sim, é exatamente isso que você ouviu, essas placas possuem uma parede mais fina que o normal, podendo eventualmente se romper.

E aí o organismo forma um coágulo no local desse rompimento e isso causa uma obstrução súbita do fluxo de sangue por essa artéria, causando uma doença muito grave que se chama infarto agudo do miocárdio.

O infarto e as doenças isquêmicas do coração foram a maior causa de morte no Brasil em 2021 depois do coronavírus.

Foram mais de 107 mil brasileiros que perderam a vida por essas doenças somente em 2021.

Já o acidente vascular cerebral, ou derrame cerebral, foi responsável por cerca de 97 mil pessoas no ano passado, sendo a terceira maior causa de mortes.

Mas aí você pode me dizer, olha doutor, eu não acredito nisso pois conheci uma pessoa que tinha o colesterol muito alto e viveu até 100 anos de idade.

O que acontece é que esse colesterol alto apenas aumenta o risco de doenças cardiovasculares. Mas essas doenças dependem de outros fatores de risco como hábitos de vida, genética, a presença de outras doenças como hipertensão ou diabetes.

Por isso, às vezes uma pessoa com o colesterol não tão alto ou até normal pode ter um infarto e outra com o colesterol alto pode não ter nada.

Mas para você jogar as chances a seu favor é necessário controlar essa substância quando ela estiver alta, pois aí você estará reduzindo o seu risco de ter um infarto ou AVC.

E como controlar o colesterol alto?

A primeira medida, e talvez a mais importante, é ter um estilo de vida saudável.

A dieta para controlar o colesterol deve ter poucas gorduras saturadas.

A gordura saturada é aquela presente principalmente nos produtos de origem animal, como carnes, leite e seus derivados, mas também está presente no óleo de côco, óleo de dendê e em produtos industrializados.

Portanto, produtos de origem animal que sejam mais gordurosos, como a manteiga, alguns queijos mais gordurosos, o bacon, a banha de porco, devem ser evitados ou consumidos o mínimo possível.

A carne vermelha deve ser reduzida, dando-se preferência às carnes mais magras, como o frango ou peixe.

Quanto aos laticínios, como o leite, iogurte ou queijo, deve-se preferir os com baixo teor de gordura.

Já as gorduras insaturadas, como aquelas presentes em produtos de origem vegetal são benéficas à saúde cardiovascular. Portanto, o azeite de oliva, as castanhas, o abacate, podem ajudar você a controlar seu colesterol.

Outra medida é aumentar o consumo de fibras, que estão presentes nos vegetais.

Portanto, coma mais frutas, verduras e legumes.

A aveia, por exemplo, pode ser uma ótima opção pois comprovadamente ajuda a baixar o colesterol.

Prefira também os grãos integrais em vez dos refinados, pois eles têm mais fibras.

Então, por exemplo, tente trocar o arroz refinado pelo integral e o pão pelo integral também.

Também faça atividades físicas.

Os exercícios físicos ajudam a baixar o colesterol ruim, o LDL, e a aumentar o bom, o HDL.

A OMS recomenda no mínimo 150 minutos de atividades físicas moderadas por semana.

Ou seja, vc pode, por exemplo, fazer uma caminhada intensa de 50 minutos três vezes por semana, ou de 30 minutos 5 vezes por semana.

O importante é não ficar parado.

E os remédios para abaixar o colesterol: é verdade que as estatinas fazem mal para a saúde?

Não é verdade, não existem comprovações científicas de que as estatinas sejam perigosas; pelo menos não tão perigosas quanto algumas pessoas alardeiam por aí.

Claro que toda medicação na medicina tem algum risco. Por exemplo, até mesmo a novalgina, um remédio já consagrado para dor de cabeça ou febre, possui algum risco.

Mas esse risco é considerado baixo.

É claro também, que não devemos usar essas estatinas de modo indiscriminado, prescrevendo sem critérios, em doses altas, para pessoas que não precisam.

Porém, se a pessoa realmente tem indicação de usar, os benefícios são muito grandes.

A maioria dos estudos mostrou uma redução no risco de infarto ou morte de até 30%¨com o uso das estatinas.

Esse benefício é mais claro nos pacientes de prevenção secundária, ou seja, naqueles que já tiveram um evento cardiovascular prévio, como um infarto, AVC ou algum entupimento em artéria.

Mas estudos com pacientes que nunca tiveram nenhum desses eventos também mostraram benefícios no uso das estatinas para reduzir o colesterol alto e diminuir também o risco de morte por doenças cardíacas.

Ou seja, quando bem indicadas, essas medicações podem salvar vidas.

Por isso, caso não consiga controlar seu colesterol com mudanças no estilo de vida, verifique com seu médico se é indicado usar alguma medicação.

E você? Ficou com alguma dúvida com relação a esse post? Tem colesterol alto e conseguiu controlar? Conte aqui embaixo qual a sua experiência com o assunto.

Um abraço e até o próximo artigo.

Perfil do Dr. Diogo Kalil no Linkedin: https://www.linkedin.com/in/diogo-kalil/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de Ajuda?

Marque sua consulta!

Fale no WhatsApp

Matérias relacionadas

COLESTEROL ALTO
colesterol
COLESTEROL ALTO: CAUSAS E SINTOMAS

Olá pessoal, meu nome é Diogo Kalil, sou médico cardiologista e nesse post de hoje vamos falar das causas e sintomas do colesterol alto Se