Search
Close this search box.

7 Principais Doenças Cardiovasculares: Sintomas e Como Tratar

Doenças Cardiovasculares

E-Book Dieta DASH (Grátis)

Baixe agora mesmo seu exemplar do nosso E-Book Dieta DASH e tenha no seu celular, tablet ou computador um dos maiores guias de saúde para o coração do Brasil!

Você sabia que as doenças cardiovasculares são um amontoado de enfermidades que trazem dano ao coração e aos vasos sanguíneos?

Elas surgem com o passar dos anos. Geralmente, tem ligação com hábitos que não são saudáveis ao corpo humano, como o sedentarismo e uma dieta com alto índice de carboidrato, açúcar e gordura.

Contudo, algumas doenças cardiovasculares podem ser diagnosticadas assim que o bebê nasce. Por exemplo: cardiopatia congênita.

Outro possível motivo para essas doenças são infecções por fungos, bactérias ou até por vírus, que provocam inflamação do coração, assim como acontece na miocardite e na endocardite.

É crucial que você dê importância e realize um tratamento ideal para as doenças cardiovasculares.

Além de causarem sintomas, como angina, inchaço no corpo e falta de ar, essas doenças são as principais causas de mortes ao redor do mundo.

7 principais doenças cardiovasculares: sintomas e como tratar

Como já mencionei anteriormente, tanto os vasos sanguíneos quanto o coração são atingidos pelas doenças cardiovasculares.

Por isso, é preciso se manter atento quanto às causas das doenças que serão citadas a seguir. Veja:

Hipertensão

Caracterizada pela elevação da pressão arterial, geralmente acima de 140 x 90 mmHg, a hipertensão pode causar mal funcionamento do coração.

Essa doença ocorre principalmente devido ao envelhecimento, aumento de peso, falta de exercício e consumo de alimentos com alto índice de sódio.

Mas também, há outras condições que causam a hipertensão, tais como: doenças renais e diabetes.

Principais sintomas

Geralmente, a hipertensão não causa sintomas, porém em alguns casos é possível perceber alguns, como:

  • tontura;
  • dor de cabeça;
  • alterações na visão; e
  • dor no peito.

Como é feito o tratamento

Em caso de sintomas, procure um Médico Cardiologista em Brasília para que um diagnóstico completo seja realizado.

Se realmente estiver com hipertensão, o especialista vai solicitar que use medicamentos para controlar o problema e que siga uma dieta com baixo teor de sal.

Infarto agudo do miocárdio

Conhecido também como ataque cardíaco, o infarto agudo do miocárdio (IAM), ocorre por causa do bloqueio do sangue que vai ao coração, que quase sempre é causado pelo acúmulo de gordura nas artérias do coração.

Principais sintomas

O principal sintoma do infarto agudo do miocárdio é a forte dor no peito que pode ir para o braço. Entretanto, pode existir tonturas, mal estar e suores frios.

Tratamento

Ao sentir qualquer dor no peito forte, é preciso procurar ajuda com um cardiologista.

A avaliação será feita e, para prevenir ou combater o infarto, será solicitado que utilize medicamentos que impedem a formação de coágulos e que ajudam o fluxo sanguíneo chegar ao coração e ir para todo o corpo.

Em certas ocasiões, é preciso até realizar uma cirurgia de emergência.

Insuficiência cardíaca

É comum que a insuficiência cardíaca ocorra em pessoas que possuam pressão alta, doença coronariana, Doença de Chagas ou outras causas.

Ela pode causar enfraquecimento do coração e, com isso, haver problemas ao bombear sangue para todo o corpo.

Principais sintomas

Os sintomas associados à insuficiência cardíaca são inchaço nos membros inferiores, falta de ar e tosse seca durante à noite.

Como tratar

O tratamento precisa ser indicado por um médico cardiologista.

Porém, geralmente é realizado com medicamentos para baixar a pressão, como Lisinopril ou Enalapril, além de Bloqueadores Beta-adrenérgicos (como o carvedilol) que, junto com diuréticos, trabalham para que a pessoa melhore.

Além disso, é solicitado que realize atividades físicas com regularidade e diminua o consumo de sódio.

Cardiopatia congênita

A cardiopatia congênita ocorre quando o coração sofre alteração enquanto o bebê ainda está no útero.

Isso pode resultar em problemas na função do músculo cardíaco.

Vale ressaltar que as cardiopatias podem ser leves ou graves. Contudo, podem ser diagnosticadas ainda no útero, através do ecocardiograma fetal e ultrassom.

Principais sintomas

Os sinais e sintomas da cardiopatia congênita que ocorrem em bebês são a cianose, que é quando os lábios e as pontas dos dedos ficam roxos, baixo peso, apetite fraco, respiração rápida e curta e cansaço excessivo.

Porém, em crianças com mais idade e em adultos, pode aparecer infecções respiratórias, coração acelerado e boca roxa depois de esforços físicos.

Endocardite

Você sabia que a inflamação do tecido que reveste o coração por dentro se chama endocardite? É geralmente causada por infecção.

Por mais que a infecção seja a maior causadora dessa doença, a endocardite pode ocorrer por causa de demais doenças, como febre reumática, câncer e doenças autoimunes.

Principais sintomas

A febre, suor em excesso, calafrios, dor muscular, falta de ar, tosse persistente e pele pálida são sintomas da endocardite que podem aparecer.

Entretanto, existem casos que podem haver perda de peso e sangue na urina.

Como é feito o tratamento

A utilização de antifúngicos e antibióticos são os principais medicamentos recomendados para o combate ao microrganismo causador da doença.

Em casos raros, pode ser preciso a realização da troca da válvula acometida. De qualquer forma, um médico cardiologista deve dar a orientação correta quanto ao seu caso.

Arritmias cardíacas

A arritmia cardíaca nada mais é que a alteração dos batimentos do coração, que torna os batimentos mais lentos ou mais rápidos ou sem regularidade.

Pode ser ocasionada por doenças do coração como: valvulopatias, anemia, doença de Chagas, doença coronariana, doenças cardíacas genéticas (como miocardiopatia hipertrófica) etc. Ou podem ser primárias mesmo, por defeito no sistema de condução do coração.

Principais sintomas

Dentre os principais sintomas das arritmias cardíacas, é possível citar: palpitações no peito, cansaço, dor no peito, palidez, falta de ar e suor frio.

Tratamento

Basicamente, o tratamento das arritmias tem o intuito de regularizar os batimentos cardíacos da pessoa.

Dessa forma, pode ser recomendado o uso de medicamentos, marcapasso ou até mesmo uma cirurgia de ablação, em casos mais graves.

Angina

Sabe quando há sensação de peso no coração, aperto ou dor no peito? Normalmente, isso ocorre quando o fluxo sanguíneo que vai até o coração diminui, causando a angina (dor no peito).

A angina ocorre, normalmente, em pessoas com 50 anos ou mais, que têm diabetes, sedentarismo, pressão alta, tabagismo ou outros fatores de risco. Mas pode aparecer em pessoas aparentemente saudáveis também.

Principais sintomas

Dentre os principais sintomas que envolvem a angina, é possível citar: sensação de queimação, suor frio, aperto e/ ou dor no peito, que pode durar até 20 minutos e que pode irradiar para ombro, braço ou pescoço, falta de ar, etc.

Como é feito o tratamento

O tratamento não deve ser feito por conta própria. É necessário consultar com um cardiologista para verificar o tipo da angina.

E, com isso, ele vai recomendar uso de medicamentos para controlar os sintomas, evitar formação de coágulos, melhorar a pressão arterial e regular o fluxo de sangue.

É sabido que o coração é um órgão vital do corpo humano. Por isso, caso esteja desconfiando que está com algum problema cardíaco, procure um médico especializado, assim como é o Dr. Diogo Kalil.

Primeiramente, um diagnóstico deve ser feito junto com algumas perguntas sobre sua alimentação, frequência de atividades físicas, problemas cardíacos em familiares, etc.

Após, é possível que o médico solicite exames como ecocardiograma ou um teste de esteira, para avaliar a condição de seu coração.

Por último, se o resultado der positivo para alguma doença cardiovascular, é preciso iniciar um tratamento ideal para controlar, e se possível, curar o paciente.

Espero que você tenha entendido mais sobre as principais doenças cardiovasculares.

Confira os demais artigos do blog para que você possa estar ainda mais antenado nas atualizações que envolvem a saúde do coração.

Perfil do Dr. Diogo Kalil no Linkedin: https://www.linkedin.com/in/diogo-kalil/

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de Ajuda?

Marque sua consulta!

Fale no WhatsApp

Matérias relacionadas

Sopro cardíaco
Doenças cardíacas
Sopro Cardíaco

escubra tudo sobre o sopro cardíaco! Neste conteúdo, vamos desmistificar essa condição, explicando suas causas, sintomas e tratamentos. Entenda como identificar e lidar com o

Exames Cardiológicos
Exames
Exames Cardiológicos

Descubra tudo sobre exames cardiológicos! Neste conteúdo, exploramos os principais testes que ajudam a avaliar a saúde do seu coração. Acompanhe e entenda a importância