Search
Close this search box.

5 Alimentos que Ajudam a Baixar a Pressão Arterial

Alimentos para baixar a pressão alta

E-Book Dieta DASH (Grátis)

Baixe agora mesmo seu exemplar do nosso E-Book Dieta DASH e tenha no seu celular, tablet ou computador um dos maiores guias de saúde para o coração do Brasil!

É possível controlar a pressão arterial por meio da alimentação? Neste artigo, você vai descobrir como 5 alimentos específicos podem te ajudar a diminuir a hipertensão.

Olá pessoal, sou o Dr. Diogo Kalil e aqui no meu site, minha missão é compartilhar com vocês práticas para melhorar a saúde do coração. Por isso, se esse conteúdo for útil para você, compartilhe com seus amigos e familiares.

Antes de falarmos sobre os 5 alimentos que ajudam a baixar a pressão arterial, é importante que você entenda o que é a hipertensão.

O que é hipertensão e como ela afeta o corpo?

A pressão alta é uma doença que pode atingir qualquer pessoa, independentemente da idade, gênero, classe social ou condição financeira. Ela está relacionada com a força que o sangue faz contra as paredes das artérias para circular pelo corpo. Quando o espaço entre as artérias é menor, o coração precisa fazer mais força para bombear o sangue, o que acaba dilatando o coração e danificando as artérias.

A hipertensão é uma doença traiçoeira, pois raramente apresenta sintomas em fases iniciais e pode ser perigosa quando não é controlada. Com o tempo, a pressão elevada machuca as paredes dos vasos sanguíneos, que ficam mais estreitos e endurecidos. Esse processo pode entupir ou romper os vasos, causando doenças graves como infarto, insuficiência cardíaca, angina e AVC. A hipertensão também pode causar insuficiência renal, problemas na visão e até mesmo cegueira.

Alimentos que reduzem a pressão arterial

Por isso, é importante controlar a pressão arterial, e uma das formas mais eficazes é através da alimentação. Existem alimentos específicos que podem ajudar a controlar a hipertensão, e é isso que vamos ver agora.

Bananas e outros alimentos ricos em potássio

Ricas em potássio, as bananas podem ajudar a controlar a hipertensão. Uma banana média contém cerca de 422 mg de potássio, que reduz os efeitos do sódio e alivia a tensão nas paredes dos vasos sanguíneos. Homens devem consumir 3.400 mg de potássio diariamente, enquanto as mulheres devem consumir 2.600 mg. Além das bananas, outros alimentos ricos em potássio são damascos, lentilhas, ameixas, abóboras e batatas. Pessoas com doença renal devem consultar um médico antes de aumentar a ingestão de potássio, pois o excesso pode ser prejudicial.

Beterraba: um superalimento para a saúde do coração

O segundo alimento da nossa lista é a beterraba. Beber um suco de beterraba pode reduzir a pressão arterial a curto e longo prazo, isso acontece porque a beterraba contém nitrato, que é o precursor na produção de óxido nítrico no corpo.

Uma das propriedades do óxido nítrico é a vasodilatação, ou seja, aumenta o fluxo sanguíneo. Um estudo de 2015 descobriu que pessoas com hipertensão que beberam 250 mililitros (ml), ou cerca de 1 xícara, de suco de beterraba vermelha todos os dias durante 4 semanas tiveram pressão arterial mais baixa.

Os pesquisadores registraram uma queda média na pressão arterial de 7,7/5,2 milímetros de mercúrio (mm Hg) durante um período de 24 horas.

As dicas de uso incluem:

Beber 1 copo de suco de beterraba por dia

Adicionar beterraba a saladas

Preparar a beterraba como acompanhamento

Uma porção de beterraba é cerca de 1 xícara, que é cerca de 2 beterrabas pequenas ou 1 grande, aproximadamente.

Como o alho pode ajudar a baixar a pressão arterial

O alho tem propriedades antibióticas e antifúngicas, muitas das quais podem ser devidas ao seu principal ingrediente ativo, a alicina. Um estudo de 2020 concluiu que o alho em geral, e especificamente o alho Kyolic, pode reduzir a pressão sanguínea, a rigidez arterial e o colesterol.

Além disso, o alho pode realçar o sabor de muitas refeições salgadas, incluindo refogados, sopas e omeletes. Também pode ser uma alternativa ao sal como aromatizante, sendo altamente recomendado.

Os benefícios das lentilhas e outras leguminosas

As lentilhas fornecem proteínas e fibras. Especialistas afirmam que elas podem beneficiar os vasos sanguíneos de pessoas com hipertensão. Os autores de um estudo de 2013 analisaram os efeitos de uma dieta rica em leguminosas em ratos. Os ratos consumiram uma dieta com 30% de leguminosas, incluindo feijão, ervilha, lentilha e grão-de-bico. Com isso, o consumo de leguminosas pareceu diminuir os níveis de pressão arterial e colesterol. Um estudo de 2014 com testes em humanos, com um total de 554 participantes, descobriu que o consumo de leguminosas pode reduzir a pressão arterial em pessoas com ou sem hipertensão. No entanto, os autores observam que mais estudos são necessários para tirar conclusões mais assertivas. De qualquer forma, as pessoas podem usar lentilhas de várias maneiras, como, por exemplo, como alternativa à carne moída, adicionando volume às saladas ou até mesmo como base para ensopados e sopas.

Benefícios das Nozes

Vários estudos descobriram que comer nozes de vários tipos pode ajudar a controlar a hipertensão. Um estudo de 2016 observou que nozes, avelãs e pistache parecem melhorar a função endotelial, o que pode beneficiar a pressão arterial e a saúde do coração. É importante optar por nozes sem sal. Quanto ao uso, você pode adicioná-las a saladas, usar em lanches simples ou até mesmo fazer um prato principal como um assado de nozes. É importante ressaltar que as pessoas não devem consumir nozes se tiverem alergia a nozes. Caso você seja alérgico a nozes, existem outros alimentos que podem ajudar a baixar a pressão alta. Se você quiser uma lista completa de alimentos, deixe aqui nos comentários para eu saber que gravo para vocês.

O QUE MAIS POSSO FAZER PARA BAIXAR MINHA PRESSÃO ARTERIAL?

Além das medidas dietéticas, ou seja, usar a alimentação como meio preventivo, é recomendado também que você se exercite regularmente, aprenda estratégias para reduzir ou controlar o estresse do dia a dia, pare ou reduza o hábito de fumar, mantenha um peso corporal moderado e, claro, consulte sempre o seu médico para tomar os medicamentos recomendados.

Agora que você já sabe quais são os 5 alimentos que ajudam a baixar a pressão alta, é importante saber como proceder caso sua pressão suba. Vou deixar um link aqui de um vídeo para você saber o que fazer nos casos em que a pressão não baixa de jeito nenhum. Então, corre agora e clica no link para ver, porque está imperdível.

Por hoje é isso, te vejo no próximo artigo. Espero que tenha gostado do conteúdo. Grande abraço e até mais!

Perfil do Dr. Diogo Kalil no Linkedin: https://www.linkedin.com/in/diogo-kalil/

4 respostas

  1. Caro Dr Diogo obrigado pelas informações muito útil para nossa saúde
    Irei seguir dicas e entrarei em contato em 2 mês
    Tenha um bom dia
    Abraço
    Renato Baptista

  2. Dr . Eu tenho a pressao alta , so que descobri que a minha e devido a devida hormonal hiperaldosmeriose achei falei correto , vc poderia me indicar um remedio , gráto …….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de Ajuda?

Marque sua consulta!

Fale no WhatsApp

Matérias relacionadas

Rotina Saudável
Qualidade de vida
Como Estabelecer uma Rotina Saudável

Pronto para transformar sua vida com uma rotina saudável? Neste post, vamos desvendar as melhores dicas para você começar. Descubra como estabelecer hábitos que te