Search
Close this search box.

LOSARTANA: Para Que Serve? Contraindicações

LOSARTANA

E-Book Dieta DASH (Grátis)

Baixe agora mesmo seu exemplar do nosso E-Book Dieta DASH e tenha no seu celular, tablet ou computador um dos maiores guias de saúde para o coração do Brasil!

A losartana é o remédio mais prescrito do Brasil e o mais usado para controlar a pressão alta, mas você sabe exatamente para que serve a losartana?

Como ela age no seu corpo? Quem pode e quem não pode tomar? Quais os efeitos colaterais e cuidados ao se tomar a losartana? 

Olá pessoal, meu nome é Diogo Kalil,  sou médico cardiologista.

Você também vai descobrir se a losartana causa impotência, se ela engorda ou não, se dá sono e muito mais

É muito importante saber disso pois ela é o medicamento mais comum no combate da pressão alta por ter um ótimo custo e benefício, pois ela tem um preço bastante acessível e é muito eficiente para combater a pressão alta.

Para que serve a losartana?

A losartana é um dos principais medicamentos para controlar a pressão arterial, ela faz parte do grupo de bloqueadores de receptores de angiotensina, conhecidos também como BRA, que servem para baixar a pressão alta.

Ela também ajuda a diminuir a coagulação do sangue, o que é muito bom para quem sofre com hipertensão arterial, pois quando uma coagulação é ativada, ela forma um êmbolo que pode ir até o coração ou outros órgãos, podendo causar um infarto ou AVC, além de outras complicações.

Além disso, ela também ajuda a combater o coração fraco, que é a insuficiência cardíaca, ela reduz o risco de infarto e AVC, derrame, diabetes do tipo 2

Pode ajudar também a reduzir a insuficiência renal e a carga do coração.

Tenho certeza de que essas coisas você não sabia né? Comenta aqui embaixo se você achava que a losartana servia apenas para baixar a pressão alta.

Como a losartana funciona? O que ela faz no corpo?

Lembra que eu falei que a losartana faz parte do grupo de medicamentos BRA, que são os bloqueadores de receptores de angiotensina?

Pois bem, pra te responder como ela funciona, preciso antes explicar o que é essa tal angiotensina.

A angiotensina é um hormônio peptídico que causa vasoconstrição, ou seja, ela contrai os vasos sanguíneos gerando uma resistência no fluxo dentro das artérias e consequentemente aumentando a pressão arterial.

Um exemplo bem didático para você entender é uma mangueira, imagine que a mangueira é uma artéria do coração e está saindo água com uma determinada força, se você colocar o dedo bloqueando parte da saída da água, o que vai acontecer?

A água vai sair com mais pressão, quanto menor o espaço, maior a pressão, e é exatamente isso que acontece nos seus vasos sanguíneos quando a angiotensina contrai os seus vasos.

Ai que entra a losartana, como ela age como bloqueadora desse receptor, ela vai impedir que o vaso contraia, em outras palavras, a losartana é um vasodilatador, e quanto maior o espaço nas artérias, menor a pressão, e é dessa forma que a losartana ajuda a baixar a pressão arterial.

Agora que você entendeu bem como a losartana funciona, será que qualquer pessoa pode tomar esse medicamento? 

Então vamos descobrir.

Quem pode tomar a losartana?

A losartana é indicada para pessoas que sofrem com hipertensão arterial pelos motivos que falamos anteriormente.

Mas ela também pode ser indicada para tratar outros tipos de problemas, como por exemplo insuficiência cardíaca, pois ela pode ajudar a combater o coração fraco.

Ela pode ser indicada para reduzir o risco de infarto e AVC, derrame, diabetes do tipo 2, nefropatia diabética, hipertensão portal, bem como casos mais específicos.

Como você vai saber qual é o seu caso?

Simples, indo ao médico, jamais se automedique, pois essa prática pode causar sérios riscos para a saúde do seu coração e para a sua saúde em geral, reforçando que a ideia é te explicar apenas como funciona a losartana, não é para incentivar a automedicação.

Caso você esteja sofrendo com pressão alta e queira minha ajuda, você pode agendar uma consulta online ou presencial, nosso consultório fica em Brasília, vai ser uma satisfação te ajudar.

Contraindicações: Quem não pode tomar a losartana?

A losartana jamais pode ser tomada por mulheres gestantes ou que estejam desejando engravidar, porque a composição dela oferece graves riscos ao feto

Além disso, pessoas que tenham hipersensibilidade a fórmula da losartana também não é recomendado que façam seu uso, além de pacientes que têm apenas um rim ou que sofram com insuficiência hepática ou renal.

E como tomar a losartana, qual a dosagem ideal?

A dosagem pode variar entre 25 a 100 mg por dia, essa é a dosagem máxima recomendada e ela pode ser consumida uma ou duas vezes ao dia.

Se a dosagem for pequena, como por exemplo 25 mg, pode ser uma vez ao dia apenas.

Mas como a losartana é absorvida rapidamente pelo organismo e tem uma meia vida de aproximadamente 6 horas, ou seja, esse é o tempo aproximado que metade da fórmula já foi eliminada pelo seu corpo, o mais comum é tomar ela duas vezes ao dia de 12 em 12 horas.

Uma informação relevante é que a losartana atinge seu potencial máximo após 1 hora do seu consumo e não tem diferença no resultado se você tomar ela com o estômago cheio ou vazio.

Quais os efeitos colaterais?

A losartana é um medicamento muito eficiente e com poucos efeitos colaterais, os mais comuns e bem tolerados são tontura, fadigas, diarreia, dor de cabeça e abdominal, náusea e tosse leve.

Mas ela pode apresentar outros efeitos colaterais como hipotensão arterial, que é a redução da pressão arterial, especialmente ao se levantar, que é conhecido como hipotensão ortostática.

A oligúria, que é a diminuição da quantidade de diurese, ou seja, o paciente pode urinar com menos frequência do que o normal.

Hiperpotassemia, que é o aumento de potássio no organismo, principalmente em pacientes com doença renal crônica, ou até mesmo os que suplementam com potássio.

E o aumento de potássio de maneira exagerada é ruim pois pode trazer problemas para o seu coração.

Hiponatremia, que a diminuição do sódio no sangue, alopecia, que é a queda de cabelo, principalmente ao lado das sobrancelhas.

E também existem os efeitos colaterais raros, como por exemplo, pode piorar a função renal em pacientes com insuficiência renal avançada, pode levar o paciente a ter arritmias cardíacas, distúrbios da condução elétrica do coração, hepatite, leucopenia e neutropenia.

Lembrando pessoal, que todo medicamento tem efeitos colaterais e se você for ver ao pé da letra a bula você fica muito assustado e não toma medicamento de jeito nenhum.

As empresas são obrigadas a colocar todos os efeitos colaterais que já aconteceram eventualmente por questões jurídicas, mas não é porque o medicamento tem efeito colateral que vai acontecer com você, esses efeitos colaterais são muito raros.

É só você pensar quantos medicamentos você já tomou em toda a sua vida e quantos deles causou algum efeito colateral, se é que causou.

A intenção não é te assustar e sim te orientar com as melhores informações sobre saúde da atualidade.

Agora vou responder as dúvidas mais frequentes sobre esse medicamento.

A losartana causa impotência?

E a resposta é não! 

Impotência não é um efeito colateral da losartana, a disfunção erétil pode ocorrer com muita frequência em pacientes diabéticos e existem outras medicações para a pressão que também podem causar disfunção erétil, mas não é o caso da losartana, se você sofre com disfunção, deve ir ao urologista.

A losartana faz mal para a saúde?

Acredito que esse vídeo tenha deixado bem claro sobre os benefícios da losartana e também sobre as contraindicações, qualquer dúvida sugiro que reveja esse vídeo novamente, mas respondendo essa pergunta, não faz mal para a saúde, desde que você não esteja no grupo de pessoas que tenham contraindicações à losartana.

A losartana engorda?

Esse medicamento não causa ganho de peso, mas alguns pacientes podem apresentar retenção de líquido, o que vai gerar um inchaço

A losartana da sono?

Sim, em alguns casos a losartana pode causar tonturas ou sonolência, assim como qualquer outro medicamento de pressão alta, se esse sintoma está te afetando muito e te prejudicando, o recomendado é que você vá ao cardiologista e fale para ele sobre isso, para ver o que pode ser feito.

Perfil do Dr. Diogo Kalil no Linkedin: https://www.linkedin.com/in/diogo-kalil/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de Ajuda?

Marque sua consulta!

Fale no WhatsApp

Matérias relacionadas

Rotina Saudável
Qualidade de vida
Como Estabelecer uma Rotina Saudável

Pronto para transformar sua vida com uma rotina saudável? Neste post, vamos desvendar as melhores dicas para você começar. Descubra como estabelecer hábitos que te