Search
Close this search box.

5 Principais Exames do Coração e Para Que Servem

Exames do Coração

E-Book Dieta DASH (Grátis)

Baixe agora mesmo seu exemplar do nosso E-Book Dieta DASH e tenha no seu celular, tablet ou computador um dos maiores guias de saúde para o coração do Brasil!

O presente artigo visa mostrar quais são os 5 principais exames do coração e para que servem.

Antes de tudo, é importante ressaltar que em caso de sintomas de qualquer doença cardíaca, é preciso procurar um médico cardiologista no DF.

Apenas um profissional confiável pode realizar um diagnóstico minucioso de seu organismo e solicitar apenas os exames que realmente importam.

Confira abaixo os 5 exames cardíacos que seu médico pode te solicitar.

5 principais exames do coração e para que servem

Você sabia que o funcionamento cardíaco pode ser avaliado através de diversos exames do coração solicitados por seu médico em conformidade com a história clínica do paciente e de seus familiares, se preciso for.

Certos exames são realizados com o intuito de analisar como está seu sistema cardiovascular, como: raio X de tórax e eletrocardiograma.

Em contrapartida, quando há presença ou sintomas de doenças como arritmias e angina, é possível que seu médico cardiologista indique a cintilografia do miocárdio, teste de esforço, ecocardiograma, M.A.P.A e holter.

Dessa forma, os principais exames do coração são:

Raio X de tórax

O raio X e radiografia  de tórax, como também é chamada, avalia o contorno da aorta e do coração.

Esse exame é capaz de avaliar se há sinais ou sintomas de acúmulo de líquidos nos pulmões. Pois é o que leva à insuficiência cardíaca.

Vale ressaltar que o Raio X verifica o contorno da aorta, que é um dos principais vasos sanguíneos que leva sangue para todo o organismo.

Normalmente, este exame é realizado com a pessoa de pé e com ar nos pulmões, pois assim a imagem é obtida de modo mais correto possível.

Para que serve?

Conhecido por ser um exame inicial, o raio X serve para avaliar casos de coração grande, aumento dos vasos sanguíneos e também se há deposição de cálcio na aorta, que ocorre por causa da idade.

Além disso, é possível verificar se há a presença de secreções e de líquidos.

Entretanto, o exame não deve ser realizado em gestantes, principalmente nos primeiros 3 meses devido à radiação emitida no decorrer do exame. 

Se porventura o médico achar que é indispensável realizar o exame, é preciso que a gestante use uma proteção de chumbo na barriga para que nem você e nem seu bebê sofram danos.

Eletrocardiograma

Você sabia que o eletrocardiograma é um exame que tem por finalidade avaliar o ritmo cardíaco?

Para isso, é preciso que o paciente esteja deitado e que deixe colocar pequenos contatos de metal e cabos sobre sua pele do tórax.

Do mesmo modo como o raio X de tórax, o eletrocardiograma é tipo como um exame inicial que avalia o funcionamento e a condição do coração.

Por isso, está incluído como um exame de rotina solicitado por um cardiologista.

Ah, mais um detalhe importante, este exame pode ser usado para avaliar o tamanho de determinadas cavidades do coração para que os riscos de infarto e arritmia sejam diminuídos ao máximo.

O eletrocardiograma não causa dores e é bem rápido, sendo diversas vezes feito por seu próprio cardiologista no consultório. 

Para que serve

Serve para a detecção de batimentos cardíacos irregulares ou arritmias, para a avaliação de alterações sugestivas de infarto novo ou antigo e para a sugestão de mudanças hidroeletrolíticas como aumento ou diminuição de potássio no sangue.

É importante dizer que qualquer pessoa pode fazer um eletrocardiograma. 

Contudo, há chances de haver dificuldades ou interferências na realização do exame em pessoas que:

  • têm algum membro amputado;
  • que têm lesões de pele;
  • excesso de cabelo na região torácica; e 
  • em pacientes que usaram cremes hidratantes no corpo momentos antes do exame.

Em alguns casos raros, o resultado do eletrocardiograma pode apresentar alterações até se o paciente ficar se mexendo durante o exame.

Holter

Por sua vez, o objetivo do holter é realizar uma avaliação do ritmo cardíaco no decorrer do dia inteiro por meio de um gravador portátil que possui os mesmos eletrodos do eletrocardiograma.

E também, há um gravador que fica conectado ao corpo do paciente, registrando a informação de cada batimento cardíaco.

Por mais que o tempo para fazer o exame seja de 24h, existem casos mais difíceis que precisam de 48h ou até 1 semana para que a investigação do ritmo cardíaco seja feita com sucesso.

Caso haja a presença de sintomas como angina e palpitações, é preciso que sejam anotadas em um diário. Para que seja avaliado o ritmo cardíaco nesses períodos.

Para que serve

Os objetivos deste exame são:

  • detecta arritmias cardíacas;
  • investiga sintomas de tontura, palpitação ou desmaios que podem ser causados por descompasso do coração;
  • avalia o efeito de marca-passos ou remédios para tratar arritmias.

O holter pode ser realizado em qualquer paciente, porém deve ser evitado em pessoas que têm irritações na pele. Pois, a fixação dos eletrodos pode ser alterada.

Vale lembrar que qualquer pessoa com treinamento pode instalar o holter, porém um cardiologista deve analisar.

Teste de ergométrico

O teste ergométrico, também chamado de teste da esteira ou teste de esforço, tem o intuito de observar as mudanças da pressão arterial no decorrer de um esforço físico.

Este exame pode ser feito tanto em uma esteira quanto numa bicicleta ergométrica.

Este é o melhor teste para simular situações que exigem esforço do corpo, tais como: subir ladeiras ou escadas, correr para pegar um transporte público, etc. 

Pois todos esses esforços podem causar falta de ar ou desconforto em pessoas que têm o risco de infarto.

Para que serve

Através dele é possível fazer uma avaliação do funcionamento do coração durante o esforço físico, detectando presença de falta de ar, dor no peito ou arritmias.

Ele também pode diagnosticar a presença de obstruções nas artérias do coração.

Obviamente, este teste não é indicado para pessoas que possuem dificuldades de se locomoverem, como impossibilidade de pedalar, correr ou andar ou que estão com doenças agudas, como insuficiência cardíaca ou infecção, pois podem ser agravadas no exame.

Ecocardiograma

Também denominado de ecodopplercardiograma, o ecocardiograma é um ultrassom do coração, que tem por finalidade realizar imagens do órgão no decorrer de suas atividades.

É realizada uma avaliação da espessura das paredes, tamanho, funcionamento das valvas cardíacas e a quantidade de sangue bombeada.

Por não usar radiação para obter imagens, é um exame bastante usado e que proporciona diversas informações a respeito do coração.

Este tipo de exame é muito solicitado quando há necessidade de investigação de sintomas que podem indicar uma insuficiência do coração, tais como: inchaço nas pernas e falta de ar, por exemplo.

Para que serve

O ecocardiograma auxilia na avaliação feita pelo médico sobre a funcionalidade do coração. 

Através dele é possível detectar sopros cardíacos, insuficiência cardíaca e presença de tumores no coração e mudanças no formato dos vasos e do coração.

Pacientes obesos ou com próteses nas mamas e pessoas que não conseguem deitar de lado, como indivíduos com fraturas na perna, entubados ou em estado grave, possuirão muitas dificuldades para a realização deste exame.

Espero que você tenha entendido ainda mais a respeito dos 5 principais exames do coração e para que servem.

Continue acompanhando os demais artigos do blog para que você se torne mais um antenado nos assuntos e se mantenha prevenido contra todas as doenças cardíacas.

Perfil do Dr. Diogo Kalil no Linkedin: https://www.linkedin.com/in/diogo-kalil/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de Ajuda?

Marque sua consulta!

Fale no WhatsApp

Matérias relacionadas

COLESTEROL ALTO
colesterol
COLESTEROL ALTO: CAUSAS E SINTOMAS

Olá pessoal, meu nome é Diogo Kalil, sou médico cardiologista e nesse post de hoje vamos falar das causas e sintomas do colesterol alto Se