Valvulopatia Cardíaca: Causas, Sintomas e Tratamento

Aprender e entender o que é valvulopatia pode ser a sua dúvida e de diversas pessoas. Para isso, criei esse artigo a fim de te deixar por dentro de o que é, causas, sintomas e quais tratamentos são indicados para combater a valvulopatia cardíaca.

O que é valvulopatia?

A valvulopatia cardíaca, que é conhecida também apenas por valvulopatia, é um aglomerado de problemas que causam dano às válvulas cardíacas.

Dentre as existentes, a válvula mitral, responsável por separar o átrio esquerdo do ventrículo esquerdo, é a que mais sofre. A válvula aórtica também é atingida.

Essa doença acontece por causa do endurecimento das válvulas, com isso, o coração encontra dificuldade de bombear sangue para o corpo.

Portanto, a valvulopatia pode acelerar o desenvolvimento de outras doenças, tais como: parada cardíaca, arritmia ou a dilatação do coração.

Vale ressaltar que é mais comum que a valvulopatia surja em homens com 65 anos ou mais e em mulheres com 75 anos ou mais. Na grande maioria, os sintomas não são fáceis de detectar.

Como existe a dificuldade do bombeamento sanguíneo, você pode se sentir cansado(a), fraco(a) ou com falta de ar em diversos momentos do dia. Para isso, é importante procurar um Cardiologista em Brasília para que exames sejam realizados.

Principais sintomas

A valvulopatia pode fazer com que a pessoa não tenha sintomas por muitos anos, porém, é possível que ela sinta piora com o passar dos anos.

Pelo fato que haver dificuldade para o coração bombear sangue, alguns sintomas podem aparecer, que são:

Dor no peito;

Falta de ar;

Inchaço nas pernas, tornozelos ou pés;

Tonturas;

Palpitações cardíacas;

Cansaço excessivo e constante;

Fraqueza;

Falta de ar durante atividade física leve;

Inchaço excessivo na barriga.

Os sintomas citados acima podem não estar diretamente ligados à doença, contudo, alguém pode ter a valvulopatia de forma grave e não desenvolver sintomas.

Se porventura estiver com os sintomas, é necessário procurar um cardiologista a fim de que confirme o diagnóstico e comece o tratamento rapidamente.

Principais causas da valvulopatia

A valvulopatia pode atingir qualquer uma das 4 válvulas existentes no coração humano: mitral, aórtica, pulmonar ou tricúspide.

Elas abrem e fecham todas as vezes que há batimentos cardíacos, pois assim, o coração consegue bombear o sangue para o corpo todo.

É importante dizer que a doença pode até ser encontrada no nascimento (valvulopatia congênita), porém, pode aparecer mesmo com 70 anos, por circunstâncias de:

Degeneração das válvulas cardíacas;

Febre reumática ou valvulopatia reumática;

Calcificação das válvulas;

Endocardite;

Cardiomiopatia;

Sífilis;

Diabetes;

Arritmia;

Doença inflamatória sistêmica;

Doença coronariana ou infarto;

Pressão alta;

Colesterol alto;

Aneurisma da artéria aorta.

Essas causas possibilitam que as válvulas endureçam ou que haja o fechamento errôneo das mesmas.

Com isso, a passagem do sangue é dificultada e aumentam as chances de ocorrer uma insuficiência cardíaca.

Principais tipos

Têm vários tipos de valvulopatia que possuem classificações diferentes em concordância com a válvula cardíaca atingida.

1. Valvulopatia mitral

Comecei citando a respeito da valvulopatia mitral, pois é comumente surgida por haver lesões na válvula denominada de mitral, que está localizada na divisão entre o ventrículo e o átrio esquerdo.

As tosses, náuseas, falta de ar, fadiga, palpitações e o inchaço nos membros inferiores são os mais comuns sintomas da doença.

2. Valvulopatia aórtica

Seguindo o mesmo conceito anterior, a lesão que ocorre na válvula aórtica é chamada de valvulopatia aórtica, que está ao lado esquerdo do coração e possui a função de permitir a passagem do sangue entre a artéria aorta e o ventrículo esquerdo.

Os dois sintomas do início da doença são as palpitações e a falta de ar.

Entretanto, na fase avançada os problemas como a dificuldade de respirar, perder a consciência, sentir náuseas, dor no peito e insuficiência cardíaca podem ir surgindo e piorando com o tempo.

3. Valvulopatia pulmonar

A válvula pulmonar encontra-se no lado direito do coração e tem a função de permitir que haja passagem de sangue para as artérias pulmonares e dessas para os pulmões.

E, a valvulopatia pulmonar acontece quando há lesão na própria válvula pulmonar. Entretanto, por ser difícil de encontrar pessoas com essa doença, é possível que ela tenha surgido com problemas cardíacos ainda na fase jovem.

Com seu surgimento em casos avançados, é possível verificar que os sintomas da valvulopatia pulmonar são: cansaço nos músculos, parada cardíaca, falta de ar ou inchaço nas pernas.

4. Valvulopatia tricúspide

E por fim, a valvulopatia tricúspide é causada por lesão na válvula tricúspide, que está localizada entre o ventrículo e o átrio direitos.

Esse tipo de doença geralmente ocorre por meio de infecções, tipo: endocardite, febre reumática e descontrole da pressão arterial pulmonar.

O aumento de peso, dor de barriga, sensação de falta de ar, angina, palpitações e inchaço das pernas são os principais sintomas da doença;

Tratamento da valvulopatia

Logicamente, para dar início ao tratamento da valvulopatia, é necessário que haja acompanhamento e orientação médica.

Pois, encontrar o tratamento adequado vai depender diretamente tanto da gravidade da doença, quanto dos sintomas do paciente.

Os objetivos de tratar a valvulopatia cardíaca são de trazer proteção à válvula de possíveis danos futuros, diminuir as dores e incômodos causados pela doença, e até mesmo, fazer a reparação da válvula cardíaca.

Normalmente, o cardiologista faz a indicação de utilizar remédios antiarrítmicos, vasodilatadores, diuréticos, betabloqueadores ou anticoagulantes, a fim de que haja um melhora nos sintomas de falta de ar, palpitações cardíacas e inchaço.

Caso a valvulopatia cardíaca seja causada por infecção, o médico cardiologista pode fazer a indicação de antibióticos.

Em outros casos, pode haver a possibilidade de realizar uma cirurgia com o objetivo de reparar ou fazer a substituição das válvulas atingidas.

Vale ressaltar que não importa se a pessoa apresenta sintomas ou não da doença. Mesmo que ela esteja no início, é importante a cirurgia para que não haja maiores problemas no futuro.

A valvulopatia cardíaca não tratada pode gerar outras doenças, tais como: insuficiência cardíaca, parada cardíaca e arritmia, por exemplo.

Cuidados que se devem tomar no tratamento

Ao dar início ao tratamento, siga as dicas citadas abaixo para controlar a valvulopatia, que são:

Mantenha o nível de açúcar no sangue equilibrado ou até busque tratamento da diabetes com um médico;

Não fumar;

Manter o peso saudável;

Fazer acompanhamento médico a fim de controlar a pressão alta;

Dormir pelo menos 8 horas por noite.

Fazer exercícios físicos;

Evitar ao máximo ingerir bebidas alcoólicas e cafeína;

Não utilizar drogas, tais como: cocaína ou anfetaminas;

Não se deve esquecer que ir ao médico para acompanhar os sintomas e o diagnóstico é de suma importância até para que ele possa te orientar a respeito da alimentação rica em legumes e verduras, pobre em gordura, sódio e glicose e atividade física.

Complicações causadas pela valvulopatia

Dentre as principais doenças ocasionadas pela complicação da valvulopatia são:

Insuficiência cardíaca;

Infarto;

Arritmia;

Parada cardíaca.

Além disso, uma valvulopatia pode aumentar o risco de formação de coágulos no sangue e o desenvolvimento de embolia pulmonar ou AVC.
Espero que tenha aprendido mais a respeito da valvulopatia. Caso esteja com sintomas, procure um médico cardiologista no DF para evitar ou curar essa doença que atinge diversas pessoas no nosso país.

1. Boa tarde,
    Achei muito importante pra mim, seus comentários. Agradeço muito.
    Mas moro em São Paulo, Bairro Bom Retiro. O Dr. teria aqui em São Paulo um Cardiologista Especialista em Valvulopatia para me indicar. Fico imensamente agradecida.

2. Bom dia!!! Eu amei suas explicações, estou sendo acompanhada por minha cadiologista e de agora em diante, vou tomar muito cuidado com a minha alimentação e com minhas atividades físicas. Mas eu queria deixar uma pergunta? Qualquer uma dessas doenças Valvulopatia, dá direito à aposentadoria?