Exposição ao sol pode aumentar expectativa de vida

exposicao-ao-sol

Pesquisadores na Suécia acharam relação entre nível de exposição ao sol e expectativa de vida.

Todos nós estamos cansados de saber dos malefícios da exposição prolongada ao sol, não é mesmo?

Sabemos que a exposição a essa radiação UV pode causar câncer de pele e envelhecimento.

Mas, tudo na vida tem um outro lado.

A exposição ao sol pode aumentar a expectativa de vida.

Foi o que pesquisadores suecos encontraram em um estudo.

Leia este trecho da matéria publicada na Veja:

O trabalho, conduzido por pesquisadores do Hospital Universitário Karolinska e da Universidade de Lund, ambos na Suécia, acompanhou 29.518 mulheres durante 20 anos. Os resultados mostraram que aquelas que evitam o sol vivem de 0,6 a 2,1 anos menos do que as mulheres que tomam banho de sol com frequência.

De acordo com os autores, a exposição ao sol reduz o risco de doença cardíaca e outras condições não cancerosas. Os resultados sugeriram, inclusive, que a falta de sol pode ter o mesmo impacto do tabagismo sobre a expectativa de vida. “Descobrimos que não fumantes que se não se expunham ao sol corriam um risco de morte semelhante ao de fumantes com alto índice de exposição solar. Isso indica que evitar a exposição ao sol pode ser um fator de risco da mesma magnitude do tabagismo”, disse Pelle Lindqvist, principal autor do estudo.

Um dos motivos para esse efeito benéfico do sol poderia ser o de aumentar a vitamina D. Porém mais estudos são necessários antes de tirarmos maiores conclusões.

Por outro lado os mesmos pesquisadores alertam também para o risco de câncer de pele. Por isso eles recomendaram o uso de protetor solar 30 minutos antes da exposição ao sol.

Matéria completa em veja.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *