Search
Close this search box.

Exercícios Para Quem Está Com o Colesterol Alto

Exercícios Para Quem Está Com o Colesterol Alto

E-Book Dieta DASH (Grátis)

Baixe agora mesmo seu exemplar do nosso E-Book Dieta DASH e tenha no seu celular, tablet ou computador um dos maiores guias de saúde para o coração do Brasil!

Você foi diagnosticado com colesterol alto! E agora? Será que vai ficar refém de medicamentos para o resto da vida ou tem como diminuir o colesterol de maneira natural?

Meu nome é Diogo Kalil e no conteúdo de hoje eu vou falar 3 exercícios para você baixar o seu colesterol de maneira 100% natural.

Compartilha esse conteúdo com quem já tem colesterol alto ou quem suspeita ter, e ajude a compartilhar o bem.

O que é o colesterol?

O colesterol é uma substância gordurosa encontrada em todas as células do corpo. Ele é vital para o funcionamento adequado do organismo, pois desempenha várias funções importantes, como:

Construção de membranas celulares, produção de hormônios, síntese de vitamina D, produção de ácidos biliares.

O colesterol é produzido pelo fígado, mas também pode ser ingerido através da alimentação e existem 2 tipos de colesterol.

O colesterol ruim, o LDL, e o colesterol bom, o HDL. É importante você saber a concentração de cada um para manter sempre o equilíbrio e cuidar da sua saúde cardiovascular.

Quando o LDL, o colesterol ruim, aumenta no corpo há uma tendência à formação de placas de aterosclerose, acumulando e depositando gorduras nas artérias, o que aumenta o risco de infarto e AVC

Por outro lado o HDL pega o colesterol do seu corpo, inclusive o LDL e manda de volta para o fígado para ele ser quebrado e metabolizado.

Ou seja, é bom ter níveis altos de HDL, pois altos níveis de HDL estão associados a um menor risco de doenças cardiovasculares.

E sabe qual é a maneira mais eficiente de produzir HDL no nosso corpo?

Através das atividades físicas, mas não pense que é só ir pra academia que vai resolver não, existem tipos de exercício específicos para baixar o colesterol alto, já adianto que academia não é um desses, mas vou falar sobre isso mais pra frente, então fica comigo até o final.

Antes, vamos entender o que causa o colesterol alto. Basicamente existem 3 motivos que causam o colesterol alto, o primeiro não tem o que fazer, é a genética.

Se você tem parentes familiares, seus pais, seus avós, que sofriam com colesterol alto, você tem uma forte tendência a também ter seus níveis de colesterol LDL mais elevado.

O segundo motivo é pela má alimentação, lembre-se sempre, o fígado é responsável por produzir o colesterol, mas uma parte dele é devido ao consumo de alimentos que prejudicam e aumentam os níveis no seu corpo.

Alimentos como frutos do mar, lagosta e camarão por exemplo. Alimentos de origem animal no geral, como manteiga, carne, queijos também aumentam o colesterol.

E principalmente frituras, você pode até comprar óleos saudáveis, como o azeite de oliva, porém não adianta nada pegar ele e fritar, o processo de fritura é um veneno para a saúde do seu corpo e do seu coração.

O terceiro motivo é a junção dos dois, é a pessoa que tem genética e predisposição a ter colesterol alto e ainda assim se alimenta mal e come tudo que não deveria, esse é o pior dos casos. Agora, se você tem colesterol alto, basta se matricular na academia que vai resolver?

Não, não é bem por aí, existem exercícios específicos que ajudam a baixar o seu colesterol de maneira inteligente.

Voltando a falar dos exercícios, existem estudos que mostram que exercícios intensos como o treino HIIT por exemplo, que são exercícios intervalados de alta intensidade, não são eficientes para combater o colesterol alto.

A academia também, praticar musculação não é eficiente, exercícios de força são excelentes para deixar seus músculos mais fortes e preparar o seu corpo para o dia a dia, mas não serve para baixar o colesterol.

Quer dizer que se você faz academia deve sair?

Claro que não, pois a musculação traz diversos benefícios para a sua saúde, inclusive, eu até recomendo que você concilie os exercícios que vou falar nesse conteúdo com a academia.

Pois a musculação vai te dar uma base, vai preparar o seu corpo para ser capaz de fazer os exercícios que vão baixar de uma vez por todas o seu colesterol alto.

Mas afinal de contas, quais exercícios são eficazes para combater o colesterol alto? São os exercícios moderados, nem tão leve, nem muito intensos, eles são os mais eficientes e são ótimos aliados para baixar o colesterol.

Os 3 exercícios que eu recomendo que você faça são a caminhada rápida, o ciclismo leve, e a natação, que ao meu ver é o melhor de todos.

Para que esses exercícios cumpram a função de baixar o colesterol é importante que você pratique por pelo menos 30 minutos até 1 hora no máximo, que é o período ideal. A academia pode te ajudar a dar mais condicionamento para que o seu corpo aguente esse tempo de exercício moderado

Menos do que 30 minutos não é tão eficiente, pelo menos não para combater o colesterol alto. Se você não tiver condicionamento não tem problemas, comece aos poucos e vá aumentando a intensidade gradativamente.

Neste caso, é interessante você fazer uma consulta médica por 2 motivos. O primeiro é para avaliar o seu estado de saúde, para você praticar exercícios com segurança.

O segundo é para se aconselhar com o médico sobre estratégias para diminuir o seu colesterol que não dependa exclusivamente de exercícios e alimentação, que no caso, seria o uso de medicações, caso haja a necessidade.

Caso você queira ser atendido por mim, vou deixar o contato do meu consultório na descrição e nos comentários fixados.

Atendemos em Brasília e região e também online através da telemedicina.

Te espero lá, grande abraço, até mais!

Perfil do Dr. Diogo Kalil no Linkedin: https://www.linkedin.com/in/diogo-kalil/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de Ajuda?

Marque sua consulta!

Fale no WhatsApp

Matérias relacionadas

Sopro cardíaco
Doenças cardíacas
Sopro Cardíaco

escubra tudo sobre o sopro cardíaco! Neste conteúdo, vamos desmistificar essa condição, explicando suas causas, sintomas e tratamentos. Entenda como identificar e lidar com o

Exames Cardiológicos
Exames
Exames Cardiológicos

Descubra tudo sobre exames cardiológicos! Neste conteúdo, exploramos os principais testes que ajudam a avaliar a saúde do seu coração. Acompanhe e entenda a importância