Check-up Cardiológico: O que é, Sintomas, Quando Fazer e Mais!

Check-up Cardiológico

Certamente você já ouviu falar sobre o check-up cardiológico. Mas será que realmente sabe o que é ou quais os exames que podem ser solicitados?

Caso não saiba totalmente, fique calmo(a)! Pois, vou esclarecer esses pontos com exclusividade para você! Confira:

O que é check-up cardiológico?

O check-up cardiológico nada mais é que diversas avaliações e exames realizados por um médico cardiologista.

O principal objetivo desses testes é proporcionar uma avaliação da condição e da capacidade cardiovascular da pessoa.

Com isso, possíveis alterações no funcionamento ideal são identificadas.

A consulta do Dr. Diogo Kalil e a bateria de exames auxiliam na descoberta e/ou avaliação do risco do paciente desenvolver alguma cardiopatia, tais como: infarto ou insuficiência cardíaca, assim como solicitar ou contraindicar a prática de esportes.

De um modo geral, o check-up cardiológico precisa ser feito em homens com idade mínima de 45 anos e em mulheres no início da menopausa.

A explicação para isso é porque o risco de desenvolvimento de problemas cardíacos cresce nessa época da vida.

Porém, realizar esse tipo de check-up nestas faixas de idade não é uma regra.

Há outras razões que permitem que o check-up cardiológico seja solicitado tanto com idade inferior a que estabelecida quanto com maior frequência.

Quando fazer o check-up do coração?

Há diversas situações e casos que necessita que o check-up seja feito de modo anual. Por exemplo:

• Homens acima de 45 anos;
  • Mulheres depois do começo da menopausa;
  • Diabéticos;
  • Fumantes;
  • Pessoas com hipertensão;
  • Colesterol e triglicérides elevados;
  • Portadores de doenças cardíacas;
  • Obesos;
  • Praticantes de atividade física de alto impacto regular (como triátlon, corrida e outras);
  • Sedentários que querem iniciar atividade física;
  • Pessoas com histórico familiar de doenças cardiovasculares.

Sintomas de doenças cardíacos

Determinados sintomas de doenças cardíacas precisam ser considerados como um sinal de alerta para o ser humano.

Confira os sintomas mais frequentes abaixo::

• Ponta dos dedos com coloração azulada;
  • Falta de ar;
  • Fraqueza sem causa aparente;
  • Dor no peito;
  • Tonturas;
  • Pernas inchadas;
  • Cansaço inexplicável;
  • Sensação de palpitação ou coração acelerado.

Se porventura esteja com sintomas frequentes ou recentes, é preciso procurar seu médico cardiologista para que uma análise seja feita e, se preciso, um check-up cardiológico seja prescrito para um diagnóstico mais correto.

Exames importantes no check-up cardiológico

No momento que a pessoa vai a uma consulta cardiológica, o médico solicitará certos exames que compõem check-up cardiológico.

Todos os exames solicitados são importantes para uma avaliação completa da saúde cardíaca do paciente e para analisar se há risco de desenvolvimento de alguma cardiopatia.

Quando o diagnóstico é feito com antecedência, há aumento na chance de controle da evolução da doença e, em razão disso, as chances de melhora e controle do quadro são elevadas.

Veja abaixo quais os exames que são comumente solicitados em um check-up cardiológico:

Eletrocardiograma

Apesar de ser um exame que não causa dor, ser rápido e simples, algumas pessoas podem ter receio ou nervosismo de colocar eletrodos na região do tórax acompanhados de braceletes e ventosas nos membros inferiores e superiores.

Entretanto, é um procedimento extremamente confiável e o diagnóstico é certeiro.

Os eletrodos fixados no corpo realizam a captação das reações elétricas cardíacas de acordo com cada batimento do coração.

Este exame é um dos que mais são solicitados pois verificam qualquer mudança no funcionamento cardíaco, realizando o auxílio no diagnóstico de doenças como princípios de infarto e arritmias.

Ecocardiograma

Por sua vez, o ecocardiograma é um exame de imagem que as estruturas internas do coração se tornam visíveis.

Dentre os elementos presentes na estrutura cardíaca, é possível visualizar os ventrículos, átrios, válvulas e mais.

O exame nada mais é que um ultrassom que, através dele, diversas doenças cardíacas são diagnosticadas, tais como: derrame pericárdico, endocardite infecciosa, cardiopatias congênitas, hipertrofia ventricular, pericardites, sopros cardíacos e doenças valvulares.

Você sabia que ainda existe o ecocardiograma com Doppler colorido?

Neste tipo, a sonoridade produzida pelos batimentos cardíacos é captada por meio de curvas de Doppler, onde a velocidade do sangue dentro das artérias e válvulas é medida.

As imagens que são reproduzidas pelo exame mostram o sangue circulando, onde, geralmente, o vermelho é o sangue que se encontra perto da sonda e o azul é o sangue que está se afastando da sonda.

É sabido que há fluxos sanguíneos entrando e saindo do coração de direções distintas, por isso o exame também é chamado de mapeamento de fluxo em cores.

Teste de esteira

Também denominado de teste de esforço ou teste ergoespirométrico, este tipo de exame é aquele em que a pessoa tem eletrodos presos ao corpo enquanto realiza esforço físico em uma bicicleta ergométrica ou em uma esteira.

Neste caso, o foco está no monitoramento constante da pressão arterial e do eletrocardiograma durante o esforço.

É no teste de esteira que é possível verificar como o coração fica quando é submetido a grande esforço físico.

Vale ressaltar que o médico responsável pode fazer certas recomendações antes do exame, como solicitar a suspensão de uso de remédios.

Caso o paciente pratique atividade física com regularidade, é preciso que diga essa informação antes do começo da atividade.

Da mesma maneira se o paciente for sedentário. Informe!

M.A.P.A.

No (M.A.P.A.) Monitoramento Ambulatorial da Pressão Arterial, o paciente vai ficar com um monitor na cintura e um medidor de pressão arterial preso junto ao seu braço durante 24h.

Desta forma, a pressão arterial vai poder ser aferida no decorrer das atividades regulares da pessoa, dando ao médico informações mais precisas.

Holter

É um exame para verificação de mudança no ritmo cardíaco de uma pessoa. Com ele é possível detectar a fibrilação atrial, por exemplo.

Para isso, é preciso que o paciente fique com eletrodos em seu tórax durante 24h e com um monitor acoplado, registrando o ritmo do coração em diferentes momentos do dia.

Exames laboratoriais

E, por último, há diversos exames de sangue que seu médico pode solicitar na realização de um check-up cardiológico.

São exemplos de exames laboratoriais:

• Hemograma;
  • CK-MB;
  • Troponina e mioglobina ;
  • Triglicérides;
  • Colesterol e suas frações;

Glicemia em jejum

Apesar de todos os tipos de exames laboratoriais serem importantes, resolvi falar mais sobre a glicemia em jejum.

Esse tipo de exame é realizado para a verificação de diabetes no organismo do paciente.

É importante realizar este exame porque o diabetes resulta em diversos fatores que aumentam o risco da pessoa ter um acidente vascular cerebral (AVC) e infarto.

O tempo de jejum antes da realização do exame deve ser respeitado. Geralmente, o tempo varia entre 8h e 12h.

É importante que você se mantenha atento quanto aos sintomas de doenças cardíacas que podem surgir no decorrer do tempo.

Caso permaneça com sintomas, é preciso procurar um médico cardiologista ou, para quem mora no centro-oeste, o Dr. Diogo Kalil no DF para que uma avaliação seja realizada e um check-up solicitado para obter o melhor diagnóstico possível.

Pois, se der positivo para alguma doença do coração, é necessário iniciar com rapidez um tratamento médico para diminuir ou ficar curado do problema.

Espero que você tenha aprendido ainda mais a respeito do check-up cardiológico

Sugiro que acompanhe os demais artigos do blog para continuar se mantendo informado e aprendendo mais sobre as doenças do coração.