Cada Hora a Mais de Sedentarismo Aumenta o Risco de Diabetes

Sedentarismo

Fonte: Univadis

Cada hora a mais de tempo de sedentarismo diário pode aumentar a probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2. Isso foi indicado em um estudo realizado por cientistas holandeses e publicado na revista “Diabetologia”. Considerando cada hora a mais de tempo de sedentarismo, o risco aumenta em 22 por cento.

O estudo, realizado por pesquisadores da Universidade de Maastricht, incluiu dados de 2.497 participantes do “Estudo Maastricht” com uma média de idade de 60 anos. Por oito dias consecutivos, eles usaram um acelerômetro na coxa para medir o tempo exato de sedentarismo, o número de interrupções do sedentarismo e períodos sedentários prolongados (mais de 30 minutos).

Entre os participantes, 56 por cento tinham metabolismo glicêmico normal, 15 por cento tinham metabolismo glicêmico prejudicado e 29 por cento tinham diabetes tipo 2. A comparação desses grupos mostrou que os diabéticos passam a maior parte do tempo sentados, até 26 minutos mais do que as pessoas com metabolismo glicêmico normal ou prejudicado. Para cada hora sedentária a mais por dia, o risco de diabetes tipo 2 aumentou em 22 por cento, calcularam os pesquisadores. Não foram encontradas associações significativas para interrupções do sedentarismo e para o número e a duração de períodos sedentários prolongados.

Os autores destacaram que essa associação ainda precisa ser confirmada por mais estudos. No entanto, os resultados apresentam ainda uma outra indicação de que o comportamento sedentário – independentemente de alta atividade física – tem uma importante função no desenvolvimento do diabetes tipo 2, indicando que isso deve ser considerado pelos programas de prevenção de saúde pública.

Não deixe de se consultar. Se você esta na região do Distrito Federal entre em contato agora mesmo e agende uma consulta médica com cardiologista DF.