Search
Close this search box.

5 exercícios para você viver bem até os 80 anos

exercícios para você viver bem

E-Book Dieta DASH (Grátis)

Baixe agora mesmo seu exemplar do nosso E-Book Dieta DASH e tenha no seu celular, tablet ou computador um dos maiores guias de saúde para o coração do Brasil!

Você prefere chegar na velhice com saúde e disposição ou prefere depender de alguém para fazer coisas básicas como se levantar de uma cadeira?

Eu não sei qual foi a sua resposta, mas eu certamente prefiro chegar com vigor e disposição.

E se você, assim como eu, também deseja isso, fica comigo até o final porque eu vou te falar como conseguir uma saúde de ferro aos 80 anos.

Olá pessoal, meu nome é Diogo Kalil,  sou médico cardiologista e hoje você vai descobrir 5 exercícios básicos que todo mundo precisa fazer para viver por mais tempo com vitalidade, disposição e chegar aos 80 anos com saúde para dar e vender.

O quinto exercício é o melhor e mais completo de todos e vai te ajudar a ter uma saúde de ferro por muito tempo.

O primeiro exercício da lista é a caminhada um aeróbico que tem diversos benefícios para saúde.

A caminhada aumenta o fluxo sanguíneo pelo corpo, melhorando a circulação e ajudando o coração a bombear o sangue de maneira mais eficiente, fortalecendo o coração e reduzindo o risco de doenças cardíacas.

E não é só o fluxo sanguíneo que se beneficia, a caminhada também melhora a capacidade do sistema cardiovascular em fornecer oxigênio aos músculos e órgãos

Além disso, pode ajudar na manutenção da saúde dos vasos sanguíneos, promovendo a flexibilidade e prevenindo o acúmulo de placas nas artérias.

A prática regular de caminhada tem sido associada a uma diminuição da pressão arterial, o que é muito bom para a saúde cardiovascular e para reduzir o risco de hipertensão.

Como se já não fosse o bastante, ela envolve os músculos do corpo inteiro, contribuindo para o fortalecimento muscular e ajudando a melhorar a densidade óssea.

A caminhada também ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, pois ao caminhar o seu corpo libera endorfina, um neurotransmissor que é associado ao prazer e bem estar.

Se você já pratica caminhada, sabe do que estou falando, sempre quando você acaba vem aquela sensação boa, de dever cumprido, de bem estar, essa sensação boa é causada pela endorfina.

Se você está no grupo dos que não praticam, a minha sugestão é que comece desde já, pois só tem benefício para você e para a sua saúde no geral.

Apenas lembre-se de não exagerar no começo, você pode começar com uma caminhada de 10 minutos por dia e ir aumentando progressivamente, para 15 minutos, depois 20 e assim sucessivamente.

Após isso você pode intercalar 1 minuto de corrida e 4 de caminhada durante o percurso e ir aumentando gradativamente o tempo de corrida, e claro, respeitando sempre os limites do seu corpo.

Se você se sente inseguro para fazer qualquer atividade física que seja, o recomendado é que procure um médico cardiologista para fazer um checkup do estado de saúde do seu coração, para que você pratique atividades com o máximo de segurança possível.

Inclusive, eu posso te ajudar com isso, para agendar sua consulta presencial ou online, basta entrar em contato com o número na descrição.

O segundo exercício fundamental para cuidar bem do seu corpo são os alongamentos, pois eles vão te proporcionar mais flexibilidade, permitindo uma maior amplitude de movimento nas articulações e prevenindo a rigidez muscular.

E um corpo mais flexível tem menos chances de sofrer lesões musculares e articulares e também pode contribuir para uma melhor coordenação motora e equilíbrio.

O alongamento ajuda a relaxar os músculos, aliviando a tensão acumulada devido ao estresse e a má postura.

E por falar em postura, os alongamentos te ajudam a manter uma postura ereta e alinhada, te deixando com um aspecto mais saudável e jovial, sem falar que vai reduzir as dores nas costas e fortalecer a região da cervical e do abdômen que é de extrema importância para movimentos básicos como sentar, agachar, se levantar, ficar de pé.

E muitos idosos têm bastante dificuldade em fazer esses movimentos justamente porque não tem essa região forte o bastante.

O terceiro exercício essencial para viver bem até os 80 anos são os exercícios de força, que inclusive, é alvo de preconceitos por algumas pessoas, que acham que essa modalidade de treino é apenas por estética.

Mas muito pelo contrário, exercícios de força vão além de estética, pois eles ajudam no desenvolvimento e na potência dos músculos, o que reduz risco de lesão e agiliza a recuperação.

E quando falo exercícios de força, não existe nada melhor para fazer isso do que em uma academia.

Com músculos fortes, você vai estar mais preparado para as atividades do dia a dia, sem falar que com o passar dos anos, os músculos vão perdendo massa muscular e os exercícios de força ajudam a prevenir isso, pois o objetivo deles é aumentar a massa muscular.

Além disso, ajuda a aumentar a densidade óssea, prevenindo osteoporose, ajuda a proteger as articulações e melhora a postura, sem falar que músculos e articulações mais fortes podem ajudar a prevenir lesões e acidentes.

É muito comum o idoso se internar porque sofreu uma queda, tropeçou em algo, e isso na maioria das vezes acontece porque os músculos não tinham força suficiente para lidar com aquela situação.

Praticando musculação você pode prevenir muitos acidentes desse tipo na sua vida e dessa forma viver por mais tempo.

Os melhores exercícios são aqueles que vão te ajudar a fazer as atividades do dia a dia, por exemplo, agachamento, vai te dar forças nas pernas para agachar e se levantar, para pegar alguma coisa do chão e levantar por exemplo.

Existe um que se chama levantamento terra, que ajuda a fortalecer a parte inferior das costas, glúteos e pernas, além de melhorar a postura e a estabilidade.

Abdominais ajudam a manter seu core firme, que é a parte central do seu corpo, essencial para todos os movimentos básicos, manter a estabilidade e suportar a coluna.

E um músculo essencial para exercitar são as panturrilhas, pois a contração dos músculos da panturrilha durante o exercício pode ajudar a impulsionar o retorno venoso, contribuindo para a circulação sanguínea adequada no corpo todo.

O quarto da nossa lista são os exercícios cognitivos e de coordenação, que tem o objetivo de trabalhar e melhorar a sua memória, atenção, raciocínio, além de trabalhar a coordenação motora.

Alguns exemplos são quebra-cabeças, palavras cruzadas, sudoku, xadrez, além de aprender algo novo, como tocar violão, aprender uma nova língua, ou seja, sempre manter o seu cérebro ativo.

Para desenvolver coordenação alguns exemplos são ficar de uma perna só, andar em cima de uma linha sem desviar, treinamento funcional, ou até mesmo fazer aulas de dança, todas são excelentes formas de melhorar a sua coordenação motora.

Esse tipo de atividade é fundamental para prevenir declínios cognitivos associados ao envelhecimento, como a demência e a doença de Alzheimer, para manter os reflexos em dia e a capacidade do cérebro de se adaptar às mudanças do dia a dia.

Perceba que esses 4 exercícios cuidam de aspectos específicos da sua saúde.

Caminhada, é um exercício aeróbio, fundamental para melhorar a saúde cardiovascular.

Os alongamentos vão te ajudar a ser mais flexível e cuidar das suas articulações.

Os exercícios de força vão contribuir para atividades do dia a dia, te dando vigor e resistência, além de outros benefícios.

E os exercícios de cognição vão contribuir para você exercitar um dos órgãos mais importantes do seu corpo, o cérebro.

Com isso, você cuida de todos aspectos da sua saúde.

Agora, existe um exercício muito completo, que vai contribuir para praticamente todas essas áreas de uma única vez.

O próximo exercício da nossa lista para você viver bem até os 80 anos também faz parte do grupo de aeróbios e é um exercício muito completo, na minha opinião é um dos melhores a ser praticado devido aos grandes benefícios que ela proporciona em todos os aspectos que mencionei anteriormente.

O quinto exercício é a natação

A natação é um exercício aeróbico que fortalece o coração, melhora a circulação sanguínea e contribui para a saúde cardiovascular.

Nadar envolve o uso de vários grupos musculares, incluindo os músculos do tronco, braços, pernas e costas, promovendo o desenvolvimento muscular e a tonificação, além disso, devido a amplitude dos movimentos, ela ajuda a desenvolver flexibilidade, prevenindo a rigidez muscular.

A prática regular da natação ajuda a aumentar a resistência e o condicionamento físico geral, melhorando a capacidade do corpo de realizar atividades físicas por períodos mais longos, o que é essencial para quem busca viver bem até os 80 anos.

Ela é excelente para perder peso e queimar calorias, com isso você consegue se manter no peso saudável para o seu corpo.

Como a natação é uma atividade aeróbica que eleva a frequência cardíaca de maneira sustentada, ela promove a resistência cardiovascular e fortalece o músculo cardíaco.

Ela também serve para reduzir o estresse e ansiedade.

Mas os principais benefícios além de todos que já falei, são os seguintes:

Diferente de outras atividades, a natação estimula todo o seu corpo sem prejudicar as suas articulações, pois ela é uma atividade de baixo impacto, ou seja, se você tem alguma limitação ou condição que te impede de fazer atividades como corrida, musculação, a natação é perfeita pra você

Outro grande benefício é o aumento da capacidade respiratória, a natação melhora a capacidade pulmonar e a eficiência respiratória que é um mal que afeta bastante pessoas com idade avançada.

O terceiro benefício da natação é a socialização, ela promove interações sociais em um ambiente descontraído e divertido, ideal para manter sua mente sã e viver por mais tempo, inclusive, caso a natação seja muito difícil pra você, uma alternativa é iniciar pela hidroginástica e com o tempo evoluir para a natação.

Perfil do Dr. Diogo Kalil no Linkedin: https://www.linkedin.com/in/diogo-kalil/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de Ajuda?

Marque sua consulta!

Fale no WhatsApp

Matérias relacionadas

Rotina Saudável
Qualidade de vida
Como Estabelecer uma Rotina Saudável

Pronto para transformar sua vida com uma rotina saudável? Neste post, vamos desvendar as melhores dicas para você começar. Descubra como estabelecer hábitos que te