Search
Close this search box.

TESTE ERGOMÉTRICO

TESTE ERGOMÉTRICO

E-Book Dieta DASH (Grátis)

Baixe agora mesmo seu exemplar do nosso E-Book Dieta DASH e tenha no seu celular, tablet ou computador um dos maiores guias de saúde para o coração do Brasil!

Teste ergometrico. Esse é sem dúvidas um dos exames mais importantes, senão o exame mais importante para o seu coração.

Ele é responsável por verificar o entupimento das artérias coronárias e com isso é capaz de prevenir infartos. 

Mais de 300 mil pessoas sofrem com infarto todos os anos, e a cada 5 pessoas que tem infarto, uma vem a óbito.

Mas é possível prevenir esse mal através desse exame.

Olá pessoal, meu nome é Diogo Kalil,  sou médico cardiologista e hoje você vai aprender tudo sobre o teste ergométrico.

A dúvida mais comum que vejo das pessoas é sobre o preço, então já vou começar por ela.

Qual o valor do teste ergométrico?

O preço pode variar entre R$150,00 até R$350,00 dependendo da região em que você mora.

É um preço muito acessível para um exame de extrema importância como esse que pode salvar a sua vida.

Inclusive, a recomendação é que você faça ele pelo menos uma vez ao ano para monitorar a saúde do seu coração e conseguir verificar problemas com bastante antecedência, prevenindo assim o infarto agudo do miocárdio.

Outra dúvida comum é se existe diferença entre o teste ergométrico feminino ou o teste ergométrico masculino, e a resposta é não, o procedimento é o mesmo para ambos.

A única coisa que pode mudar é a orientação quanto a vestimenta, porém isso é assunto para o tópico como se preparar para o exame, então já vamos falar sobre isso.

Onde fazer o teste ergométrico ou o teste de esteira como também é conhecido?

A grande maioria das clínicas cardiologistas de hoje tem estrutura para fazer esse teste de esforço, recomendo que você consulte na sua região qual o local que seja da sua confiança.

Se você é daqui de Brasília ou região, vai ser uma satisfação te atender aqui na Cardiolago, no Hospital Daher.

Com que frequência você deve fazer o exame ergométrico?

O teste de esforço é um exame extremamente importante para o monitoramento da sua saúde, pois ele é capaz de identificar e prevenir infartos.

Por esse motivo, a recomendação é que você faça ele pelo menos uma vez ao ano para acompanhar a saúde do seu coração e evitar complicações futuras.

O teste de esteira tem algum risco para a saúde?

Ele é um exame seguro, desde que seja feito por um profissional capacitado, pois como o paciente será exposto a um teste de esforço, é importante seguir os protocolos corretos de acordo com o condicionamento do paciente.

Em casos raros o que pode acontecer são lesões musculares ou articulares se o paciente for exposto a uma atividade que sobrecarregue o seu corpo, ou até mesmo quedas se for feito de maneira equivocada sem as devidas preparações e orientações.

É normal o paciente ficar fadigado, isto é, cansado, pois o exame é justamente para isso, para ver o comportamento do coração em uma situação crítica, onde é exigido esforço físico.

Em casos raros, o teste de esteira pode desencadear complicações cardiovasculares, especialmente em pessoas com doenças cardíacas pré-existentes, como arritmias mais graves por exemplo.

Por esse motivo, aqui na nossa clínica, nós seguimos os protocolos com extremo cuidado, adaptando a intensidade do teste de esteira para cada paciente de acordo com uma avaliação prévia, sempre quem vai determinar o ritmo do teste ergométrico é o próprio paciente de acordo com as suas limitações.

Ou seja, não importa se você for um atleta ou uma idosa que não tem costume de praticar atividades físicas, é sim possível e seguro fazer esse exame que é tão importante para a saúde do seu coração.

O que é o teste ergométrico com ECG basal? Tem alguma diferença do exame tradicional?

O teste de esteira é basicamente o mesmo, a diferença é que no teste ergométrico com ECG basal, são realizados eletrocardiogramas antes, durante e depois do teste ergométrico com objetivo de registrar a atividade elétrica do coração enquanto o paciente está em repouso, antes de iniciar qualquer atividade física e após o esforço.

Inclusive, a fase de recuperação pós-exercício é tão importante quanto o próprio teste de esforço, pois é muito importante observar e entender como o coração retorna ao estado de repouso, se os batimentos voltam com um padrão normal ou tem alguma anomalia.

Como se preparar para o teste ergométrico?

Por ser um teste de esforço, é importante você tomar algumas medidas como por exemplo se hidratar bem, comer uma comida leve que não vá prejudicar o seu desempenho na hora do exame, muito menos fazer com que você passe mal.

Se você toma alguma medicação, é importante falar com o seu médico, para que ele oriente como vai ser o protocolo, se vai precisar interromper alguma delas ou não.

E claro, você deve usar roupas adequadas ao exame, os homens podem ficar sem camisa e as mulheres é aconselhável que vão de top, pois será necessário inserir os eletrodos no corpo do paciente para monitorar o desempenho do coração durante o exame.

Além disso, vá com uma calça leve e de tênis de caminhada ou corrida, que seja adequado e confortável para o exame.

Esse exame é de extrema importância, porque ele é capaz de prevenir infarto agudo do miocárdio, que a doença que mais mata no Brasil, então cuide da sua saúde e faça ele regularmente.

Além desse exame tem outro que também é muito importante que é o holter de 24 horas, para saber mais sobre ele basta clicar na imagem que está aparecendo na tela.

Perfil do Dr. Diogo Kalil no Linkedin: https://www.linkedin.com/in/diogo-kalil/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de Ajuda?

Marque sua consulta!

Fale no WhatsApp

Matérias relacionadas

Rotina Saudável
Qualidade de vida
Como Estabelecer uma Rotina Saudável

Pronto para transformar sua vida com uma rotina saudável? Neste post, vamos desvendar as melhores dicas para você começar. Descubra como estabelecer hábitos que te