Pressão alta tem cura?

Pressão alta tem cura? Essa é uma pergunta relativamente frequente em consultas médicas de cardiologia.

Quando o paciente recebe o diagnóstico de hipertensão arterial, logo quer saber se a pressão alta tem cura, se vai ter que usar remédio para sempre ou se há algum procedimento curativo.

Como já disse anteriormente em outros artigos, estima-se que a hipertensão acometa cerca de 1/4 da população brasileira.

Destes hipertensos, cerca de 10% apresentam algum tipo de resistência ao tratamento.

Nos últimos anos, alguns ensaios clínicos não controlados mostraram uma perspectiva para esses pacientes. O procedimento testado era a denervação simpática da artéria renal (feito via percutânea ou por “cateterismo”).

Os primeiros ensaios não controlados mostraram resultados promissores no controle da hipertensão através deste procedimento.

Porém, um estudo mais bem feito, chamado SIMPLICITY-HTN 3, um estudo prospectivo, duplo-cego, controlado por procedimento placebo (dito SHAM) mostrou que o procedimento de denervação da artéria renal não produziu redução da pressão arterial.

Então, afinal, pressão alta tem cura?

Resumindo: não, pressão alta não tem cura!

Mas tem controle!

Alguns pacientes conseguem inclusive controlar a pressão sem o uso de medicações.

Pacientes após grande perda de peso, por exemplo após uma cirurgia bariátrica, muitas vezes param de usar as medicações da pressão.

Mas não somente eles podem controlar a pressão sem medicações.

Uma dieta saudável, uma rotina de atividades físicas, manter níveis saudáveis de ingestão de sódio, manter o peso sob controle, tudo isso ajuda, e muito, a controlar a pressão arterial.

Se quiser saber mais sobre a melhor dieta para o controle da pressão, clique aqui!

Se quiser ver o artigo principal sobre hipertensão, clique aqui!

Caso tenha dúvidas ou se quiser fazer algum comentário, escreva abaixo!

Obrigado!