Você sabe quais são os sintomas da pressão alta?

A pressão alta é uma doença extremamente frequente em todo o mundo.

Somente aqui no Brasil, estima-se que 20 a 25% da população seja hipertensa.

E entre maiores de 60 anos a prevalência chega a 40-50% da população.

Porém, ela pode afetar pessoas de todas as idades, inclusive crianças e adolescentes.

Além disso, a hipertensão pode causar outras doenças mais graves, como o infarto, o AVC e a doença renal.

E hoje vou falar para você quais são os sintomas da pressão alta.

Por isso, o artigo até o final para entender melhor quais são os sinais que indicam que a sua pressão está subindo.

E já compartilhe com seus amigos e familiares para ajudar cada vez mais pessoas a terem uma saúde melhor.

Meu nome é Diogo Kalil, sou médico cardiologista e quero te ajudar a cuidar da sua saúde.

Acesse o meu site cardiologistadf.com.br e veja mais artigos sobre saúde e qualidade de vida.

Então, quais são os sintomas de pressão alta?

Antes de falar os sintomas propriamente ditos, que quero te alertar que a pressão alta normalmente não dá sintomas.

Pois geralmente ela é uma doença crônica, e a nossa pressão vai subindo lentamente ao longo de meses ou anos.

Desse modo, o organismo tem tempo para ir se adaptando a essa elevação da pressão arterial.

Porém, quando a elevação da pressão ocorre rapidamente, como ocorre com um estresse muito intenso por exemplo, aí podem aparecer sintomas.

Da mesma forma quando o valor da pressão é muito elevado, também pode haver sintomas.

Então, o primeiro sintoma da pressão alta é a falta de ar.

Pessoas com elevação muito intensa e aguda da pressão podem ter uma emergência chamada edema agudo pulmonar hipertensivo.

Isso ocorre quando a pressão do sangue dentro dos vasos dos pulmões é tão grande que esse sangue vasa para dentro dos alvéolos pulmonares causando uma dificuldade na respiração, a pessoa começa a ficar com falta de ar, que vai piorando, podendo evoluir para insuficiência respiratória aguda.

É uma emergência médica que deve ser rapidamente tratada.

O segundo sintoma que a pressão alta pode dar é a dor no peito.

Uma pressão muito elevada pode ocasionar aumento do consumo de oxigênio pelo músculo do coração que é mais exigido quanto mais alta for a pressão.

Isso pode levar a uma falta de oxigênio nas células devido a esse aumento na demanda, levando a isquemia e dor no peito.

Também é uma situação de emergência, pois eventualmente essa isquemia pode evoluir para infarto se não for tratada.

O terceiro sintoma de pressão alta é a confusão mental

A pressão, quando muito alta, leva a um aumento da pressão intra-craniana, podendo levar a alterações no sistema nervoso central, ou seja, no cérebro.

Isso pode levar a sintomas comportamentais, como sonolência, confusão mental ou delírio.

Quando isso acontece temos a chamada encefalopatia hipertensiva, que deve ser logo tratada também, pois é uma emergência médica que coloca em risco a vida do paciente.

O quarto sintoma de pressão alta é a dor de cabeça

O aumento da pressão arterial diminui a circulação de sangue na cabeça, além de comprimir alguns nervos sensíveis à dor, podendo causar dor de cabeça em algumas pessoas.

Portanto caso esteja apresentando episódios de dor de cabeça sem uma causa definida, procure seu médico para avaliar como está a sua pressão.

Agora, um problema é que a dor, por si só, pode elevar a pressão.

Isso porque episódios de dor mais fortes aumentam a adrenalina na corrente sanguínea, elevando a pressão arterial.

Então, muitas vezes a dor de cabeça é na verdade a causa da elevação da pressão e não o contrário.

Por isso, pessoas que tem enxaqueca devem procurar também tratar a dor, e só de fazer isso muitas vezes a pressão controla.

Já o quinto sintoma é o enjoo.

Pessoas com uma elevação muito rápida e intensa da pressão podem apresentar náuseas.

Isso porque a pressão alta diminui a oxigenação e eleva a pressão da cabeça e da medula espinhal, o que reflete nas funções do sistema nervoso, causando o enjoo.

E em alguns casos pode haver até vômitos também.

E além desses cinco sintomas que eu citei pode haver outros, como visão embaçada, tontura, pontos de sangue nos olhos.

Caso esteja apresentando algum desses sintomas procure seu médico para avaliar melhor o seu caso e investigar se está tendo pressão alta ou alguma outra doença que justifique o quadro.

Procure manter também um estilo de vida mais saudável. Coma mais vegetais, frutas, verduras e legumes, coma menos carnes vermelhas e embutidos, reduza o sal da alimentação e troque os carboidratos refinados por grãos integrais (como o arroz integral por exemplo).

Eu elaborei um ebook sobre a dieta DASH, que é uma dieta feita especificamente para ajudar a controlar a pressão. Vou deixar o link na descrição para vc baixar.

Muito importante também é fazer exercícios físicos, afinal, eles ajudam não só a controlar a pressão, como a melhorar a sua saúde como um todo.

Veja outro artigo que fiz sobre três exercícios para controlar a hipertensão arterial.

Outra medida fundamental é cuidar do seu sono. Tente dormir pelo menos 7 horas de sono toda noite, pois isso vai te ajudar a ter uma saúde melhor e a prevenir as doenças do coração.

E, por fim, cuide da sua espiritualidade. Independente da sua religião, cultive a gratidão e o perdão todos os dias. A medicina, cada vez mais, mostra o benefício da espiritualidade para a saúde das pessoas.

E esse foi o artigo de hoje, espero que tenha gostado.

Deixe o seu comentário para me dizer o que achou desse post.

Escreva também se sente algum desses sintomas.

E não se esqueça de compartilhar essa publicação para ajudar seus amigos e familiares.

Um abraço e até a próxima.