Search
Close this search box.

5 Sintomas de Pressão Alta na Gravidez: Como Controlar?

Pressão Alta na Gravidez

E-Book Dieta DASH (Grátis)

Baixe agora mesmo seu exemplar do nosso E-Book Dieta DASH e tenha no seu celular, tablet ou computador um dos maiores guias de saúde para o coração do Brasil!

Você sabia que a hipertensão na gravidez pode representar um risco iminente para você e seu bebê? E se existisse maneiras eficazes de controlar essa condição e garantir uma gestação segura?
Fica comigo até o final deste vídeo que eu vou te mostrar como.

Olá pessoal, sejam bem vindos ao canal, meu nome é Diogo Kalil, minha missão é te ajudar a ter uma saúde do coração melhor , no vídeo de hoje eu vou mostrar que é possível proteger sua saúde e a de seu bebê, mesmo diante dessa ameaça que pode parecer assustadora em um primeiro momento.

No vídeo de hoje eu vou revelar os 5 principais sintomas de pressão alta na gestação e revelar como controlar a hipertensão durante a gravidez e garantir que você tenha uma maternidade tranquila e feliz.
Se esse conteúdo te interessa, deixe agora o seu like para ajudar o canal e compartilhe com seus amigos e familiares nos grupos de whatsapp.

Além disso, é importante que você se inscreva no canal e ative as notificações para ficar sempre atualizado sobre as melhores práticas de saúde para viver mais e com qualidade
Sem mais delongas, vamos para o vídeo.

O que é a pressão alta na gravidez?

A pressão alta, também conhecida como hipertensão, é uma condição em que existe uma força elevada do sangue contra as paredes das artérias.

Durante a gravidez algumas mulheres podem desenvolver a doença hipertensiva específica da gestação, também chamada de pré-eclâmpsia. Isso ocorre quando a pressão arterial se eleva após a 20ª semana de gestação.

A pré-eclâmpsia é caracterizada por níveis elevados de pressão arterial e pode apresentar alguns sintomas que vamos falar no decorrer deste vídeo.

É fundamental monitorar a pressão arterial durante a gravidez e buscar cuidados médicos adequados para garantir a sua saúde como mamãe e a do seu bebê.

Uma dúvida comum, é o que causa a hipertensão na gestação?
Bom, a pressão alta na gravidez pode ter diferentes causas, mas a mais comum é a hipertensão gestacional.

As alterações no sistema circulatório e hormonal durante a gravidez podem levar ao estreitamento das artérias e aumentar a resistência ao fluxo sanguíneo. Além disso, a placenta desempenha um papel importante na pressão arterial, e problemas em seu desenvolvimento podem contribuir para o aumento da pressão.

Outra forma de pressão alta na gravidez é a pré-eclâmpsia, que é uma condição mais grave, ela ocorre quando a mãe desenvolve hipertensão associada a danos nos órgãos, como os rins e o fígado.
A causa exata da pré-eclâmpsia ainda não é clara, mas fatores genéticos, vasculares e imunológicos podem ter influência.

Mulheres com histórico de pressão alta antes da gravidez, obesidade, diabetes, doença renal ou histórico familiar de pré-eclâmpsia têm maior risco de desenvolver pressão alta durante a gestação.

Por esse motivo, o acompanhamento médico regular e os exames pré-natais são fundamentais para monitorar a pressão arterial e identificar precocemente qualquer aumento ou sinal de complicações
Ter pressão alta na gravidez é perigoso? Quais são os riscos e complicações.

A pressão alta na gravidez, especialmente quando não é controlada adequadamente, pode apresentar riscos e complicações tanto para a mãe quanto para o bebê.

A pré-eclâmpsia pode levar a uma série de complicações graves, como restrição do crescimento fetal, parto prematuro, descolamento prematuro da placenta, problemas de coagulação sanguínea, insuficiência renal e risco aumentado de acidente vascular cerebral.

Além disso, a pressão alta não controlada pode causar complicações para a mãe, como o desenvolvimento de doenças cardíacas, danos aos rins, aumento do risco de diabetes gestacional e maior probabilidade de hipertensão crônica após a gravidez.

Agora que você já sabe o que é, o que causa e quais os riscos e implicações, é importante entender o que fazer
Mas antes, se esse conteúdo está sendo útil pra você, deixa o seu like aqui abaixo para fortalecer o canal
O que fazer em caso de pressão alta na gravidez?

Em primeiro lugar, você deve consultar seu médico regularmente, pois ele poderá orientar você sobre o tratamento mais adequado para o seu caso.

Além disso, siga uma dieta balanceada e opte por alimentos saudáveis e com baixo teor de sódio, priorize frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras.

Pratique atividades físicas leves e exercícios regulares, aprovados pelo seu médico, pois eles podem ajudar a controlar a pressão arterial, caminhadas, natação e ioga são boas opções.

É importante você encontrar formas de relaxar e reduzir o estresse, como meditação, técnicas de respiração profunda ou hobbies que proporcionem prazer para baixar a pressão arterial na gestação
Descanse adequadamente e priorize o sono de qualidade, descansando sempre que necessário.

E por último, evite o consumo de álcool e tabaco, pois eles podem aumentar a pressão arterial e representar riscos para a sua gestação.

Essas dicas podem ajudar a controlar a pressão alta durante a gravidez, mas é importante lembrar que cada gestante é única, e o tratamento deve ser personalizado de acordo com a orientação médica.

Por esse motivo é importante fazer sempre o acompanhamento com o seu obstetra e também seu cardiologista, inclusive, para agendar uma consulta online comigo, basta clicar no primeiro link da descrição.

Agora, você deve estar se perguntando
“Entendi Dr.Diogo, é muito perigoso e tudo o mais, mas como vou saber se estou com hipertensão na gestação?”


Então deixa o seu like que agora vamos falar sobre os 5 principais sintomas de pressão alta na gravidez
Além disso, vou revelar pra você como tratar cada um dos sintomas, vamos nessa?

O quinto sintoma da lista é a dor ou desconforto na região abdominal superior direita, esse incômodo pode ser um sintoma de pressão alta grave ou pré-eclâmpsia.

Para evitar, é importante que você repouse em um ambiente tranquilo e confortável, evite atividades que possam aumentar o desconforto abdominal e comunique imediatamente ao seu médico sobre qualquer dor abdominal persistente ou intensa.

O quarto sintoma é ganho rápido de peso que não esteja relacionado ao ganho normal de peso durante a gravidez, isso pode estar associado à pressão alta.

Para controlar, siga uma alimentação balanceada e com baixo teor de sódio, mantenha-se hidratada, bebendo bastante água ao longo do dia e pratique exercícios leves, aprovados pelo seu médico, para auxiliar na manutenção de um peso saudável durante a gravidez.

O terceiro sintoma de pressão alta na gravidez são alterações visuais, como visão embaçada, sensibilidade à luz ou manchas na visão.

Para evitar essa situação, descanse os olhos, fechando-os por alguns minutos, evite exposição a luzes brilhantes ou ambientes muito claros e informe seu médico imediatamente sobre qualquer alteração visual para uma avaliação adequada.

O segundo sintoma são dores de cabeça persistentes e intensas, elas podem ser um sinal de alerta de pressão alta.

Para lidar com isso, descanse em um ambiente tranquilo e escuro, aplique compressas frias ou quentes na testa para aliviar a dor e evite alimentos ou bebidas que possam desencadear as dores de cabeça, como cafeína ou alimentos processados.

Em primeiro lugar na nossa lista de sintomas de pressão alta na gestação está o inchaço, especialmente nas mãos, pés e rosto.

Para controlar esses sintomas, eleve as pernas sempre que possível para ajudar a reduzir o inchaço, use calçados confortáveis e evite ficar em pé ou sentada por longos períodos, também é importante evitar alimentos ricos em sódio, que podem contribuir para o inchaço.

É importante ressaltar que nem todas as gestantes com pressão alta apresentam sintomas.
Portanto, é fundamental realizar exames regulares de pressão arterial durante o pré-natal para detectar qualquer elevação da pressão arterial.

Se você estiver grávida e notar qualquer um desses sintomas ou tiver preocupações, é importante entrar em contato com seu médico obstetra imediatamente para uma avaliação adequada.

Agora que você descobriu tudo sobre a hipertensão na gestação, descubra os 7 melhores alimentos para controlar a pressão arterial de maneira natural
https://www.youtube.com/watch?v=TOE3t7xoXzI&t=5s
Por hoje é isso, espero que você tenha gostado do conteúdo, te vejo no próximo vídeo, grande abraço, até mais!

Perfil do Dr. Diogo Kalil no Linkedin: https://www.linkedin.com/in/diogo-kalil/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de Ajuda?

Marque sua consulta!

Fale no WhatsApp

Matérias relacionadas

Rotina Saudável
Qualidade de vida
Como Estabelecer uma Rotina Saudável

Pronto para transformar sua vida com uma rotina saudável? Neste post, vamos desvendar as melhores dicas para você começar. Descubra como estabelecer hábitos que te