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OVO FAZ BEM OU FAZ MAL PARA A SAÚDE?

OVO FAZ BEM OU FAZ MAL PARA A SAÚDE

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Comer ovo todo dia faz mal para a saúde? Será que isso é verdade mesmo ou é mito?
Será que os ovos aumentam o colesterol ruim? Quantos ovos você pode comer por dia sem prejudicar a saúde? Qual melhor ovo, o branco ou marrom? Quando a gema do ovo está escura faz mal pra saúde?

Tem que comer a clara e descartar a gema?

Meu nome é Diogo Kalil, sou médico cardiologista e hoje vamos falar sobre tudo relacionado a ovos, depois desse conteúdo você não vai precisar assistir mais nenhum outro conteúdo sobre o assunto, vou responder todas as dúvidas, falar dos 10 benefícios de comer ovos todos os dias e vou falar até sobre o modo de preparo correto para usufruir o máximo de benefícios do ovo.

Já respondendo a primeira pergunta, o ovo não faz mal para a saúde, ele já foi por muito tempo considerado o vilão, mas novos estudos mostram que muito pelo contrário, ele não é vilão coisa nenhuma, e sim um super alimento de alto valor nutricional que faz muito bem para a saúde
Então se você gosta de ovos, fica tranquilo, pode continuar comendo.

Começando que ele é um dos melhores alimentos do mundo, super completo, rico em vitaminas e minerais, gorduras boas, e proteínas que são fundamentais para o nosso organismo, pra você ter uma ideia, cada ovo tem aproximadamente 6 gramas de proteínas de alta qualidade, claro que depende do tamanho do ovo, mas essa é uma boa média para iniciar.

É só você parar pra pensar que é a partir o ovo que é gerado uma vida, ou seja, ele tem que ser extremamente rico em vitaminas e nutrientes para o pintinho nascer forte e saudável.

Além de tudo que falei o ovo é composto por 13 vitaminas e minerais essenciais como a vitamina A, as vitaminas do complexo B, como a vitamina B2, B5, B6, B9, B12 e biotina, além de ser rico em vitamina E, vitamina K e vitamina D, além de cálcio, zinco, selênio e vários outros antioxidantes.

E já que o ovo é tão rico assim vamos começar falando dos benefícios que esse incrível alimento tem para o seu corpo.

O primeiro é que o ovo combate o envelhecimento precoce. Pois ele contém nutrientes que agem como antioxidantes no organismo, como os carotenoides, a vitamina A, vitamina E, o ácido fólico, magnésio e selênio. Todas elas ajudam a proteger as nossas células das ações danosas.

O segundo benefício do ovo é que ele faz bem para o cérebro. O ovo pode evitar doenças degenerativas, como o Mal de Alzheimer e o Mal de Parkinson devido a uma substância que ele tem chamada colina que age na produção de um neurotransmissor chamado acetilcolina que é fundamental para as funções cerebrais, desde a memorização até a cognição cerebral.

Isso é importante porque nosso corpo apesar de produzir essa substância, pode acontecer de não ser suficiente para atingir as nossas necessidades diárias, por isso que ela precisa ser consumida também na dieta.

Então, está aí mais um motivo para você comer ovo, melhorar a saúde do seu cérebro
O terceiro benefício do ovo é fazer bem para os olhos. O ovo ajuda a manter a córnea clara, ajuda na lubrificação dos nossos olhos e melhora a visão em ambientes mais escuros.

O ovo tem capacidade de neutralizar processos degenerativos com cataratas e degeneração da macula que vem com a idade e com a falta de produção de luteína e zeaxantina.

Com a idade, os níveis de luteína diminuem e a gente precisa obtê-la por meio da alimentação, por isso, o consumo de ovos diariamente pode promover e garantir essa saúde extra aos olhos, diminuindo os riscos de doenças como a degeneração macular e a famosa catarata.

O quarto benefício do ovo é que ele melhora a imunidade. Os ovos são ricos em vários micronutrientes e vitaminas que fortalecem o nosso sistema imunológico como o selênio além de vitamina B12 e Vitamina D.

Só para você ter uma ideia, a gema de ovo é um dos poucos alimentos que contêm naturalmente vitamina D que é essencial para o nosso organismo. Dois ovos fornecem mais de 80% da ingestão diária recomendada de vitamina D, complementando isso com um banho de sol você garante uma boa produção de vitamina D.

O quinto benefício do ovo é que ele ajuda a emagrecer. O ovo possui baixa caloria e ajuda a manter a saciedade,e por ter uma quantidade grande de aminoácidos que fazem com que a digestão seja mais lenta, fazendo com que você demore mais para sentir fome de novo depois de consumir ovo.

E dessa maneira ele se torna um poderoso aliado para quem quer emagrecer, se o seu objetivo é emagrecer você pode incluir o ovo no seu café da manhã. Dessa forma você vai ficar satisfeito o suficiente até a hora do almoço!

O sexto benefício do ovo é que ele é excelente para manter a massa muscular. Se você pratica musculação já deve saber disso, a clara do ovo contém leucina, um aminoácido que ajuda na manutenção dos músculos.

Pra quem idoso é importante consumir ela para evitar perda de musculatura que é fundamental pra mobilidade e tarefas do dia a dia. Além disso o ovo também é rico em proteínas que ajudam no efeito metabólico de crescimento muscular.

O sétimo benefício do ovo é que ele diminui o risco de derrame. Em um estudo chinês, as pessoas que comiam ao menos 1 ovo por dia tinham quase 30% menos chance de morrer de AVCH, que é o derrame cerebral hemorrágico, do que aqueles que evitavam ovos. O oitavo benefício do ovo é que ele diminui os triglicerídeos.

O ovo é rico em ômega 3 e pode baixar seus triglicerídeos, que são um tipo de gordura que pode aumentar seu risco de placas de gordura. Então, quanto mais baixo os triglicerídeos, melhor para a sua saúde.

O nono benefício do ovo é que ele é um alimento muito barato. Além de ser barato é super acessível e você encontra em qualquer supermercado de bairro. O décimo benefício do ovo é que ele aumenta o HDL, que é o colesterol bom e diminui o LDL que é o colesterol ruim e já que estamos falando de colesterol.

O ovo aumenta o colesterol?

Por muito tempo o ovo teve esse fama por causa da sua gema que de fato tem bastante colesterol, 1 ovo tem em média de 130 a 200 mg de colesterol na gema, e antigamente isso era mais da metade do recomendado, ou seja, se você consumisse apenas 2 ovos já ultrapassa o limite diário.

Só que hoje já foram feitos novos estudos que mostram que não é bem assim, pois foi comprovado que não existe correlação entre o colesterol da dieta com as doenças cardíacas.

Lembrando que o colesterol alimentar não tem muita influência no colesterol do sangue, e se você come mais colesterol, o seu fígado vai se regular automaticamente e vai produzir menos colesterol do que o normal, mantendo assim o equilíbrio dentro do corpo.

A verdade é que o consumo moderado do ovo ajuda a reduzir o colesterol ruim, o ldl, e a produzir o colesterol bom, o hdl.

Isso acontece porque o ovo tem uma substância chamada lecitina, que ajuda a combater o colesterol ruim. O ovo só pode ser prejudicial se você consumir uma quantidade exagerada, e aí já entramos na pergunta.

Qual a quantidade ideal de ovos por dia?

Um estudo chines revelou que quem come ao menos 1 ovo por dia têm menos chances de ter doenças cardíacas em relação às pessoas que não comem ovos. Já a quantidade máxima depende de pessoa para pessoa, do histórico familiar, se é uma pessoa saudável ou não e de outros fatores.

Mas no geral, vamos ter bom senso, o ovo é excelente pra saúde, mas nada em excesso faz bem, nem água, então leve isso em consideração na hora de se alimentar e inserir ovos na sua rotina.

Qual ovo é melhor, o branco ou marrom?

Não tem diferenças comprovadas que um é melhor que o outro, mas existem evidências mostrando que ovos de galinhas orgânicas, ou seja, galinhas que se alimentam de maneira natural colocam ovos mais nutritivos em relação as galinhas de granja.

Por outro lado as gemas dos ovos dizem algo sobre eles. Quanto mais escuro a gema, mais próximo da cor laranja, significa que ela tem mais carotenóides e é melhor para os olhos, e o que define isso é a criação da galinha e o que ela consome.

E falando em gema, o correto é descartar ela e comer apenas a clara? E a resposta é não, a clara representa 60% do ovo, e a cada 100 gramas de clara, você encontra aproximadamente 11 gramas de proteínas, e o melhor, sem colesterol.

Ah Dr, então vou descartar a gema que tem colesterol? Ai que você se engana
A cada 100 gramas de gema, você encontra 16 gramas de proteína, ou seja, a gema tem mais proteínas concentradas, e claro, tem o colesterol.

Mas além disso, grande parte das vitaminas e antioxidantes do ovo estão na gema, por isso não é inteligente descartar ela para consumir a clara de maneira isolada. Se é pra comer ovo, coma ele completo. E aqui vai um ponto de alerta ao consumir ovos. Mas antes, se esse conteúdo está te ajudando compartilha ele com seus amigos e familiares para que essa informação ajude mais pessoas.

Quando você for preparar o ovo não adianta nada usar manteiga, banha de porco, margarinas, porque toda a gordura saturada vai ser absorvida pelo ovo e o alimento que era saudável agora vai ser um vilão que vai aumentar o seu colesterol. Então qual a melhor forma de preparar o ovo?

A melhor forma é cozido que não usa esses ingredientes externos, mas tem que ter alguns pontos de atenção. Se o ovo passa muito tempo em altas temperaturas ele pode perder as propriedades que ele tem.

Então o modo correto de cozinhar é deixar a água ferver e quando estiver fervendo você coloca o ovo dentro para cozinhar e espera alguns minutos para tirar ele.

O tempo ideal é a quando a gema fica consistente e não mole, ai vai depender do tamanho do ovo, ovos maiores precisam de um tempo um pouco maior, mas é pouquíssima coisa de diferença.

E se você prefere ovo frito, nesse caso, opte pelo azeite de oliva a fogo baixo, esquente bem a frigideira antes, mas não deixe ela ultrapassar os 200º celsius para o azeite de oliva não se tornar prejudicial para a sua saúde.

Perfil do Dr. Diogo Kalil no Linkedin: https://www.linkedin.com/in/diogo-kalil/

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