Search
Close this search box.

Médico Revela: 20 Alimentos PROIBIDOS para HIPERTENSOS!

Alimentos PROIBIDOS para HIPERTENSOS

E-Book Dieta DASH (Grátis)

Baixe agora mesmo seu exemplar do nosso E-Book Dieta DASH e tenha no seu celular, tablet ou computador um dos maiores guias de saúde para o coração do Brasil!

Você já imaginou diminuir a quantidade de remédios para pressão alta fazendo alterações simples na sua alimentação?

Olá pessoal, meu nome é Diogo Kalil,  sou médico cardiologista e hoje você vai descobrir os 20 alimentos que são proibidos para hipertensos

Que a hipertensão é uma das principais doenças do Brasil e do mundo, você que me acompanha aqui já sabe disso, mas talvez o que você não saiba é que existem alimentos que fazem a sua pressão subir drasticamente.

Apenas evitando esses alimentos sua pressão arterial pode reduzir consideravelmente. 

Eu não vou falar coisas genéricas, pois você já sabe que deve evitar sódio, alimentos processados, embutidos etc.

Não, chega disso, dessa vez eu vou fazer diferente e falar exatamente os 20 alimentos que você deve tirar do seu armário e jogar fora hoje mesmo para combater a pressão alta.

Antes de mais nada, é importante você entender o que é a hipertensão ou pressão alta é uma condição médica caracterizada pelo aumento persistente da pressão arterial nas artérias.

E a pressão arterial é a força do sangue contra as paredes das artérias, ou seja, se está tudo ok com os seus vasos a sua pressão vai ficar normal, agora se por algum motivo o fluxo sanguíneo aumentar ou acontecer um estreitamento das artérias dificultando o fluxo sanguíneo aí a sua pressão vai aumentar.

A pressão arterial é geralmente expressa por dois números, a pressão arterial sistólica e a pressão arterial diastólica e os valores normais de pressão arterial são geralmente considerados em torno de 120/80 mmHg, ou no mais popular, 12 por 8.

O perigo da hipertensão é que devido a pressão arterial ficar consistentemente elevada, isso pode colocar uma carga adicional no coração e nos vasos sanguíneos, aumentando o risco de complicações na sua saúde.

Lembrando que a pressão arterial é considerada alta quando fica igual ou maior a 14 por 9, para você ter certeza que sua pressão é alta o ideal é aferir duas vezes ao dia durante 5 dias para tirar uma média.

É difícil falar que você sofre de pressão alta aferindo uma única vez, porque pode ter acontecido algo para influenciar nesse resultado, ter consumido cafeína, ter feito alguma atividade anteriormente ou até mesmo ter aferido do jeito incorreto.

Por esses motivos o ideal é acompanhar em um período determinado de tempo.

Agora que você sabe disso, vamos para a lista.

O primeiro alimento da lista é o bacon, que é rico em gorduras saturadas e sódio.

O segundo alimento da lista são as batatas fritas, elas contém bastante sódio e na maioria das vezes é rica em gorduras saturadas.

O terceiro alimento da lista são as sopas enlatadas, que geralmente contêm altos níveis de sódio.

O quarto alimento da lista são os salgadinhos chips, pois eles contém altos níveis de sódio e, muitas vezes, gorduras saturadas.

O quinto alimento proibido para hipertensos são as comidas prontas congeladas, que podem ser ricas em sódio, gorduras saturadas e aditivos.

O sexto alimento proibido para hipertensos são as salsichas e linguiças, pois elas possuem muito sódio e gorduras saturadas.

O oitavo alimento que os hipertensos não devem comer são as carnes processadas, isso inclui salsichas e linguiças como mencionado e também inclui presunto, bacon, salame, mortadela, que são ricos em sódio e gorduras.

O nono alimento de quem tem pressão alta deve evitar são os molhos prontos, como por exemplo barbecue, ketchup, maionese entre outros, pois eles tem muito sódio em sua composição e açúcares adicionados.

O décimo alimento que os hipertensos não devem comer são os fast foods, como hambúrgueres, frituras, hot dogs e afins esse tipo de alimento possui elevados níveis de sódio, gorduras saturadas e calorias vazias que vão contribuir para o ganho de peso.

O alimento número 11 que os hipertensos devem evitar são as pizza prontas, sabe aquelas que vendem em supermercado que você coloca no microondas ou no forno? 

Pois bem, elas são ricas em sódio, gorduras saturadas e calorias.

O alimento número 12 que os hipertensos não devem comer são molhos para massas prontos:, que podem ter altos níveis de sódio e gorduras.

O alimento número 13  de quem tem pressão alta deve evitar são os molhos para saladas industrializados, pois podem conter sódio elevado e gorduras.

O alimento proibido para hipertensos número 14 são os produtos de padaria ricos em açúcares e gorduras, que contribuem para o consumo excessivo dessas substâncias.

O alimento proibido para hipertensos número 15 são os caldos e cubos de tempero, que geralmente contêm sódio elevado.

O alimento número 16 da lista que hipertensos devem evitar são as margarinas e gorduras trans, pois podem aumentar o LDL, que é o colesterol ruim e em alguns casos até contribuir para a pressão arterial elevada, além disso, podem estar associados a problemas cardiovasculares.

O alimento número 17 da lista que os hipertensos não devem comer é o salmão em conserva, pois pode conter sódio elevado.

O alimento número 18 da lista que hipertensos devem evitar são os refrigerantes e bebidas açucaradas, pois o consumo excessivo de açúcares pode estar associado ao ganho de peso e à pressão arterial elevada.

O alimento número 19 da lista de quem tem pressão alta deve evitar é o café em excesso, esse alimento pode variar de pessoa para pessoa, mas algumas delas quando consomem café em excesso pode aumentar a pressão arterial de maneira temporária, na dúvida é melhor evitar.

O alimento número 20 da lista que os hipertensos não devem comer é o chá preto e o chá verde, do mesmo jeito do café, evitar o excesso, pois esses chás contêm cafeína, que pode causar um aumento temporário na pressão arterial.

Perceba que grande parte desses alimentos tem algo em comum, eles contém grande teor de sódio na composição, gorduras saturada, açúcares adicionados e calorias vazias.

Depois de ver essa lista você deve estar se perguntando, doutor, e agora, vou comer o que?

A boa notícia é que para grande parte desses alimentos existem substitutos mais saudáveis, mas infelizmente outros são únicos e insubstituíveis. Quer dizer que você nunca mais vai comer eles?

Não, você pode comer de maneira estratégica na sua dieta, nunca abusando e sempre se monitorando para evitar os excessos, uma vez ou outra não vai fazer tanto mal assim.

Agora atenção, se você estiver passando por uma fase de crise hipertensiva, sua pressão sempre permanece alta, é de extrema importância você ser mais rígido na sua dieta e evitar todos eles, pelo menos de maneira temporária até que tudo normalize.

E claro, se esse for o seu caso, você deve procurar um médico cardiologista imediatamente para te acompanhar e cuidar da saúde do seu coração da melhor forma possível.

Perfil do Dr. Diogo Kalil no Linkedin: https://www.linkedin.com/in/diogo-kalil/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de Ajuda?

Marque sua consulta!

Fale no WhatsApp

Matérias relacionadas

Rotina Saudável
Qualidade de vida
Como Estabelecer uma Rotina Saudável

Pronto para transformar sua vida com uma rotina saudável? Neste post, vamos desvendar as melhores dicas para você começar. Descubra como estabelecer hábitos que te