Search
Close this search box.

Formas Naturais de Baixar a Pressão Arterial

Formas Naturais de Baixar a Pressão Arterial

E-Book Dieta DASH (Grátis)

Baixe agora mesmo seu exemplar do nosso E-Book Dieta DASH e tenha no seu celular, tablet ou computador um dos maiores guias de saúde para o coração do Brasil!

A pressão alta mata 300 mil pessoas por ano só no Brasil, ela está diretamente ligada ao risco de infarto e derrame cerebral.

Eu não sei se você sabe, mas o infarto é a doença que mais mata no mundo.

E diariamente eu recebo perguntas no meu consultório dos pacientes sobre como evitar tomar remédios de pressão alta? Se tem como baixar a pressão alta naturalmente?

E a resposta é SIM, tem como baixar a pressão de maneira totalmente natural!

Olá pessoal, meu nome é Diogo Kalil, sou médico cardiologista e minha missão é te ajudar a ter uma saúde do coração melhor, hoje eu vou falar 7 formas de você baixar a pressão arterial naturalmente, a sétima é a mais importante de todas.

É comum os pacientes pesquisarem bastante na internet e virem para o meu consultório com dúvidas de como baixar a pressão arterial, já que na internet tem muitas dicas úteis, porém muitas delas não tem respaldo científico.

No entanto, há bons dados para respaldar uma variedade de mudanças no seu estilo de vida que podem ser implementadas hoje mesmo na sua rotina e realmente reduzir naturalmente a pressão arterial.

E é sobre essas medidas que vamos falar hoje.

Primeiramente, vale salientar que não tem problemas em usar medicamentos, ok?

Mas fique ciente que o medicamento não resolve o problema, afinal de contas, não adianta tomar remédio sem mudar o estilo de vida, porém se você mudar o seu estilo de vida, você pode ter a chance de não precisar de remédios, isso depende exclusivamente de você, da sua força de vontade.

Eu gosto sempre da proporção 70/30 , onde 70% da sua saúde é consequência do seu estilo de vida e o medicamento pode influenciar apenas 30% no máximo, quando falamos de pressão arterial.

A primeira forma natural de reduzir a pressão arterial é melhorando a dieta. 

Reduza o consumo de carne vermelha e evite as carnes processadas como mortadelas e salsichas.

É importante também que você evite alimentos que tenham gorduras saturadas e açúcares adicionados.

Inclua na sua dieta frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras, como peixe e frango, além disso, produtos lácteos com baixo teor de gordura podem ajudar a reduzir a pressão arterial. 

Alimentos ricos em potássio também são um ótimo aliado na redução da pressão arterial, como bananas, espinafres e batatas, pois podem ajudar a equilibrar os níveis de sódio no corpo e reduzir a pressão arterial.

A segunda forma natural de baixar a pressão arterial é inserindo a prática de exercício físico na sua rotina

O ideal é que você tenha uma atividade moderada por pelo menos 30 minutos por dia para cuidar da saúde do seu coração e do seu corpo no geral

Segundo um levantamento que o SESI fez, 72% das pessoas que praticam atividades físicas regulares não tiveram problemas de saúde nos últimos 12 meses, por outro lado, entre os participantes que nunca praticavam atividades físicas, 42% deles sofreram problemas de saúde em 2022.

A terceira forma natural de baixar a pressão arterial é evitando o sódio

O excesso de sal pode aumentar a pressão arterial, então é importante que você leia os rótulos dos alimentos e evite alimentos processados, fast foods e adicione menos sal às suas refeições.

A recomendação de consumo diário de sal é de até 5 gramas por dia, porém eu sugiro que você consuma um pouco menos do que isso, no máximo 3 gramas por dia

Vale lembrar que o sódio está presente no sal de cozinha, mas também em outros sais, como o sal rosa e o sal do himalaia, é importante reduzir o consumo de todo e qualquer tipo de sódio.

A quarta forma natural de reduzir a pressão arterial é reduzindo o consumo de álcool

O consumo excessivo de álcool pode aumentar a pressão arterial, pois o álcool é um vasodilatador, o que significa que ele dilata temporariamente os vasos sanguíneos e isso pode levar a uma queda temporária na pressão arterial

“Mas doutor, uma queda não seria positivo para quem é hipertenso?”

Sim e não, se a queda for feita de maneira sustentável é muito interessante sim, mas não é assim que ocorre com o álcool, pois à medida que o efeito do álcool diminui, os vasos sanguíneos podem se contrair novamente, levando a um aumento na pressão arterial. 

Isso pode ser bem problemático para pessoas com pressão alta, pois o aumento da pressão arterial pode ser maior e durar por mais tempo em pessoas nessa condição.

O ideal seria não apenas reduzir, mas evitar completamente o consumo de álcool.

A quinta forma natural de baixar a pressão arterial é evitando o cigarro

O tabagismo aumenta temporariamente a pressão arterial e aumenta o risco de problemas cardíacos, além disso, parar de fumar é uma das melhores coisas que você pode fazer para sua saúde no geral.

A sexta forma natural de baixar a pressão arterial é evitando o estresse

O estresse crônico e prolongado pode ter efeitos adversos sobre o sistema cardiovascular, contribuindo para o aumento da pressão arterial.

Para gerenciar da melhor forma o estresse leva tempo, e você pode praticar atividades de relaxamento como meditação, yoga ou hobbies para te auxiliar no processo.

A sétima forma natural de baixar a pressão arterial é emagrecendo

Essa sem dúvidas é a maneira mais eficiente de reduzir a pressão arterial, uma vez que o excesso de peso coloca uma carga adicional no coração e nos vasos sanguíneos.

Se manter no peso ideal pode reduzir em até 6 milímetros de mercúrio, e para cada 1 kg que você perde, você pode reduzir em até 1 milímetro de mercúrio a sua pressão arterial.

Ou seja, se você perde 10 kg, você reduz a sua pressão em 10 mmHG.

Isso quer dizer que uma pressão de 13 por 8 passa a ficar 12 por 8, o que é algo incrível por se tratar de um método totalmente natural.

Não estou entrando no mérito de que é fácil ou não, estou falando evidências e mostrando que é possível.

Mais uma vez reforçando o que falei no início, não adianta tomar medicação para controlar a pressão arterial se você não mudar o seu estilo de vida, porém com essas formas naturais de baixar a pressão arterial você pode viver uma vida mais saudável e sem depender de uso de medicamentos, ou pelo menos diminuir a quantidade de remédios que você usa.

Perfil do Dr. Diogo Kalil no Linkedin: https://www.linkedin.com/in/diogo-kalil/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de Ajuda?

Marque sua consulta!

Fale no WhatsApp

Matérias relacionadas

Rotina Saudável
Qualidade de vida
Como Estabelecer uma Rotina Saudável

Pronto para transformar sua vida com uma rotina saudável? Neste post, vamos desvendar as melhores dicas para você começar. Descubra como estabelecer hábitos que te