Search
Close this search box.

Descubra tudo sobre o Holter de 24 horas e monitore a sua saúde cardíaca

Descubra tudo sobre o Holter de 24h

E-Book Dieta DASH (Grátis)

Baixe agora mesmo seu exemplar do nosso E-Book Dieta DASH e tenha no seu celular, tablet ou computador um dos maiores guias de saúde para o coração do Brasil!

Você já ouviu falar de um teste chamado Holter de 24 horas? Se a sua resposta for não, continue comigo, que vou te explicar como isso é importante para a saúde do seu coração.

Olá pessoal. Bem-vindo ao meu site. Meu nome é Diogo Kalil, e minha missão é ajudar você a ter uma saúde cardíaca melhor. No artigo de hoje você vai descobrir tudo sobre o Holter 24 horas e para que serve.

Se você achou esse conteúdo interessante, considere deixar seu like para ajudar o site e compartilhe com seus amigos e familiares nos grupos de WhatsApp.

Deixe-me fazer uma pergunta: você tem monitorado a saúde do seu coração? Se sua resposta for “não”, minha primeira dica é que você procure um especialista para incluir alguns exames em sua rotina para monitorar seu coração, inclusive o Holter 24 horas, sobre o qual falaremos neste artigo.

O que é o Holter de 24 horas?

O Holter de 24 horas é um dos exames que faz parte da rotina da maioria dos exames cardiológicos solicitados, e sem dúvida é fundamental, pois fornece dados críticos de frequência e ritmo cardíaco.

É um exame no qual o desempenho do seu coração é monitorado por 24 horas, registrando a atividade cardíaca ao longo do dia. O médico pode solicitar esse exame para investigar sintomas ou suspeitas de doenças cardiovasculares.

O objetivo desse exame é ajudar o especialista a entender o comportamento do seu coração durante o período de 24 horas, coletando amostras ao longo do dia, inclusive durante o sono.

Esse exame também é conhecido como eletrocardiograma de 24 horas e tem como diferencial fornecer informações com maior duração, ao contrário de um eletrocardiograma tradicional, que dura apenas alguns segundos.

Então, quando fazer o exame de monitoramento Holter 24 horas?

Quais são as principais suspeitas que levam um cardiologista a solicitar o exame?

São várias as suspeitas que podem levar um cardiologista a solicitar esse exame para o paciente. Algumas das principais queixas são:

  • Pessoas que usam marcapassos.
  • Em caso de fraqueza ou fadiga inexplicável.
  • Investigar tontura ou desmaio.
  • Pessoas com queixas de palpitações ou arritmia.
  • Suspeita de bloqueios cardíacos ou bradicardias.
  • Entre outros sintomas.

Além disso, seu especialista também pode solicitar este exame como parte de um check-up cardíaco.

Como é feita a monitorização do Holter 24 horas?

Como mencionei anteriormente, este exame é realizado em um período de 24 horas, é indolor e não invasivo.

O que acontece durante o exame?

Vários eletrodos são colocados no peito do paciente e fixados a um aparelho na cintura ou no ombro.

Durante o tempo em que os eletrodos estiverem presos ao paciente, eles vão medir todo o funcionamento da atividade elétrica do coração, enquanto o aparelho registra todas as informações.

Um profissional de saúde deve instalar esses eletrodos e, depois disso, o paciente fica livre para continuar sua rotina enquanto é monitorado durante todo o dia.

Como é feita a retirada do aparelho e a entrega do resultado?

Passadas as 24 horas, o paciente volta ao laboratório para retirar o aparelho do corpo. Em seguida, é feito um laudo e o médico dá o diagnóstico.

Uma pergunta que você deve estar se fazendo agora é: “Doutor, existe alguma contraindicação para este exame?”

A boa notícia é que não há registros de contraindicações para o exame de Holter 24 horas.

O único ponto de atenção é que se for solicitado que você faça o exame, é muito importante verificar se existe alguma lesão na pele, no tórax ou até mesmo alergias que podem dificultar a realização do exame, já que uma vez instalados os eletrodos no corpo, o paciente só poderá retirá-los depois de 24 horas.

Preparação para o exame

Existem alguns detalhes importantes para que o paciente se prepare para o exame com antecedência, como:

● não se deve aplicar cremes, hidratantes ou pomadas na região do tórax, pois isso pode dificultar a fixação dos eletrodos.

● se for necessário, é preciso depilar algumas áreas do peito, pois isso facilita a fixação do aparelho.

● o aparelho não pode, de maneira nenhuma, ser molhado.

● é importante que o paciente tome banho antes de colocar os eletrodos e que o próximo banho só ocorra após a retirada do aparelho.

Outra coisa importante é ficar atento a alguns cuidados durante toda a realização do exame, pois o aparelho registrará a atividade do coração do paciente o tempo todo, e qualquer coisa fora da rotina pode implicar em um resultado diferente do esperado. Por isso:

● é importante manter a rotina normalmente, pois a intenção do aparelho é registrar a condição normal do paciente.

● também é importante evitar consumir cafeína e bebidas alcoólicas durante a realização do exame para não falsificar o resultado.

● se os eletrodos soltarem do corpo, deve-se entrar em contato imediatamente com a equipe do laboratório para evitar problemas na avaliação.

Conclusão

O exame Holter 24 horas é importante porque permite o diagnóstico de outras doenças para que o tratamento possa ser realizado o mais rápido possível. De modo geral, com o aparelho é possível observar todas as alterações na frequência e no ritmo cardíaco, como:

● batimentos extras que ocorram na câmara do coração

● taquicardia (que é o ritmo cardíaco acelerado)

● bradicardia (que, ao contrário da taquicardia, é o ritmo cardíaco mais lento)

● e bloqueios do sistema de condução do coração.

No artigo de hoje, vimos um pouco mais sobre o exame Holter 24 horas e por que ele deve ser feito. Se você tem dúvidas sobre algum exame específico, deixe nos comentários, quem sabe não é o tema do próximo artigo?

E se você chegou até aqui, talvez se interesse em descobrir os 5 exames mais importantes para a saúde do seu coração. Confira o link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=raSZwsjlKv0.

Te vejo no próximo texto, grande abraço e até mais!

Perfil do Dr. Diogo Kalil no Linkedin: https://www.linkedin.com/in/diogo-kalil/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de Ajuda?

Marque sua consulta!

Fale no WhatsApp

Matérias relacionadas

Rotina Saudável
Qualidade de vida
Como Estabelecer uma Rotina Saudável

Pronto para transformar sua vida com uma rotina saudável? Neste post, vamos desvendar as melhores dicas para você começar. Descubra como estabelecer hábitos que te