Search
Close this search box.

Deixe a Medicação de Lado e Baixe sua Pressão Arterial Naturalmente

respiração lenta para controlar a pressão

E-Book Dieta DASH (Grátis)

Baixe agora mesmo seu exemplar do nosso E-Book Dieta DASH e tenha no seu celular, tablet ou computador um dos maiores guias de saúde para o coração do Brasil!

Descubra como diminuir a pressão arterial em 8 semanas sem uso de medicamentos, de maneira 100% natural.

Olá pessoal, sejam bem-vindos ao meu site, meu nome é Diogo Kalil, minha missão é te ajudar a ter uma saúde do coração melhor e no artigo de hoje você vai descobrir como baixar a sua pressão arterial de forma natural sem precisar de medicamentos.

Se esse conteúdo te interessa, considere deixar o seu like para ajudar o site e compartilhar com seus amigos e familiares nos grupos de whatsapp.

Hipertensão arterial: um problema comum em adultos

Hipertensão arterial ou pressão alta é uma condição muito comum em uma grande parte dos adultos.

São muitos os fatores que causam a hipertensão, como o estilo de vida, histórico familiar, condições de saúde e genética.

A boa notícia, é que você pode reduzir a pressão com simples mudanças de hábitos no seu dia a dia.

E uma coisa que a maioria das pessoas não sabe é que é possível reduzir a pressão através da respiração como uma alternativa de tratamento.

E é sobre esse tratamento que vou te falar agora.

Técnica de respiração lenta: alternativa natural para reduzir a pressão arterial

Existe uma técnica que é bastante usada e que não é um método novo para pessoas que sofrem de pressão alta, que é a chamada respiração lenta ou guiada.

Inclusive ela é bastante usada no mundo oriental há muito tempo na prática do yoga.

Essa técnica exige a diminuição da frequência respiratória para cerca de 6 a 10 respirações por minuto durante 15 a 20 minutos por dia, possibilitando a redução na pressão arterial depois de 8 semanas de tratamento.

Esse método de respiração lenta foi criado a partir de um estudo onde foi verificado que quando as pessoas recitavam orações em latim ou mantras de yoga, tinham uma redução na pressão arterial.

Só que na verdade, foi feito um outro estudo que descobriu que não eram exatamente as citações que baixavam a pressão, mas o que diminuía era a respiração mais calma que se faz ao citar orações, mantras ou até mesmo versos.

A respiração lenta, que também é chamada de respiração guiada, precisa que a frequência respiratória esteja reduzida para 10 ou até menos respirações por minuto

(ou seja, o número de respirações por minuto precisa estar controlada).

Quando isso acontece, a pressão arterial diminui, e essa redução pode ser bem significativa, além de possivelmente durar por muitas horas.

Como a respiração lenta pode diminuir a pressão arterial

Em uma pesquisa, participantes que tinham hipertensão, tiveram uma redução significativa em curto prazo na pressão arterial depois de terem feito exercícios guiados de respiração lenta.

Além disso, em um outro estudo, foi comprovado que a técnica ajuda na diminuição dos sintomas de depressão e ansiedade, além de ajudar na eliminação da insônia.

Conheça o Resperate: um equipamento para auxiliar na respiração lenta

Existe um equipamento chamado Resperate, o qual você pode estar usando como auxílio na técnica de respiração lenta.

Esse aparelho foi criado com a intenção de controlar as respirações para que no momento em que você usa ele, a frequência respiratória fique a mais baixa possível.

Ele é um dispositivo eletrônico portátil que ajuda na respiração lenta e profunda, que alivia o estresse e diminui a pressão arterial.

O aparelho usa sensores torácicos para medir a respiração e em seguida envia os dados para um pequeno dispositivo em tempo real usado em um cinto.

COMO O RESPERATE FUNCIONA?

Primeiro o equipamento vê quantas respirações a pessoa está fazendo por minuto, depois ele cria uma melodia para ouvir e sincronizar a respiração.

É muito importante que esses sons sejam acompanhados, porque você sabe exatamente o momento certo de inspirar e expirar o ar.

O objetivo do aparelho é que a melodia ajude o usuário a respirar de forma mais lenta e com expirações mais longas.

Conforme o tempo vai passando o equipamento te orienta para que a expiração seja cada vez mais devagar e demorada, desse jeito o número de respirações por minuto diminui, causando uma redução também na pressão arterial.

É recomendado que essa respiração lenta seja feita todos os dias da semana e o tempo para esse exercício é de 15 a 20 minutos.

Os resultados vão tendo um maior efeito a partir da terceira ou quarta semana de uso desse aparelho.

É válido lembrar que, se os valores da pressão arterial são mais altos, as reduções feitas através da técnica de respiração lenta também serão maiores.

Quando o paciente associa o uso do resperate com o tratamento utilizando remédios, as doses do medicamento podem até mesmo ser reduzidas.

Já em outros casos, se os níveis de pressão arterial não estiverem muito elevados, o equipamento pode ser usado como a única forma de tratamento para a pressão arterial, mas lembrando sempre que essa decisão deve ser orientada pelo seu médico.

O resperate é um equipamento simples, prático e seu valor é relativamente baixo. Ele auxilia muitos hipertensos no tratamento com remédios ou associados a algum medicamento.

Bom, como muitas pesquisas já mostraram que seu resultado é muito eficaz, vale a pena experimentar.

Inclusive, ele não apresenta nenhum efeito colateral e ainda te ajuda a relaxar, o que o torna ainda melhor.

Resultados comprovados: redução significativa da pressão arterial com a respiração lenta.

Se você tem pressão alta, é muito importante que faça exames regularmente e através de consulta pergunte se os exercícios de respiração lenta podem ser incluídos na sua rotina, inclusive respiração guiada por aparelho eletrônico. O seu médico cardiologista te orientará da melhor forma possível.

Se você gostou desse vídeo, peço que compartilhe com o maior número de pessoas para fortalecer o site e comenta aqui embaixo se você já conhecia a técnica de respiração lenta e se te ajudou de alguma forma.

Inclusive se você não sabe se sofre de pressão alta, vou deixar o link do vídeo onde explico todos os sintomas

LINK: https://www.youtube.com/watch?v=ittR4tRPWDc

Então por hoje é só, espero que você tenha gostado do artigo, grande abraço e até mais!

Perfil do Dr. Diogo Kalil no Linkedin: https://www.linkedin.com/in/diogo-kalil/

Uma resposta

  1. Nossa, amei esse artigo, costumo fazer exercícios de respiração quando minha pressão está alterada e mesmo sem entender direito como fazer, agora poderei fazer de forma guiada, vou testar o respiraste. Gratidão. Grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de Ajuda?

Marque sua consulta!

Fale no WhatsApp

Matérias relacionadas

Rotina Saudável
Qualidade de vida
Como Estabelecer uma Rotina Saudável

Pronto para transformar sua vida com uma rotina saudável? Neste post, vamos desvendar as melhores dicas para você começar. Descubra como estabelecer hábitos que te