Colesterol: Mude Seu Estilo de Vida Para Reduzi-lo

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Como reduzir os níveis de colesterol?

Em primeiro lugar, o que é colesterol?

Falando em uma linguagem mais simples ele é um tipo de gordura no sangue.

Há vários tipos de moléculas, entre elas o HDL, ou “colesterol bom” que protege contra doenças cardiovasculares e o LDL, o colesterol ruim (ou o vilão da história), que pode estar relacionado a processos patológicos no organismo, entre eles a aterosclerose, ou depósito de gordura na parede das artérias.

Essa aterosclerose pode levar a doenças como infarto, AVC e outras.

Mas veja abaixo então algumas medidas que você pode tomar para baixar seu colesterol:

PERDER PESO

Ter excesso de peso pode aumentar os níveis de LDL  e baixar os níveis de HDL . Esta combinação apenas cria mais problemas, dado que nos coloca na posição ideal para vir futuramente a sofrer com problemas cardíacos Se tiver excesso de peso e conseguir perder nem que seja apenas 5 a 10% do seu peso corporal, irá mostrar melhoras nos seus níveis de colesterol.

AUMENTAR A ATIVIDADE FÍSICA

Atualmente diz-se que devemos fazer exercício durante 30 minutos por dia, 5 dias por semana. Alguns estudos já mostraram que assim poderá baixar levemente o LDL e aumentar o HDL. Mesmo que não faça exercício físico há algum tempo, se iniciar atividades de baixo impacto e intensidade, como por exemplo caminhar durante 30 minutos seguidos, será o suficiente para ajudar um pouco a baixar os seus níveis de colesterol.

MODIFICAR A DIETA

Existem dietas feitas especificamente para baixar a quantidade de gordura, ajustando-a para os parâmetros nos quais o colesterol deveria baixar. Especificamente, estas dietas devem ter altos conteúdos de fibras solúveis, muita fruta e vegetais e deve haver uma consciencialização entre o que são as gorduras “boas” e “más”. Independentemente da dieta escolhida, é importante que a dieta seja saudável, com muitas frutas e vegetais, além de grãos integrais e fontes magras de proteínas. Deve também ser limitado o consumo de carnes gordas, frituras, bolos e tudo o que sejam alimentos com excesso de gorduras.

ALIMENTOS PARA UMA DIETA BAIXA EM COLESTEROL

A variedade de alimentos que se podem comer numa dieta baixa em colesterol é surpreendentemente ampla. O mais importante é ter em conta os tipos de gordura consumidos, tentando minimizar o consumo de gorduras saturadas e substituindo-as por gorduras insaturadas.

Exemplos de fontes de gorduras insaturadas são: amêndoas, pistácios, peixe (salmão especialmente), abacate, sementes de girassol, grãos integrais (aveia, trigo integral, etc.). Não é necessário eliminar as carnes, mas deve optar pelas carnes magras como por exemplo frango ou peru. Também são muito importantes neste tipo de dietas os vegetais.

Fonte: http://cidadeverde.com/noticias/213473/mudancas-de-habitos-podem-baixar-o-colesterol-sem-o-uso-de-medicacoes

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