Search
Close this search box.

Colesterol Alto: O Que Fazer Para Baixar? 5 Dicas

Colesterol Alto

E-Book Dieta DASH (Grátis)

Baixe agora mesmo seu exemplar do nosso E-Book Dieta DASH e tenha no seu celular, tablet ou computador um dos maiores guias de saúde para o coração do Brasil!

Você sofre com colesterol alto? No texto de hoje você vai descobrir como reduzir o colesterol ruim em apenas 15 dias de maneira totalmente natural, sem remédios.

Olá pessoal, meu nome é Diogo Kalil, sou médico cardiologista e minha missão é te ajudar a ter uma saúde do coração melhor, no vídeo de hoje eu vou revelar como você pode baixar o seu colesterol em apenas 15 dias mudando alguns hábitos da sua vida.

Então se você está cansado de sentir dores no peito, dor nas pernas ao caminhar, dormência, falta de ar, palpitações, problemas de sono e cansaço por conta do colesterol alto fica comigo até o final deste vídeo, que você vai aprender tudo que precisa para reduzir o colesterol alto de maneira 100% natural.

Se você gostou da ideia, já deixa o seu like e se inscreve no canal porque toda semana tem vídeo novo com dicas para cuidar do seu coração.

O QUE É O COLESTEROL?

O colesterol é uma substância gordurosa essencial, ou lipídica como também pode ser chamada, que pode ser encontrada nas células do corpo humano e de outros animais e desempenha um papel fundamental na estrutura das membranas celulares, na produção de hormônios esteróides, na síntese de vitamina D e na formação de ácidos biliares, que auxiliam na digestão das gorduras

Mas afinal de contas…

O COLESTEROL FAZ BEM OU FAZ MAL?

Bom, como tudo na vida, existe o colesterol bom e o colesterol ruim, e pra te explicar melhor sobre isso, vamos falar sobre os…

TIPOS DE COLESTEROL

O primeiro tipo é o HDL, que são lipoproteínas de alta densidade, o HDL é conhecido como “colesterol bom”, porque elas ajudam a remover o excesso de colesterol das artérias e transportá-lo de volta ao fígado para ser processado e excretado.

O segundo tipo é o LDL, que são lipoproteínas de baixa densidade, frequentemente chamado de “colesterol ruim”, pois um excesso delas no sangue pode levar ao acúmulo de placas nas artérias, aumentando o risco de doenças cardiovasculares, como doença cardíaca e acidente vascular cerebral.

Além disso, existe um outro tipo, pouco falado que é o VLDL, que são lipoproteínas de densidade muito baixa, que transporta lipídios, incluindo triglicerídeos, pelo corpo. À medida que o VLDL circula pelo sangue, ele se enriquece de outras lipoproteínas e se transforma gradualmente em LDL.

O LDL e o VLDL são substâncias potencialmente aterogênicas, que predispõe a formação de placa de gordura, aumentando risco de infarto e AVC, ou seja, esses dois tipos de colesterol fazem mal para a sua saúde.

Agora que você já sabe disso…

COMO PREVENIR O COLESTEROL ALTO?

Para evitar que o seu colesterol suba a níveis elevados é interessante evitar alimentos que forcem o fígado a produzir mais colesterol que o necessário, geralmente esses alimentos são ricos em gorduras trans ou gorduras saturadas.

Alguns exemplos são, frituras, alimentos processados, fast food, carnes vermelhas gorduras entre outros

Esse é o primeiro passo para prevenir o colesterol alto, agora, para você que já sofre com colesterol alto eu vou revelar como baixar em até 15 dias de maneira natural.

Se você estiver gostando desse conteúdo, deixa o seu like pra eu saber que esse conteúdo é interessante para você e para que eu continue gravando novos vídeos.

COLESTEROL ALTO O QUE FAZER PARA BAIXAR NATURALMENTE

A primeira dica, apesar de óbvia é muito importante, reduza o álcool na sua rotina
Evitar bebida alcoólica é extremamente importante para reduzir o colesterol alto, pois o álcool provoca fermentação e é tóxico para o fígado, dessa forma, podendo fazer com que esse órgão aumente a produção de colesterol.

Além disso, você já viu alguém tomando cerveja e comendo maçãs?

Com certeza não, mas o que eu estou querendo dizer com isso?

Que o hábito de ingerir bebida alcoólica leva a outros hábitos que também não são saudáveis, pois quem bebe, certamente gosta de um petisco, como asinha de frango, fritas, não bebe água mineral, além de vários outros fatores.

Sem falar, que a bebida alcoólica reduz significativamente a produtividade e o rendimento, atrapalhando você de viver a vida do jeito que você realmente quer e precisa.

E se você ainda não está convencido, saiba que o álcool aumenta a pressão arterial, prejudica o fígado e aumenta os triglicerídeos.

Então a minha sugestão é que você pare com o consumo de álcool o quanto antes A segunda dica é praticar atividade física.

O recomendado é que você pratique pelo menos 150 minutos de atividades físicas por semana, o que equivale a 1 hora por dia de maneira moderada.

Se você tiver condicionamento e optar por exercícios de alta intensidade, o recomendado são 75 minutos por semana.

Dentro desse período é recomendado você unir atividades aeróbicas como caminhadas, natação, bicicleta e também atividades de força, como musculação.

Mas se você estiver totalmente parado, comece com o que você puder, sem desculpas. Uma caminhada de 30 minutos por dia para começar já é interessante. Se não aguentar, faça apenas 15 minutos, o que importa é começar o quanto antes a cuidar da sua saúde.

É importante dar um passo de cada vez, sempre com acompanhamento médico para monitorar a saúde do seu coração.

Uma dica muito útil para deixar sua rotina mais ativa é estacionar o seu carro mais longe dos seus afazeres, para estimular você a ir andando, para quem anda de ônibus, pedir parada um ponto antes, substituir pela escada em vez de usar o elevador.

A ideia é inserir pequenos obstáculos na rotina para entrar em ação.

A terceira dica está bem alinhada com a segunda e às vezes é até uma consequência que é a perda de peso.

Isso ocorre porque o peso corporal excessivo está frequentemente associado a alterações metabólicas que afetam o perfil lipídico.

O excesso de peso pode levar a uma maior produção de LDL pelo fígado e elevar os níveis de triglicerídeos no sangue, outro tipo de gordura que está relacionado ao risco cardiovascular.

Além disso, a resistência à insulina, que muitas vezes está presente em pessoas com excesso de peso, pode contribuir para um aumento nos níveis de LDL. A quarta dica é parar de fumar.

O tabagismo pode diminuir os níveis de HDL, que é o colesterol bom e aumentar os níveis de LDL, o colesterol ruim, além de ser prejudicial para a saúde cardiovascular de maneira geral.

Isso ocorre em parte devido aos efeitos adversos do tabaco nas funções hepáticas e metabólicas. Agora, vamos para a quinta dica, que são alimentos estratégicos.

Primeiramente, quando pensamos em baixar o colesterol sem uso de medicamentos, apenas com alimentação, de maneira totalmente natural, é de extrema importância saber quais alimentos você pode e não pode consumir.

E pra te ajudar com isso, eu vou falar aqui quais são esses alimentos, então presta atenção pra não cometer nenhum erro na sua dieta.

O primeiro grande aliado no controle do colesterol são as fibras, de preferência as solúveis, como aveia e feijão.

O segundo são as gorduras monoinsaturadas, a principal aliada no controle do colesterol ruim, você pode encontrar esse tipo de gordura em alimentos como nozes e abacates.

O terceiro alimento que você deve inserir na sua dieta são carnes magras, como frangos e peixes que são ricos em ômega 3.

Agora, pensando nos alimentos que você deve evitar são. Primeiramente, alimentos com alto índice glicêmico, com o açúcar, pão branco, que basicamente são carboidratos de baixa qualidade, Opte por feijões, lentilhas e grão de bico.

Evite gorduras saturadas, que vem em grande maioria em alimentos de origem animal, como carnes vermelha, leite, ovos, manteiga e embutidos.

Evite também gorduras trans, que se encontram em alimentos processados e frituras feitas com óleos parcialmente hidrogenados, encontrados em muitos alimentos industrializados, como bolachas, batatas fritas, alimentos congelados e margarina. Mas doutor, assim a dieta fica muito radical, não vou conseguir dar conta

Entendo o seu pensamento, porém tudo na vida são hábitos, no começo pode parecer difícil, mas com o tempo você se acostuma e se torna uma rotina fácil de manter

Além disso, tem alimentos que você pode fazer trocas inteligentes, como o leite por exemplo, ao invés de consumir o tradicional, você pode optar pelo leite desnatado, as carnes vermelhas, pode trocar pelas carnes brancas e você pode usar e abusar dos vegetais

Inclusive, compartilhe a sua experiência deixando nos comentários para ajudar outras pessoas quais alimentos você costuma usar para baixar o seu colesterol

E falando em alimentação saudável, vou deixar aqui um vídeo para você descobrir os piores alimentos que pode estar destruindo a sua saúde

Te vejo no próximo vídeo, grande abraço, até mais!

Perfil do Dr. Diogo Kalil no Linkedin: https://www.linkedin.com/in/diogo-kalil/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de Ajuda?

Marque sua consulta!

Fale no WhatsApp

Matérias relacionadas

Rotina Saudável
Qualidade de vida
Como Estabelecer uma Rotina Saudável

Pronto para transformar sua vida com uma rotina saudável? Neste post, vamos desvendar as melhores dicas para você começar. Descubra como estabelecer hábitos que te