Search
Close this search box.

8 Melhores Alimentos para Diabéticos

8 melhores alimentos para diabeticos

E-Book Dieta DASH (Grátis)

Baixe agora mesmo seu exemplar do nosso E-Book Dieta DASH e tenha no seu celular, tablet ou computador um dos maiores guias de saúde para o coração do Brasil!

Diabetes tem cura? Descubra os 8 alimentos para ajudar a combater e controlar o diabetes!

Olá pessoal, sejam bem-vindos meu site, meu nome é Diogo Kalil, minha missão é te ajudar a ter uma saúde do coração melhor e no artigo de hoje você vai descobrir quais são os melhores alimentos para quem é diabético.

Se esse conteúdo te interessa, considere deixar o seu like para ajudar o site e compartilhar com seus amigos e familiares nos grupos de whatsapp.

A maioria de nós sabe que uma alimentação equilibrada é essencial para o combate e controle do diabetes, isso porque a grande maioria dos casos da doença está diretamente relacionada com o mau hábito de se alimentar.

Mas deixa eu te explicar primeiro o que você precisa saber sobre o diabetes.

O diabetes é uma doença que é causada pela dificuldade de produção de insulina pelo pâncreas (que é chamada de tipo 1), ou por resistir à ação desse hormônio no organismo (nesse caso é chamado de tipo 2). Quando isso ocorre durante a gestação, é chamado de diabetes gestacional.

Mas voltando a falar sobre a insulina, ela é um hormônio que é responsável por transportar a glicose do sangue para dentro das células, dessa forma produzindo energia para o corpo humano.

Ou seja, se a ação da insulina for diminuída ou até mesmo se ela não for produzida, a glicose no sangue aumenta, é o que chamamos de glicemia.

Quando isso acontece, há um perigo muito grande no organismo, porque a glicose provoca lesão nos pequenos vasos sanguíneos, em diversos tecidos e nos órgãos como rins, coração, olhos e no sistema nervoso.

Infelizmente o diabetes não tem cura, porém, se você procurar ter uma alimentação regrada e saudável, incluir atividades físicas, ou até mesmo tomar as medicações corretas, dá para ter uma vida bastante ativa e com a doença controlada.

Quando você passa a se alimentar de forma equilibrada, isso não ajuda apenas a glicose, mas também evita os picos de concentração do sangue.

Os alimentos que possuam uma carga glicêmica menor são os mais recomendados para uma dieta em uma pessoa diabética.

E é exatamente esses alimentos que você vai descobrir agora.

ABACATE

O primeiro alimento que quero destacar hoje é o abacate. Essa fruta que é rica em gorduras poli-insaturadas e monoinsaturadas, ou seja, gorduras saudáveis, é muito recomendado para quem tem diabetes.

Essas gorduras existentes no abacate trazem vários benefícios porque reduzem os níveis de colesterol ruim, o LDL e aumenta o colesterol bom, o HDL.

A recomendação para quem sofre de diabetes, é que consuma até 4 colheres de sopa por dia da fruta, porque apesar de ser super saudável deve ser consumida com moderação por ser bastante calórica.

AVEIA

O segundo alimento é a aveia. Ela é muito importante para uma alimentação saudável por possuir fibras solúveis, ou seja, ao consumir a aveia as fibras diminuem a velocidade com que é absorvida a glicose no organismo, por isso é um dos alimentos mais indicados para quem tem diabetes.

A aveia também controla a absorção do colesterol no corpo, além disso, também ajuda na prevenção de doenças e aumenta a sensação de saciedade.

Para consumir esse alimento, é importante que seja in natura, ou seja, crua, para que não perca seus nutrientes.

Recomenda-se que você coma até 4 colheres de aveia diariamente.

IOGURTE

Se você é portador de diabetes e gosta de tomar iogurte, você está fazendo muito bem, pois ele é uma ótima fonte de cálcio e de probióticos que são bactérias benéficas ao intestino.

Mas é importante que substitua os iogurtes convencionais por iogurtes light, isso porque eles são pobres em gorduras saturadas e com isso você evitará doenças do coração.

Quem sofre de diabetes deve evitar gorduras saturadas e como o iogurte convencional contém bastante, faça a troca pelo iogurte light e aí você pode continuar tomando o seu iogurte normalmente.

Como eu disse anteriormente, os iogurtes são uma excelente fonte de cálcio, ou seja, ajuda na conservação dos ossos e dos dentes e também contém lactobacilos na sua composição, isso faz com que o seu intestino fique mais saudável.

COUVE

O próximo alimento que não poderia ficar de fora dessa lista é a couve.

Esse vegetal tem diversos nutrientes que fazem muito bem para nossa saúde, como por exemplo a vitamina B6, a vitamina A, a vitamina C e a vitamina K, sem falar que também é fonte de magnésio e ácido fólico.

Ela é muito indicada para quem é diabético porque é um alimento com bastante fibra e é antioxidante. Além disso, a couve também tem um baixo teor de sódio, carboidrato e colesterol.

Uma curiosidade a respeito da couve, é que na sua composição contém agentes que retiram os ácidos biliares do nosso corpo, diminuindo o colesterol ruim, o LDL. Além disso, reduzem a absorção de gordura pelo corpo.

CHÁ VERDE

O próximo alimento é o queridinho das pessoas que procuram dietas para emagrecer, mas ele não serve apenas para isso.

O chá verde tem sido bastante recomendado para pessoas com diabetes porque ajuda no combate da doença, e também ajuda a prevenir o câncer e outras doenças do coração.

Em um estudo feito no ano de 2013, no Japão, foi apontado que pessoas que bebiam pelo menos 6 xícaras desse chá por semana, diminuíram em 33% o risco de diabetes do tipo 2, em comparação com as que bebiam apenas uma xícara do chá por semana.

Já em um outro estudo em Taiwan, os resultados apresentaram que pessoas que beberam chá regularmente, por mais de 10 anos, apresentaram menos gordura corporal, o que torna a vida bem mais saudável diminuindo o risco de doenças.

Outros componentes que estão presentes no chá verde, são os antioxidantes e polifenóis, que ajudam a regular os níveis de glicose no corpo, além de evitar e controlar a diabetes.

E só para lembrar, não é recomendado o chá em cápsulas, você deve consumir o chá verde natural de preferência.

PEIXES RICOS EM ÔMEGA 3

Outro alimento que é bastante indicado para quem é diabético, são os peixes ricos em ômega 3, que é um tipo de gordura saudável, rica em ácidos graxos polinsaturados.

O ômega 3 presente nos peixes tem papel importante para agir contra inflamações existentes no corpo, além de prevenir doenças cardiovasculares.

Os peixes mais indicados para o consumo de diabéticos são, salmão, atum, truta, cavalinha, arenque e linguado.

VINAGRE DE MAÇÃ

O vinagre de maçã é outro alimento que você deve incluir na dieta, por ter ácido acético, que ajuda a regular algumas enzimas no trato digestivo.

Algumas pesquisas apontaram que o vinagre de maçã melhora a resistência à insulina e diminui a glicemia.

A recomendação é que você deve consumir de 1 a 2 colheres de sopa por dia.

AZEITE DE OLIVA

Não sei se você sabia, mas o azeite de oliva faz muito bem para a saúde, porque ele tem ácido oleico na sua composição.

Esse ácido é um tipo de gordura saudável, que regula os níveis de colesterol, triglicérides e também ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

Pacientes diabéticos devem diminuir a quantidade de carboidratos que consomem e optar por alimentos com uma carga glicêmica menor.

Uma boa dica é na hora da refeição preencher a metade do prato com legumes e verduras não glicêmicas, como por exemplo:

Os brócolis, couve flor, cebola, pimentão e o pepino, depois complete com uma fonte de proteína e gordura saudável e uma porção pequena de carboidratos.

E não esqueça de marcar consulta com seu médico para te ajudar na prevenção e tratamento dessa doença.

Bom, por hoje é isso, eu espero que você tenha gostado do artigo. Deixe aqui nos comentários se você come algum desses alimentos que citei e o que mudou na sua vida, vou ler todos!

E aproveitando que estamos falando sobre alimentos saudáveis para o controle do diabetes vou deixar o link de um vídeo aqui para você descobrir os principais sintomas do diabetes, então corre lá para ver agora:

LINK DO VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=zjJ8gjBzj8s

Um grande abraço e até mais!

Perfil do Dr. Diogo Kalil no Linkedin: https://www.linkedin.com/in/diogo-kalil/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de Ajuda?

Marque sua consulta!

Fale no WhatsApp

Matérias relacionadas

Rotina Saudável
Qualidade de vida
Como Estabelecer uma Rotina Saudável

Pronto para transformar sua vida com uma rotina saudável? Neste post, vamos desvendar as melhores dicas para você começar. Descubra como estabelecer hábitos que te