Search
Close this search box.

7 Dicas para Reduzir a Pressão Alta em Casa de Maneira Natural

7 dicas para reduzir a pressão alta

E-Book Dieta DASH (Grátis)

Baixe agora mesmo seu exemplar do nosso E-Book Dieta DASH e tenha no seu celular, tablet ou computador um dos maiores guias de saúde para o coração do Brasil!

Como reduzir a pressão alta imediatamente com alguns passos que você pode fazer em casa?

Olá pessoal, sejam bem-vindos ao meu site. Meu nome é Diogo Kalil e minha missão é ajudar você a ter uma saúde do coração melhor. No artigo de hoje, você vai descobrir como reduzir a pressão alta com sete dicas simples que você pode fazer no conforto da sua casa.

Se esse conteúdo interessar, considere deixar seu like para ajudar o site e compartilhar com seus amigos e familiares em grupos de WhatsApp.

Por que é importante reduzir a pressão arterial?

Em geral, uma medição de 140 por 90 mm de mercúrio, ou 14 por 9, é considerada pressão alta ou hipertensão. Infelizmente, a pressão alta é conhecida como um assassino silencioso porque aumenta o risco de ataques cardíacos, derrames, insuficiência renal com necessidade de hemodiálise e muitas outras doenças.

Inclusive, eu já gravei um vídeo que pode ajudá-lo a entender se você sofre com pressão alta ou não. No vídeo, eu revelo 5 sintomas da pressão alta que não te contaram.

Link para o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ittR4tRPWDc

Dicas para reduzir a pressão arterial naturalmente

Reduza a ingestão de sal

Uma pessoa comum ingere, em média, 12 gramas de sal por dia aqui no Brasil, enquanto a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda apenas 5 gramas por dia, o que equivale a uma colher de chá.

Um ponto importante é que, apesar de o recomendado ser 5 gramas por dia, quanto menos você consumir, melhor!

Reduzir o consumo de sal é uma das melhores coisas que você pode fazer para ajudar a reduzir a pressão arterial naturalmente em casa.

Reduza a ingestão de cafeína

Para a segunda dica, reduza o consumo de cafeína. Você sabia que beber mais de quatro xícaras de café por dia pode aumentar a pressão arterial?

Para evitar isso, você precisa reduzir a ingestão de cafeína e diminuir o consumo de café. Além disso, é importante também evitar o consumo de qualquer bebida energética, que geralmente contém cafeína. Tudo isso certamente ajudará com sua pressão arterial.

Durma 8 horas todas as noites

A terceira dica é certificar-se de dormir oito horas todas as noites. Se você não estiver dormindo o suficiente, isso pode influenciar diretamente os valores da sua pressão arterial.

Segundo a ABS (Associação Brasileira do Sono), a pessoa que dorme mal produz menos hormônios que auxiliam no controle da circulação sanguínea, podendo levar a problemas cardiovasculares como a hipertensão ou até mesmo outros problemas do coração.

Inclusive, se você quiser um vídeo com dicas para dormir mais e melhor, deixe aqui nos comentários que eu trago esse conteúdo para você.

Monitore seu estilo de vida e controle a pressão arterial

Agora, passando para a dica número 4, monitore seu estilo de vida e controle as duas leituras de pressão arterial. Você pode fazer isso manualmente, medindo e registrando em um caderno de anotações, ou através de aplicativos que podem ser baixados em seu smartphone, como o BP Monitor App.

Se quiser que eu grave um vídeo completo falando sobre os melhores aplicativos para ajudá-lo a controlar a pressão, deixe aqui nos comentários.

Inclua frutas e vegetais na sua alimentação

A dica número 5 é manter a ingestão diária de frutas e vegetais. Uma pesquisa mostrou que comer frutas e vegetais regularmente em quantidade suficiente pode ajudar a baixar a pressão arterial. Segundo a pesquisa, uma porção com 5 frutas ao longo do dia já é suficiente. Então, certifique-se de implementar esse hábito alimentar em sua rotina.

Pratique atividades físicas

A dica 6 é praticar atividade física. Se você puder sustentar 30 minutos de exercícios de intensidade moderada 5 vezes por semana, isso ajudará bastante a reduzir sua pressão arterial naturalmente. Se estiver acima do peso, tente perder peso, pois isso também ajudará muito a reduzir sua pressão arterial.

Inclusive, vou deixar o link na descrição para que você conheça a Dieta DASH. Será o primeiro link na descrição.

Pare de consumir bebidas alcoólicas e parar de fumar

A dica 7 é parar de consumir bebidas alcoólicas e parar de fumar. Eu sei que às vezes é mais fácil falar do que fazer, mas se você se importa com sua saúde e deseja viver por mais tempo e com qualidade, precisa se esforçar para se livrar desses maus hábitos, pois o hábito de fumar e beber álcool é um fator de risco determinante para a hipertensão.

Espero que as dicas do artigo de hoje ajudem você a baixar a pressão arterial de maneira natural e em casa. Apenas para recapitular, hoje você aprendeu 7 dicas para baixar a pressão alta: reduzir a ingestão de sal, reduzir a ingestão de cafeína, dormir bem, pelo menos 8 horas de sono por noite, monitorar e controlar as medições da sua pressão, comer pelo menos 5 frutas diariamente, fazer atividade física com intensidade moderada 5 vezes na semana e parar ou reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro.

Se você gostou do texto, aproveite para comentar e compartilhar com mais pessoas.

Obrigado por ler meu artigo. Grande abraço e até mais!

Perfil do Dr. Diogo Kalil no Linkedin: https://www.linkedin.com/in/diogo-kalil/

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de Ajuda?

Marque sua consulta!

Fale no WhatsApp

Matérias relacionadas

Rotina Saudável
Qualidade de vida
Como Estabelecer uma Rotina Saudável

Pronto para transformar sua vida com uma rotina saudável? Neste post, vamos desvendar as melhores dicas para você começar. Descubra como estabelecer hábitos que te