Search
Close this search box.

7  DICAS de Como Reduzir a Pressão Alta sem Medicamentos

Como Reduzir a Pressão Alta

E-Book Dieta DASH (Grátis)

Baixe agora mesmo seu exemplar do nosso E-Book Dieta DASH e tenha no seu celular, tablet ou computador um dos maiores guias de saúde para o coração do Brasil!

De acordo com os dados do Ministério da Saúde, Mais de 300 mil brasileiros anualmente são mortos por causa da pressão alta, isso equivale a 820 mortes por dia, 34 por hora ou o dado mais chocante, uma pessoa a cada 2 minutos morre de pressão alta no Brasil.  

Segundo o Ministério da Saúde, 32% da população adulta brasileira, ou o equivalente a 36 milhões de indivíduos sofre com hipertensão 

Mas afinal de contas, tem como reduzir a pressão alta? Ou melhor, tem como reduzir a pressão alta sem medicamentos? 

Olá pessoal, meu nome é Diogo Kalil, sou médico cardiologista e minha missão é te ajudar a ter uma saúde do coração melhor, hoje você vai descobrir 7 maneiras de reduzir a pressão arterial naturalmente sem precisar usar remédios, a sétima é a mais importante de todas e pode salvar a sua vida. 

A hipertensão muitas vezes é uma condição subdiagnosticada,ou seja, pode haver um número significativo de pessoas que têm pressão alta mas não foram diagnosticadas ou tratadas adequadamente, inclusive o número de pessoas mortas por pressão alta ano a ano vem aumentando conforme esta tabela compartilhada pelo ministério da saúde.

Como você pode ver, são números assustadores.

E a melhor forma de você lidar com isso é através da prevenção, afinal de contas, prevenir é bem melhor do que remediar.

Infelizmente, por falta de informação, muitos brasileiros levam um estilo de vida pouco saudável, sem praticar atividades físicas, comendo o que der na telha, sem pensar no amanhã. 

Porém os dados estão aí para te alertar, para nos alertar, que precisamos cuidar da nossa saúde hoje para viver mais e melhor com a nossa família.

A pressão alta pode levar você a ter AVC, derrame cerebral, ataques cardíacos, insuficiência cardíaca e pode causar danos irreversíveis aos rins.

Ela é uma doença silenciosa e você precisa fazer checkups médicos regulares para acompanhar a saúde do seu coração com objetivo de se prevenir e não fazer parte dessa triste estatística. 

Para te ajudar, vou compartilhar com você 7 maneiras de você reduzir, combater a pressão alta de maneira totalmente natural, sem remédios.

A primeira dica é fazer alguma atividade física 

Lembrando que atividade física é diferente de exercício físico, atividade é tudo que você faz no seu dia a dia, faz parte da sua rotina, exercício físico é atividade física sistematizada para uma finalidade de trazer benefício pra saúde.

Quanto mais tempo você se mexe, menor é a chances de morrer, por esse motivo, se você trabalha sentado, procure dar pausas e ficar mais tempo em pé, faça caminhadas, vá para o trabalho a pé e deixe o carro na garagem pelo menos 3 vezes na semana. 

Procure fazer exercícios físicos intencionais também, sempre com acompanhamento médico para monitorar de perto o seu estado de saúde, é importante mesclar entre aeróbicos e exercícios de resistência como musculação. 

A recomendação é que comece pelo menos com 30 minutos diários, por pelo menos 5 dias na semana. 

A segunda dica é melhorar a sua alimentação

Evite frituras, carnes vermelhas, alimentos com sódio e tudo que pode aumentar a sua pressão arterial, tenha uma alimentação saudável e balanceada.

A terceira dica é um complemento da segunda

Se você é hipertenso a melhor dieta para seguir é a dieta DASH. 

A dieta DASH é um plano alimentar que foi desenvolvido originalmente para ajudar no controle da hipertensão, ela enfatiza o consumo de alimentos ricos em nutrientes e com baixo teor de sódio, gorduras saturadas e colesterol.

Seu objetivo é reduzir a pressão arterial e melhorar a saúde cardiovascular. A dieta também pode ser benéfica para pessoas que desejam manter um estilo de vida saudável, independentemente de terem hipertensão. 

Se você quiser saber mais sobre essa dieta, vou deixar um link na descrição para você baixar o eBook sobre dieta DASH totalmente gratuito. 

A quarta dica é reduzir o consumo de álcool

O álcool pode causar a constrição dos vasos sanguíneos e estimular o sistema nervoso simpático, que regula a pressão arterial, podendo aumentá-la temporariamente. 

Ao longo do tempo o álcool também pode causar danos ao coração e aos vasos sanguíneos, aumentando o risco de doenças cardíacas, AVCs e outras condições cardiovasculares.

Além disso bebidas alcoólicas são calóricas e podem contribuir para o ganho de peso, que é um fator de risco para quem sofre com hipertensão arterial. 

A quinta dica é evitar o sódio

evitar o sódio, que está presente no sal de cozinha, pois em excesso pode levar à constrição dos vasos sanguíneos, o que aumenta a resistência ao fluxo sanguíneo e, consequentemente, aumenta a pressão arterial. 

Essa dica é difícil de seguir porque muitos alimentos são temperados com sal e ele dá gosto a comida, porém evite ao máximo 

Para contornar, você pode usar temperos distintos e ir testando o que mais te agrada ou até mesmo usar o sal light, que é menos prejudicial do que o sal tradicional por possuir uma concentração menor de sódio. 

A sexta dica é praticar atividades anti estresse

Praticar atividades anti estresse como respiração lenta e guiada, técnicas de mindfulness, que pode baixar em até 6 milímetros de mercúrio a sua pressão. 

Além disso, você pode praticar meditação,a mais eficiente dentre todas testadas foi a meditação transcendental, que pode abaixar até 4 milímetros de mercúrio. 

Outras formas é através da musicoterapia, acupuntura, yoga, todas são excelentes e pode te ajudar a reduzir a pressão arterial. 

A sétima dica você precisa emagrecer

Essa é a mais importante de todas e possivelmente é a que mais tem impacto na sua saúde e na saúde do seu coração.

A obesidade está frequentemente associada a um aumento do volume de sangue circulante, o que aumenta diretamente a pressão nas paredes das artérias. 

Isso ocorre porque o tecido adiposo libera substâncias que podem aumentar a produção de sangue e líquidos corporais. 

A relação entre obesidade e pressão alta é complexa e envolve várias interações entre sistemas biológicos.. 

Um dado interessante sobre sobre perda de peso e pressão alta é que a cada 10 kg perdidos você reduz em até 20 milímetros de mercúrio a pressão arterial, ou seja, se você tem uma pressão de 14, só com a perda de peso, essa pressão pode cair para 12. 

Incrível não é mesmo? 

Perfil do Dr. Diogo Kalil no Linkedin: https://www.linkedin.com/in/diogo-kalil/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de Ajuda?

Marque sua consulta!

Fale no WhatsApp

Matérias relacionadas

Rotina Saudável
Qualidade de vida
Como Estabelecer uma Rotina Saudável

Pronto para transformar sua vida com uma rotina saudável? Neste post, vamos desvendar as melhores dicas para você começar. Descubra como estabelecer hábitos que te