Imagine comigo você em um dia normal, acorda bem para ir ao trabalho, toma café da manhã, leva os filhos pra escola, vai para o trabalho e segue a vida normalmente. Chega em casa a noite, janta com a sua família, descansa um pouco e vai dormir para descansar para o próximo dia.
Mas quando você deita, sente uma palpitação, sente o coração um pouco acelerado, sente as palpitações no pescoço e em alguns dias consegue até mesmo ouvir os batimentos de tão alto que o coração está pulsando. Isso te deixa ansioso, preocupado e te tira o sono? Já aconteceu isso com você?
Meu nome é Diogo Kalil, sou médico cardiologista e nesse conteúdo de hoje vamos falar sobre palpitações na hora de dormir, vamos falar o porquê isso acontece e como evitar.
Então compartilha agora esse conteúdo com mais pessoas que você sabe que precisa desse conteúdo.
O que é uma palpitação?
A palpitação nada mais é que a percepção do coração batendo, independente se ele está batendo em um ritmo normal ou não, é apenas a percepção. É importante frisar isso, pois muitas pessoas ao perceberem o coração batendo já pensa que é arritmia cardíaca, mas não é.
Arritmia cardíaca é o batimento descompassado do coração, agora claro, que palpitações podem ser causadas por arritmias e é necessária uma investigação para descobrir o que realmente está acontecendo
Mas quando falamos em palpitações no sono, na hora de dormir, de descansar o seu corpo, ai na maioria dos casos é apenas a percepção e eu vou te explicar o motivo.
Por que você sente palpitações antes de dormir?
O que acontece é que na hora de dormir a gente desliga tudo, todos equipamentos eletrônicos, desliga as luzes e nos deitamos e todo mundo faz isso também, fazendo com que as noites sejam muito mais silenciosas do que os dias. Esse silêncio aumenta a percepção que você tem do seu corpo, trazendo sua atenção para o que está acontecendo no momento e inclusive, fazendo você sentir o seu coração pulsar.
Outro ponto importante é que quando você se deita de lado ou de bruços, com o coração voltado para o colchão, você está meio que apertando o coração contra a caixa toráxica que é uma região mais externa, e quando o coração pulsar você vai ter mais facilidade de sentir essa palpitação, isso acontece principalmente em pessoas mais magras.
Em alguns casos, quando está um silêncio absoluto, dá até pra ouvir o coração bater, mas fica tranquilo que na maioria dos casos é normal e não oferece riscos. Mas mais pra frente vamos falar quando você deve se preocupar e buscar ajuda profissional. Mas antes disso, comenta aqui embaixo, isso acontece com frequência com você? Você já ouviu seu coração bater enquanto estava deitado?
Quando se preocupar com as palpitações antes de dormir?
Se isso acontece com muita frequência ou até mesmo seja menos frequente, mas quando acontece demora muito para passar, é importante você procurar um médico cardiologista para investigar
Se essas palpitações vierem acompanhadas de dor no peito, falta de ar ou tontura ai já é um sinal de alerta forte para você ir ao médico.
Agora, se eventualmente acontece com você, mas ainda assim, isso te preocupa, te deixa ansioso, ansiosa, e está prejudicando a qualidade do seu sono, também é importante que você busque ajuda médica.
Isso porque o sono é importantíssimo para nossa saúde, e se tem algo que está tirando seu sono, te deixando aflito, é bom você investigar, mesmo que não seja nada grave, só pra ter certeza que está tudo ok e ter paz de espírito quando deitar.
Afinal de contas, ninguém merece passar por isso toda vez que vai dormir, não é verdade?
Se você quiser minha ajuda, meu consultório fica em Brasília, mas também atendemos online através do teleatendimento, para agendar sua consulta basta clicar no botão do whatsApp.
Como fazer para evitar essas palpitações antes de dormir?
A primeira dica é evitar dormir de lado ou de bruscos, para não pressionar o coração contra a caixa toráxica. Mas se essa for a sua posição preferida, você pode tentar outras alternativas que são tão importantes quanto.
Como por exemplo, cuidar da higiene do sono, que basicamente é evitar exposição a luz no período da noite, deixe sua casa mais escura a partir das dezenove horas, opte por usar luzes amarelas ao invés da branca, que ajudam a acalmar a mente ao invés de despertar.
Evite a luz branca do celular, que já foi comprovado por estudos que prejudica demais o seu sono, pois deixa seu cérebro acordado. Outro ponto positivo de evitar o celular, é porque ele te deixa muito elétrico, é muito estimulante, tem muitas informações a cada segundo, isso pode e vai deixar seu cérebro ativo, elétrico, ansioso, prejudicando o seu sono, e podendo aumentar o ritmo do seu batimento cardíaco.
Se você for uma pessoa ansiosa, busque ajuda com um profissional adequado, para tomar medicamentos que reduzem a sua ansiedade, pois a ansiedade pode sim aumentar seu ritmo no coração gerando palpitações. Beber água durante o dia e manter seu corpo hidratado, bem como se alimentar corretamente também são itens essenciais para uma boa noite de sono.E de brinde, você pode praticar 5 a 10 minutos de meditação ou oração na parte da noite para acalmar a sua mente e reduzir o seu ritmo cardíaco, te deixando mais calmo e sereno.