Será que existe uma maneira de baixar o colesterol sem precisar tomar estatinas?
Algumas pessoas têm receio em tomar estatina por conta de alguns efeitos colaterais polêmicos e optam por alternativas naturais, inclusive veio o termo estatinas naturais, mas será que elas realmente funcionam?
Meu nome é Diogo Kalil, sou médico cardiologista, nesse conteúdo de hoje vamos falar sobre estatinas naturais, o que são, se realmente funciona, quando pode usar e quando não pode.
O que são estatinas?
Estatinas são uma classe de medicamentos que reduzem os níveis de colesterol no sangue.
Elas são frequentemente prescritas para pessoas com alto risco de doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos e derrames, pois ajudam a prevenir o acúmulo de colesterol nas paredes das artérias, o que pode levar à aterosclerose, que é o endurecimento e estreitamento das artérias.
Existem várias estatinas disponíveis, como por exemplo a Atorvastatina,, Rosuvastatina, Sinvastatina, Pravastatina, Lovastatina, Fluvastatina entre outras.
Efeitos colaterais da estatina
Embora as estatinas sejam geralmente seguras, elas podem causar efeitos colaterais em algumas pessoas, incluindo dor muscular, que é o efeito mais comum, problemas digestivos como diarreia e constipação, elevação das enzimas hepáticas, que inclusive pode indicar inflamação ou dano no fígado e há um pequeno aumento no risco de desenvolver diabetes.
Por esses motivos, algumas pessoas tem medo desse medicamento e preferem alternativas naturais e daí surgiu o termo estatina natural.
O que são estatinas naturais?
O termo estatinas naturais se refere a substâncias encontradas em alimentos ou suplementos que têm efeitos semelhantes aos das estatinas farmacêuticas na redução dos níveis de colesterol no sangue
Quais são as melhores estatinas naturais?
Antes de falar sobre isso, caso você não saiba, meu consultório fica aqui em Brasília, mas atendemos todo o Brasil através da telemedicina
Se você quiser ser atendido por mim, basta agendar sua consulta é so clicar no potão do WhatsApp.
O primeiro alimento da lista das estatinas naturais é o alho, pois ele contém alicina, que tem propriedades que podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol LDL e triglicerídeos.
O segundo alimento da lista das estatinas naturais é a aveia, que é rica em beta-glucana, uma fibra solúvel que ajuda a reduzir a absorção de colesterol no intestino.
E por falar em fibras, qualquer fibra é interessante no combate do colesterol
Peixes ricos em ômega 3, embora custem um pouco mais, são excelentes para combater o colesterol alto, peixes como salmão, sardinha e cavala são ricos em ácidos graxos ômega-3, que ajudam a diminuir os níveis de LDL e até mesmo triglicerídeos.
Um outro alimento excelente que serve como estatina natural é a linhaça, que é rica em fibras e ácidos graxos ômega-3, que formam uma ótima combinação para reduzir o colesterol LDL. A maçã também é uma excelente alternativa, pois são ricas em fibras solúveis, como a pectina, que ajudam a reduzir os níveis de colesterol LDL, que é o colesterol ruim.
Além disso, elas contêm antioxidantes, como flavonoides e polifenóis, que podem ajudar a proteger as células contra danos oxidativos e melhorar a saúde cardiovascular de maneira geral. Azeite de oliva extra virgem também é uma excelente fonte de ácidos graxos monoinsaturados, como o ácido oleico, que ajudam a aumentar o colesterol HDL, que é o colesterol bom e reduzir o colesterol LDL.
Só insira ele na sua rotina com moderação, por se tratar de um ingrediente extremamente calórico
Agora, vou falar de um alimento que não é tão comum ver na mesa do brasileiro, mas ainda assim, ele pode entrar com maestria na nossa lista de alimentos que servem como estatinas naturais, e o alimento em questão é o arroz vermelho.
O arroz vermelho contém naturalmente monacolina K, um composto que é estruturalmente semelhante à lovastatina, uma estatina utilizada para reduzir o colesterol. A monacolina K pode ajudar a inibir a produção de colesterol no fígado.
Sem falar que, assim como outros tipos de arroz integral, o arroz vermelho é rico em fibras e nutrientes que contribuem para um perfil lipídico mais saudável.
Estatinas naturais substituem as estatinas farmacêuticas?
Estatinas naturais não são consideradas substitutos diretos das estatinas farmacêuticas prescritas por médicos para reduzir o colesterol alto. Então se você ouvir alguém falando ou sugerindo que você suspenda sua medicação e insira estatinas naturais na sua dieta que resolve fique em alerta e não dê ouvidos a essa pessoa, porque pode ser bem prejudicial para a sua saúde.
Pois apesar de tudo que falam por aí, as estatinas farmacêuticas passaram por extensos estudos clínicos que comprovaram sua eficácia na redução do colesterol LDL e na prevenção de doenças cardiovasculares.
Elas são prescritas quando os níveis de colesterol não podem ser adequadamente controlados por meio de mudanças na dieta e estilo de vida.
Além disso,as estatinas farmacêuticas são formuladas para fornecer doses precisas e consistentes do medicamento, o que não é garantido com alimentos ou suplementos naturais, porque ao consumir determinado alimento não temos como controlar a quantidade de cada vitamina ou substância que vamos ingerir juntos.
Então, como você deve usar as estatinas naturais do jeito certo, sem complicar o seu estado de saúde?
As estatinas naturais podem ser úteis como parte de uma dieta saudável para ajudar a controlar os níveis de colesterol. Elas oferecem benefícios adicionais, como antioxidantes e nutrientes que promovem a saúde cardiovascular.
Se você já sofreu infarto ou avc deve usar medicamentos, é incontestável isso, porém se você fez seu exame de colesterol e viu que está acima, ai nesse caso você deve procurar um médico de sua confiança para te acompanhar e ver se existe necessidade de medicação ou apenas mudando seus hábitos alimentares é possível melhorar seus níveis de colesterol.