Pressão Alta: O que é? Saiba tudo aqui!

A pressão alta pode causar diversas doenças. Saiba mais aqui!

O que é a pressão alta ou, no termo mais técnico, hipertensão arterial?

Pressão alta é o aumento da pressão dentro dos vasos sanguíneos, mais especificamente, das artérias.

As artérias são os vasos que levam o sangue oxigenado do coração para os diversos órgãos do corpo.

Esses vasos, se estiverem com uma pressão muito elevada do sangue no seu interior, podem ir sofrendo pequenas lesões ao longo do tempo.

E essas lesões podem ir ocasionando doenças tantos nas pequenas artérias quanto nos diversos órgãos do organismo irrigados por essas artérias.

Entre os órgãos que podem sofrer essas doenças, que são chamadas também de lesões de órgãos-alvo, estão o coração, as coronárias, os rins, a retina, o cérebro e outros.

Pressão alta, ou Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), é uma doença muito comum: acomete uma em cada quatro pessoas adultas.

Assim, estima-se que, no mínimo, 25 % da população brasileira adulta seja portadora de hipertensão arterial sistêmica (HAS), chegando a mais de 50% após os 60 anos e está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil.

A pressão alta é responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.

Por isso sempre sou cuidadoso no tratamento da hipertensão arterial dos meus pacientes na clínica de cardiologia em Brasília onde atuo.

Boa parte das pessoas não entende bem porque eu peço para sua pressão arterial estar naquele número mágico de doze por oito.

Mas não é um simples capricho do médico cardiologista!

Um valor acima desse número já pode ir causando as lesões e os problemas nos órgãos que eu mencionei anteriormente.

Por isso se cuide!

Caso tenha alguma dúvida ou comentário, deixe abaixo.

Links relacionados:

1. Causas de pressão alta
  2. Sintomas de pressão alta
  3. Tratamento da pressão alta
  4. Hipertensão: o que fazer para controlar?
  5. Hipertensão na gravidez
  6. Hipertensão arterial tem cura?

Se quiser saber qual a melhor dieta para o controle da pressão arterial, clique aqui!

Ou clique aqui se quiser retornar a página principal!

Muito obrigado e um grande abraço!