Chocolate: Estudo Sugere Que Ele Pode Prevenir Doenças Cardiovasculares!

Cardiovasculares

Que tal comer chocolate e por causa disso reduzir o seu risco de desenvolver doenças do coração, cardiovasculares e AVC ?

Parece uma boa oferta. Parece, na verdade, ser bom demais para ser verdade, não é?

Um estudo publicado na revista Heart avaliou mais de 20 mil pacientes de uma coorte. Entre os participantes que mais consumiam chocolate a taxa dos que desenvolveram doença coronariana foi de 9,7% e dos que tiveram AVC (ou derrame cerebral) foi de 3,1%.

Já entre os que consumiam menos chocolate 13,8% desenvolveram doença coronariana e 5,4% tiveram AVC.

Comparado com aqueles que não comeram chocolate algum, os participantes que comeram chocolate tiveram uma probabilidade 11 por cento menor de desenvolver doença cardiovascular, e uma probabilidade 25 por cento menor de morrer devido a essa doença. Além disso, tinham pressão arterial mais baixa, menores pontuações de inflamação e taxas menores de diabetes. É interessante observar que os participantes que consumiam chocolate regularmente tinham até mesmo um IMC menor e níveis mais altos de atividade física e eram, em média, mais jovens.

Aqueles com consumo diário mais alto ainda mostraram uma redução de 23 por cento no risco de acidente vascular cerebral. Esses resultados se mostraram verdadeiros não somente para o chocolate negro, como também para o chocolate ao leite.

Os autores ressaltaram, porém, que não pode ser feita nenhuma associação causal, devido ao fato do estudo ter sido apenas observacional.

Mas, na dúvida, vou continuar comendo o meu chocolate. E você?

O link para o resumo da publicação é este: http://heart.bmj.com/content/early/2015/05/20/heartjnl-2014-307050.short?g=w_heart_ahead_tab.

Não deixe de se consultar. Se você esta na região do Distrito Federal entre em contato agora mesmo e agende uma consulta médica com cardiologista Brasília.