Marque sua consulta com o cardiologista ainda hoje!
Essa é uma pergunta difícil de responder, a princípio. Minha resposta para a maioria das pessoas seria.... Não, você não precisa de um cardiologista!
Então, alguns poderiam achar que eu estou louco... Como assim, você é cardiologista, mas diz às pessoas que elas não precisam de de um cardiologista???
Calma, eu ainda vou explicar melhor para que você entenda. As pessoas não precisam necessariamente de um cardiologista. Porém, as pessoas precisam, sim, cuidar da própria saúde!
"Mas uma coisa não envolve a outra? Quem se cuida não precisa ir ao médico?"Você poderia estar se perguntando.
Bem, é verdade! Quem quer ter uma boa saúde deve fazer uma avaliação médica periodicamente. Mas, isso é apenas uma de muitas coisas que você deve fazer! Tem coisas bem mais importantes do que simplesmente ir a uma consulta!
Por exemplo, ter uma boa alimentação, uma rotina saudável, com exercícios físicos, tempo para o lazer, para a família e amigos, um bom sono etc. Se você já faz ou tenta fazer tudo isso, acredite, está muito mais perto de ter uma boa saúde do que alguém que vai sempre ao médico, mas não faz nada disso!
Cuide da sua saúde!
Vou contar uma curta história real.
Uma vez atendi um paciente. Vou dar um nome fictício a ele: Sr. José.
Sr. José tinha cerca de 75 anos. Era tabagista inveterado há cerca de 60 anos. Era sedentário, com sobrepeso e nunca tinha feito um exame na vida. Então não sabia se era hipertenso, diabético ou se tinha alguma doença qualquer.
Foi até o meu consultório, mas não quis ouvir nenhuma das minhas orientações. Ou seja, foi até um cardiologista, mas não queria cuidar, de verdade, da sua própria saúde!
Na mesma época, comecei a atender o Sr. João (nome fictício também). Ele havia tido um infarto recentemente! Porém, a partir daí, fez uma mudança completa dos hábitos de vida: perdeu peso, fez uma dieta saudável e muita atividade física. João é um homem alegre, gosta de conversar, gosta da vida! Ele decidiu se cuidar!
Esses dois homens frequentaram o médico, no caso o meu consultório. Um achou que isso ia fazer milagre, por si só. O outro decidiu que queria viver mais e melhor e que essa decisão envolvia promover mudanças na própria vida!
Decida quem você quer ser: João ou José!
Você quer assumir as rédeas da sua vida e se cuidar para viver mais e melhor? Ou prefere não fazer nada disso e esperar uma doença te pegar desprevenido? Pense bem!
Mude seus hábitos: dieta, atividade física, lazer!
Melhore o sono. Cultive as amizades. Curta a vida!
Por último, vá ao médico de vez em quando verificar sua saúde!
Entre essas doenças estão o acidente vascular cerebral (AVC), o infarto agudo do miocárdio (IAM), a hipertensão arterial sistêmica (HAS), entre muitas outras.
E o médico que cuida da saúde do coração é o Cardiologista!
A maior parte dos meus pacientes são hipertensos. A Hipertensão é uma doença muito comum: acomete uma em cada quatro pessoas adultas. Assim, estima-se que atinja em torno de, no mínimo, 25 % da população brasileira adulta, chegando a mais de 50% após os 60 anos e está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil. É responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.
É uma doença silenciosa. O que a torna mais perigosa ainda!
Quem tem uma doença como a hipertensão arterial, deve praticar a prevenção de maneira ainda mais intensa do que pessoas que tem a pressão normal! E além de fazer as medidas de mudanças de hábitos de vida, como dieta e atividade física, essas pessoas devem ir ao seu cardiologista regularmente para, se necessário, serem medicadas e fazer o controle das possíveis complicações.
Como cardiologista, sei bem o que um problema cardíaco ou da circulação podem fazer com a saúde da pessoa quando não são tratados a tempo.
Pessoalmente, já passei por problemas assim na família. Meu avô teve insuficiência cardíaca desenvolvida após problemas nas coronárias, incluindo aí uma cirurgia de revascularização (ou "ponte de safena"). Acabou sofrendo muito com essa doença, que acabou por lhe tirar a saúde primeiro, e depois a vida. Por isso, insisto tanto na prevenção, para que nenhum dos meus pacientes passe por isso. Embora sei que, às vezes, a doença é inevitável.
Tenho certeza que você também não quer passar por um problema como esse!
Então minha recomendação é que você inicie uma mudança de estilo de vida!
Previna-se!
Se tiver alguma dúvida, sintoma, fatores de risco ou doenças cardiovasculares consulte seu cardiologista para que vocês avaliem juntos como farão essa prevenção!
Meu nome é Diogo Souto Kalil. Sou médico especialista em Cardiologia e Clínica Médica.
Sou Cardiologista da Câmara Legislativa do DF e do Instituto de Cardiologia do Lago (Cardiolago).
Atendimento particular e convênios no Hospital Daher.
Venha conhecer a Cardiolago! Aqui fazemos todo o check-up cardiológico e exames cardiovasculares.
Atencioso, competente e humano.
Fui bem atendida desde a recepçao. Gostei da pontualidade. Nenhum problema.
1) Eletrocardiograma (ECG): O ECG mostra o ritmo do coração, frequência cardíaca, a presença de bloqueios, arritmias, sobrecargas de câmaras cardíacas. Serve na emergência para avaliação de suspeita de infarto também e para ainda outras doenças.
2) Teste ergométrico: O teste de esforço avalia o ECG durante o esforço físico. O exame é feito em uma esteira. Avalia-se também a pressão arterial, a capacidade física, a frequência cardíaca e a presença ou não de isquemia (falta de oxigênio em uma região do coração, geralmente causada por "entupimentos das artérias).
3) Ecocardiograma: Esse exame vê a imagem do coração através de um aparelho ultrassom com doppler colorido. Fornece o tamanho das cavidades, a contração das paredes do coração, o funcionamento das valvas cardíacas, a espessura do músculo (miocárdio) etc.
4) Outros exames: Mapa, que vê a pressão arterial nas 24 horas. Holter, que examina o eletro nas 24 horas também. Ecografia com doppler das artérias do pescoço (carótidas e vertebrais), para ver a saúde das artérias e a presença de placas de ateroma (gordura).
Informações sobre medicina, saúde e qualidade de vida!
E receba as últimas novidades sobre saúde no seu e-mail