Posso fazer atividade física após o Covid?

Covid e atividade física

Tive COVID-19. Posso fazer exercícios físicos?

A prática regular de atividades físicas é, sem dúvida nenhuma, uma das coisas mais importantes que podemos fazer para manter uma boa saúde.

Exercícios físicos ajudam a controlar a pressão arterial, o sobrepeso, a obesidade, o diabetes e várias outras doenças.

E os benefícios não param por aí. Há estudos que mostram que a prática de atividades físicas regulares pode ser benéfica nos portadores de depressão, além de melhorar a imunidade e manter a função cognitiva em idosos, o que significa deixar os cérebros mais ativos e funcionando bem.

Com tantas vantagens, acho que o leitor já deve estar calçando o seu tênis para ir caminhar ou para a academia, certo?

Porém, se você teve infecção pelo novo coronavírus, a COVID-19, alguns cuidados são necessários antes de iniciar ou voltar a praticar exercícios.

É o que orientam a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e Esporte (SBMEE) em um documento publicado em outubro.

Todos os pacientes que tenham se recuperado da COVID-19 precisam, antes de reiniciar o exercício, fazer uma avaliação com seu médico, preferencialmente um cardiologista.

Isso porque a COVID-19 tem o potencial de afetar o coração. Estima-se que 20-30% dos pacientes hospitalizados com a doença apresentem algum tipo de dano cardíaco, sendo esse dano pode contribuir com até 40% das mortes. Entre as complicações cardiovasculares que ocorrem nesse grupo de pacientes se destacam: lesão miocárdica (20% dos casos), arritmias (16%), miocardite (10%), além de insuficiência cardíaca congestiva (ICC) e choque (até 5% dos casos).

O médico então fará uma avaliação clínica, o exame físico e, se julgar necessário, poderá pedir outros exames.

A necessidade ou não desses exames complementares será determinada pela gravidade do quadro infeccioso da COVID-19 e pelo tipo de esporte que o paciente pretende realizar.

No mínimo, será necessário realizar a avaliação clínica e um eletrocardiograma. Se tudo estiver normal, o paciente pode retornar às atividades após um período de 14 dias livre de sintomas.

Se houve um quadro mais grave, podem ser necessários fazer mais exames e observar por um período mais prolongado. Pois, apesar do exercício ser fundamental para a nossa saúde, eles só devem ser realizados quando houver total segurança.

Portanto, caso tenha tido COVID-19 procure seu médico e faça uma avaliação antes de retornar às atividades físicas. O exercício vai te ajudar a manter uma boa saúde e imunidade, o que é muito importante nesse momento de pandemia em que vivemos.

Cuide da sua saúde e faça suas atividades físicas com segurança! Procure seu médico ou entre em contato e agende sua consulta com Dr. Diogo Kalil Médico Cardiologista no DF.