Tratamento da Pressão Alta

pressão alta o que fazer para controlar?

Qual o tratamento da Pressão Alta?

O tratamento da pressão alta, em primeiro lugar, envolve mudanças no estilo de vida. Coisas que você mesmo pode fazer!

O que eu posso fazer para controlar minha pressão arterial?

Você pode fazer muito mais do que acredita!

A maior parte das pessoas deposita sua confiança no médico e nas medicações achando que só a ação deles será o suficiente.

Porém, na maior parte das vezes, no tratamento da pressão alta, as medidas não-medicamentosas são de grande importância para o controle da PA (pressão arterial).

Alguns pacientes conseguem até mesmo controlar totalmente sua pressão sem usar medicações. 

Seja um deles: não deixe de ler o restante do texto e assumir o controle sobre sua saúde.

Mas o que você pode fazer mesmo no tratamento da pressão alta? Seguem as medidas:

  • Controle do peso: a meta é manter o IMC menor que 25 Kg/m² e a circunferência abdominal em até 102cm para homens e 88cm para mulheres. Entretanto até mesmo pequenas perdas de peso já são suficientes para haver uma queda da PA. Manter o IMC nessa faixa pode reduzir em até 40% o desenvolvimento de hipertensão.
  • Dieta DASH: essa dieta provou que pode ajudar a reduzir em até 14% o valor da PA. Ela consiste em um consumo de fibras, vegetais, minerais, laticínios de baixo teor de gordura, frutas e hortaliças. A dieta mediterrânea também é eficaz em reduzir a PA. Se quiser saber mais sobre a dieta DASH, clique aqui!
  • Redução do consumo de sal: A OMS recomenda o consumo de, no máximo, 5g de sal de cozinha (que equivale a 2g de sódio) por dia. Atenção aos produtos industrializados como biscoitos, sucos, refrigerantes, salgadinhos. Geralmente eles são ricos em sódio, podendo elevar a PA.
  • Alimentos saudáveis: Alguns alimentos contribuem para uma melhor saúde cardiovascular e/ou para a perda de peso, ajudando na manutenção de saúde em geral, podendo alguns deles reduzir a PA. Entre eles estão as fibras (presentes nas aveias, leguminosas, trigo, hortaliças, frutas), as oleaginosas (soja, abacate, castanhas, nozes), os laticínios magros, o alho, o café, alguns tipos de chás e o chocolate amargo (com alta concentração de cacau). Porém não podem ser consumidos em uma quantidade exagerada. Moderação é importante.
  • Moderação no álcool: Quem não bebe, continue sem beber. Quem costuma ingerir álcool, o ideal é manter em, no máximo, 30g de álcool por dia para homens e 15g para mulheres. 30 gramas seria o equivalente a 2 latas de cerveja, ou 2 taças de vinho ou 2 doses de bebida destilada. Lembrar que não existe crédito para o álcool, isto é, ficar 7 dias sem beber não lhe dá o direito de ingerir 14 latas de cerveja de uma vez. O consumo exagerado de álcool prejudica a saúde cardíaca e aumenta a pressão.
  • Atividade física: Fazer 30 minutos de atividades aeróbicas (corrida, caminhada, bicicleta, natação etc) por dia, 5 vezes por semana, é um bom método para ajudar no controle da pressão. Comece em um ritmo leve a moderado e vá aumentando aos poucos até atingir um exercício mais intenso (80-90% da FC máxima). Exercícios resistidos (musculação, pilates) 2-3 vezes por semana vão dar uma ajuda extra para manter os músculos, tendões e articulações saudáveis, além de prevenir perda de massa óssea (osteoporose).
  • Outras medidas: controle do estresse (se necessário com meditação, ioga, terapia e outras técnicas); respiração lenta (10 respirações por minuto durante 15 minutos por dia); tratamento da apnéia do sono (com o uso da máscara CPAP se necessário).
  • MEDICAMENTOS: Existem diversos medicamentos que podem ser usados, como diuréticos, inibidores dos canais de cálcio, bloqueadores dos receptores beta-adrenérgicos, entre muitas outras opções. Converse com o seu médico sobre qual a mais adequada para o seu caso!

Vamos lá! Comece logo a aplicar essas medidas… Você é o grande responsável pela própria saúde, embora a ajuda de um médico, nutricionista e profissional de educação física seja bem-vinda.

Tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário abaixo.

Caso tenha alguma experiência pessoal e queira compartilhar, deixe um comentário que poderá ser útil para outras pessoas.

Caso queira retornar ao artigo principal sobre pressão alta, clique aqui!

Se quiser retornar à página principal, clique aqui!

E não esqueça de fazer sua consulta e exames periódicos.

Dieta saudável

1 pensamento em “Tratamento da Pressão Alta”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *