O que é um infarto silencioso?

O infarto silencioso pode ocorrer em até 20% dos casos.

Infarto silencioso

Um infarto silencioso é aquele que tem pouco, ou nenhum, sintoma.

A pessoa acometida pode simplesmente não ter sentido nada que a alertasse que ela estava desenvolvendo um problema cardíaco.

Algumas pessoas mais tarde se lembram que seu ataque cardíaco silencioso foi confundido com indigestão, náuseas, dor muscular ou outros quadros inespecíficos.

Algumas populações estão em maior risco de desenvolver este problema como as mulheres, pessoas idosas e portadores de diabetes mellitus.

Estima-se que até 20% dos infartos podem ser silenciosos.

Os fatores de risco de um infarto do miocárdio silencioso são os mesmos que aqueles de um ataque cardíaco normal. Os fatores de risco incluem:

• Fumar ou mascar tabaco
  • A história familiar de doença cardíaca
  • Idade
  • Colesterol alto
  • Pressão alta
  • Falta de exercício
  • Estar acima do peso

Um primeiro ataque cardíaco silencioso aumenta o risco de ter outro ataque, o que pode ser fatal. Esse segundo ataque também aumenta o risco de complicações, tais como insuficiência cardíaca.

Como saber se tive um ataque cardíaco e não senti nada?

A única maneira de saber se você teve um ataque cardíaco silencioso é realizar exames cardiológicos, como um eletrocardiograma, ecocardiograma ou outros. Estes testes podem revelar alterações que indicam esse infarto prévio.

Se você tem alguma dúvida sobre o assunto, fale com o seu médico. Uma revisão de seus sintomas, histórico de saúde e um exame físico podem ajudar o médico a decidir se mais testes são necessários.

Fonte: Mayo Clinic.