Exercícios físicos: veja 7 benefícios que eles trarão para você e para sua saúde

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Quer se sentir melhor, ter mais energia e talvez até viver mais tempo? Não faça nada a mais além de exercícios físicos. Os benefícios na saúde causados pelo exercício físico regular e atividade física são difíceis de ignorar. E os benefícios do exercício são independentes da sua idade, sexo ou capacidade física. Precisa de mais algum argumento para se convencer? Confira essas sete maneiras pelas quais o exercício pode melhorar a sua vida.

No. 1: Exercício controla o peso

O exercício pode ajudar a prevenir o excesso de peso ou ajudar a manter a perda de peso. Quando você se envolve em uma atividade física, você queima calorias. Quanto mais intensa a atividade, mais calorias você queima. Mas você não precisa gastar muito tempo fazendo exercícios para perder peso. Se você não pode fazer um treino real, fique mais ativo durante todo o dia de forma simples – subindo as escadas em vez do elevador ou acelerando suas tarefas domésticas.

No. 2: Exercício combate doenças

Preocupado com doenças cardíacas? Na esperança de evitar a pressão arterial elevada? Não importa o seu peso atual, a atividade física aumenta a lipoproteína de alta densidade (HDL), ou “bom” colesterol e diminui triglicérides. Este golpe duplo mantém o seu sangue fluido e sem problemas, o que diminui o risco de doenças cardiovasculares. Na verdade, a atividade física regular pode ajudar a prevenir ou controlar uma ampla gama de problemas de saúde, incluindo acidente vascular cerebral, síndrome metabólica, diabetes tipo 2, depressão, certos tipos de câncer, artrite e quedas.

No. 3: O exercício melhora o humor

Precisa elevar seu humor? Ou tem necessidade de relaxar depois de um dia estressante? Um treino na academia ou uma caminhada de 30 minutos a pé pode ajudar. A atividade física estimula várias substâncias químicas cerebrais que podem te deixar mais feliz e mais relaxado. Você também pode se sentir melhor sobre sua aparência e sobre você mesmo quando você se exercita regularmente, o que pode aumentar sua confiança e melhorar sua autoestima.

No. 4: O exercício aumenta a energia

Sem fôlego para fazer compras de supermercado ou tarefas domésticas? A atividade física regular pode melhorar sua força muscular e aumentar a sua resistência. Exercício e atividade física fornecem oxigênio e nutrientes para os tecidos e ajudam o seu sistema cardiovascular a trabalhar de forma mais eficiente. E quando seu coração e pulmões passam a trabalhar mais eficientemente, você tem mais energia para realizar suas tarefas diárias.

No. 5: Exercício promove um sono melhor

Dificuldade para adormecer? Ou para continuar dormindo? A atividade física regular pode te ajudar a adormecer mais rápido e aprofundar o seu sono. Mas lembre-se de não realizá-la muito perto da hora de dormir, ou você pode ficar mais agitado e demorar a pegar no sono.

No. 6: Exercício coloca a faísca de volta em sua vida sexual

Você se sente muito cansado ou muito fora de forma para desfrutar de um contato íntimo? A atividade física regular pode deixá-lo energizado e mais atraente, o que pode ter um efeito positivo na sua vida sexual. Mas há mais do que isso. A atividade física regular pode levar a um aumento da excitação para as mulheres. E os homens que se exercitam regularmente têm menos probabilidades de ter problemas de disfunção eréctil do que os homens que não se exercitam.

No. 7: Exercício pode ser divertido

Exercício e atividade física pode ser uma forma divertida de passar algum tempo. Ele lhe dá uma oportunidade de relaxar, desfrutar do ar livre ou simplesmente se envolver em atividades que fazem você feliz. A atividade física também pode ajudá-lo a conectar-se com a família ou amigos em um ambiente social divertido. Então, faça uma aula de dança, entre nas trilhas para caminhadas ou participe de um time de futebol. Encontre uma atividade física que você goste, e apenas a realize. Se você se cansar, experimente algo novo.

Conclusão

Exercício e atividade física são uma ótima maneira de se sentir melhor, beneficiar sua saúde e se divertir. Como objetivo geral, faça pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias. Se você quer perder peso ou encontrar metas específicas de aptidão, você pode precisar de mais. Lembre-se de verificar com o seu médico antes de iniciar um novo programa de exercícios, especialmente se você está sedentário por um longo período, se tiver problemas crônicos de saúde, como doenças cardíacas, diabetes ou artrite, ou se você tiver quaisquer preocupações e dúvidas sobre como deve iniciar as atividades.

Fonte: Mayo Clinic.

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